Em junho do ano passado, a dupla CB 500F e CB 500X da Honda passou por significativas alterações para a linha 2023. Agora, a montadora com fábrica em Manaus (AM) anunciou o início das vendas da linha 2024 tanto para a esportiva sem carenagens (F) quanto a aventureira de porte médio (X).
Na sequência de alterações relativamente grandes, não foi surpresa a Honda informar que as únicas alterações para as CB 500F e CB 500X 2024 vieram apenas na forma de uma nova paleta de cores. A dupla agora pode trazer um esquema de cores azul perolizado, batizado de Pearl Spencer Blue.
A pintura vermelha metálica Victory Red também é em comum para ambas. A CB 500F ainda traz a opção cinza fosca (Mat Crow Grey Metallic) e a CB 500X tem como exclusividade a cor verde fosca (Mat Hunter Green). Na linha 2024, a Honda CB 500F tem preços partindo de R$ 40.660, enquanto a CB 500X passa a custar a partir de R$ 43.260. Os valores não incluem frete. No lançamento da linha 2023 no ano passado, as motos custavam, respectivamente, R$ 39.100 e R$ 41.600.
A dupla da Honda recebeu na linha 2023 uma nova Showa SFF-BP com garfo invertido e acabamento dourado. Ele continua tendo 120 mm de curso na esportiva e 150 mm na aventureira. A suspensão traseira ainda é feita por amortecedor único com link, tendo curso de 119 mm e 135 mm, respectivamente.
A dupla traz discos de freio dianteiros duplos de 296 mm de diâmetro, enquanto o traseiro, único, tem 240 mm. Na CB 500F, foram mantidas as rodas de 17 polegadas.. Os pneus ainda têm medidas 120/70 na dianteira e 160/60 na traseira. Já a CB 500X tem como diferencial a roda frontal de 19 polegadas com pneu 110/80, mais indicado para encarar buracos. A traseira da X tem as mesmas medidas da F.
Vale lembrar que o chassi tipo diamante é o mesmo para as duas, com a aventureira ganhando roda maior, guidão mais alto e carenagem fixa na dianteira com para-brisa. Após as mudanças, a CB 500F tem peso a seco declarado de 174 kg (2 kg a menos), enquanto a CB 500X tem 184 kg. Respectivamente, os tanques têm capacidade para 17,1 litros e 17,7 litros.
O restante do conjunto das motos permaneceu sem alterações na linha 2024. Sendo assim, segue o propulsor bicilíndrico de 471 cm³ com arrefecimento a líquido e duplo comando de válvulas. Ele entrega 50,2 cv de potência a 8.500 rpm e 4,54 kgfm de torque a 7.000 rpm. O câmbio é mecânico de 6 marchas e a embreagem tem assistência deslizante para evitar travamentos da roda traseira em reduções muito fortes de marcha.
As motos continuam a oferecer de série na linha 2024 iluminação total por lâmpadas de LED, sinalização de frenagem de emergência, freios ABS nas duas rodas, painel de instrumentos digital, computador de bordo, indicador de marcha e shift-light programável.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda lança a nova PCX 160 2025; veja os preços e o que muda
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
CG 160 2025 marca 30 milhões de motos Honda fabricadas no Brasil
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Nova Honda CG 160 2025: preços, equipamentos e o que mudou
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Honda CG 160 2025 chega em outubro com LED e ABS; veja o que sabemos