Anunciada em teaser no último mês de agosto, a primeira minivan da história da Volvo começa a ter detalhes do design revelados. Batizada de EM90, a MPV vem sendo descrita como "sala de estar escandinava em movimento" e chegará ao mercado em novembro, com apresentação marcada para o dia 12. Desde já, projeção do site Kolesa.ru mostra detalhes e fornece ideia geral de como será a minivan.
Na dianteira, o destaque ficará por conta do alinhamento aos lançamentos mais recentes da Volvo, especialmente os SUVs EX90 e EX30. O esquema de LEDs dos faróis e para-choque refletirá a mais nova identidade da marca, enquanto a traseira terá lanternas em formato de T deitado com chamativa assinatura luminosa. Além disso, teasers já adiantaram que o logotipo da Volvo terá iluminação própria.
Demais informações ainda são desconhecidas, mas rumores indicam que a EM90 poderá estar diretamente relacionada com a minivan Zeekr 009. O modelo já é vendido na China e, tal qual a Volvo, é de uma marca do grupo Geely. Ao que tudo indica, a estratégia aplicada será do tipo rebadge, ou seja, ação de vender um produto já existente com uma nova marca ou símbolo.
Levando em conta as medidas da Zeekr 009, esperamos por 5.209 milímetros de comprimento, 2.024 mm de largura e 1.867 mm de altura, além do enorme entre-eixos de 3.205 mm. Na China, a 009 é vendida com bancos nas configurações 2+2+2 ou 2+2 e pesa 2.830 quilos. A plataforma SEA é a mesma usada por Lotus Eletre e Polestar 5.
Motores elétricos duplos fornecem potência combinada de 534 cv e levam a minivan de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. A autonomia é de 822 quilômetros no ciclo chinês CLTC. A EM90 2024 terá o mesmo conjunto elétrico.
Zeekr 009 será base para EM90
O lançamento acontecerá inicialmente na China, onde o mercado de minivans do tipo é bastante promissor. Outras marcas de luxo ocidentais, como Lexus e Buick, já contam representação própria no segmento através dos modelos ML e GL8, respectivamente.
Fonte: Kolesa.ru
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Primeiras impressões Volvo EX90: SUV elétrico de um futuro que já chegou
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Volvo: carros elétricos não sacrificarão estilo em nome de eficiência