A Renault começa a renovar sua linha no Brasil e o primeiro modelo será apresentado em breve. A fabricante confirmou que apresenta seu novo SUV compacto no dia 25 de outubro e que será batizado como Kardian, afirmando que é um “SUV internacional para o segmento B” e que é o início de sua nova ofensiva de produtos feitos para mercados fora da Europa.
O SUV será produzido em São José dos Pinhais e, embora seja mostrado agora, a expectativa é que só chegue às concessionárias no início de 2024. Por enquanto, a Renault não dá qualquer detalhe sobre o Kardian, afirmando apenas que será apresentado junto com sua nova estratégia internacional. Por outro lado, já conhecemos algumas informações sobre o SUV compacto, como o seu design, que foi revelado no registro do desenho industrial feito no Brasil, depois confirmado por um flagra do carro sem camuflagem. Será um modelo pequeno, com proporção próxima do Fiat Pulse ou Volkswagen Nivus, posicionado abaixo do Duster.
Também já sabemos que contará com um motor 1.0 turbo, um dos frutos do investimento de R$ 2 bilhões feito no complexo paranaense. Os números de desempenho ainda são desconhecidos. A versão mais atual deste motor TCe entrega 117 cv e 20,4 kgfm, trabalhando com um câmbio automatizado de dupla embreagem e 7 marchas. A geração anterior do motor, usada por modelos como Sandero e Captur na Europa, é combinado a um CVT.
Além de estrear o 1.0 turbo, o Kardian será o primeiro carro da Renault no Brasil a ser montado com a plataforma CMF-B, uma arquitetura modular e mais moderna, deixando de lado a antiga base B0 desenvolvida pela Dacia e que ainda é usada por Duster e Captur. Em uma apresentação anterior sobre seus planos para o país, a Renault indicou que a CMF-B seria o esqueleto de praticamente todos os seus carros nacionais. Como a estratégia mudou, teremos que esperar para ver se esta parte foi mantida.
A promessa da Renault é que a marca será reposicionada no mercado brasileiro, se afastando dos carros de alto volume para oferecer o mesmo nível visto na Europa, com modelos mais refinados e, consequentemente, caros. Luca de Meo, CEO do Grupo Renault, até apontou para a chegada do SUV médio Bigster, atualmente somente um conceito, como uma forma de enfrentar o Jeep Compass em um segmento mais acima, mostrando como a empresa mudará completamente no país.
Projeção: KDesign
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