Posicionado abaixo do H6 no portfólio de SUVs da Haval, o Jolion tem conquistado resultados bastante animadores no quesito segurança. Em 2022, o modelo em versão a combustão foi testado pelo Australasian New Car Assessment Program (ANCAP) e recebeu notas altas na proteção para ocupantes. Agora, a entidade estende os mesmos resultado para a variante híbrida e ratifica a nota máxima de 5 estrelas.
De acordo com o relatório, o Jolion alcançou 90% de proteção para ocupantes adultos, 84% para proteção de ocupantes infantis, 64% para proteção de pedestres e 92% nas tecnologias Safety Assist (este, em particular, o terceiro maior índice registrado sob os critérios mais recentes do ANCAP, igualada ao Lexus NX e atrás apenas do Subaru Outback com 96% e Tesla Model Y com 98%).
Elogios foram dados para a eficácia dos recursos de segurança oferecidos como padrão no Jolion, especialmente no caso do sistema de assistência de manutenção de faixa. A lista de itens de segurança também inclui frenagem de emergência autônoma em todos os cenários (AEB) e múltiplos airbags.
“Esta classificação de segurança ANCAP de 5 estrelas para o Jolion é a terceira concedida à Great Wall Motors sob os rigorosos protocolos 2020-2022 da ANCAP”, disse a CEO da ANCAP, Carla Hoorweg, em um comunicado à imprensa.
Leia também:
Construído com base na plataforma Lemon, o Jolion mede 4,47 metros de comprimento, 1,81 m de largura e 1,62 m de altura, além de 2,70 metros de entre-eixos. A lista de itens de série inclui 6 airbags, câmera de 360° com imagem panorâmica, sistema de estacionamento automático, piloto automático adaptativo, sistema de alerta de colisão, controles eletrônicos de tração e estabilidade, sistema de entretenimento com tela de 12,3 polegadas, head-up display, entre outros.
O Jolion (numa oriundo da junção do termo "JOY LIFE ON") já roda em testes no Brasil e deverá ser o próximo lançamento da Haval por aqui. Ao que tudo indica, o modelo chegará por aqui com conjunto mecânico híbrido, combinando motor 1.5 tradicional com propulsor elétrico de 40 cv e 15,8 kgfm de força. Conjuntamente, a dupla entregará cerca de 190 cv de potência e 38,2 kgfm de torque. O consumo é de 20 km/l.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GWM confirma produção de híbrido plug-in flex no Brasil
VW domina SP, Creta líder no RJ: veja mais vendidos por estado em outubro
GWM iniciará produção no Brasil em maio de 2025 e terá Haval H6 flex
Teste Renault Kardian Evolution MT: o mais barato, mas ainda bom
GWM inicia contratações para fábrica no Brasil e confirma produção em 2025
Novo Dodge Charger a gasolina deve chegar antes do esperado; entenda
GWM adia planos de híbridos flex para 2026