Tendo atualizado quase todos os seus SUVs nos últimos dois anos, a BMW está se preparando para fazer o mesmo com o popular X3. Com o codinome G45, a quarta geração foi vista descansando em um trailer entre duas sessões de teste. Não se trata de qualquer X3, mas da versão M Performance, a julgar pela saída quádrupla de escapamento, algo que normalmente era reservado para as variantes M.
Esse protótipo não só está com a carroceria de produção, mas também com os faróis finais e, possivelmente, as lanternas traseiras também. As grandes rodas de dois tons com pinças de freio vermelhas reforçam nossa opinião de que se trata de uma versão M Performance, que parece ser a X3 M50i. Não está claro se isso trará um aumento na potência, embora não necessariamente contemos com isso, já que os SUVs maiores com o sufixo "M60i" têm a mesma potência que seus antecessores com o nome "M50i".
O novo X3 parece maior do que o modelo atual, mas isso não deve ser uma surpresa, já que o X1 mais recente tem agora 4,5 metros de comprimento. O X3 atual ainda é o maior dos dois SUVs, mas é provável que a BMW restabeleça a diferença entre os dois. Nossos fotógrafos não puderam dar uma espiada no interior, embora possamos ver facilmente as telas lado a lado que fazem parte do mais recente sistema multimídia iDrive. Isso significa que terá um painel simplificado com consideravelmente menos controles físicos, movendo o acesso à maioria das funções para dentro da tela sensível ao toque.
Quanto ao motor do M50i, estamos curiosos para saber se o propulsor de seis cilindros em linha viverá para ver uma nova geração no X3. Quando o X5, o X6 e o X7 fizeram a transição do "M50i" para "M60i", os SUVs de luxo maiores mantiveram o V8 e ganharam uma configuração híbrida-leve. Se a BMW tiver um plano semelhante para o utilitário menor, isso pode significar que o X3 M Performance terá um motor de 3,0 litros com uma configuração de 48V. No entanto, nada é oficial.
Por falar em nomes, há rumores de que o próximo X3 eliminará o "i" dos nomes dos modelos a gasolina, enquanto os modelos a diesel manterão o "d". Mais uma vez, a BMW pretende vender seu bem-sucedido SUV com uma versão híbrida plug-in, enquanto o próximo iX3 será separado, construído com a plataforma Neue Klasse.
Para relembrar, o elétrico iX3 atual usa uma adaptação da plataforma CLAR, usada também pelas versões a combustão e híbrida plug-in. A mudança para uma arquitetura sob medida provavelmente trará grandes mudanças no design para separar as versões com motor a combustão do veículo elétrico puro. Atualmente, os modelos parecem praticamente idênticos, independentemente do que está sob o capô.
O X3 não é o único SUV que está para ser apresentado, já que a BMW prepara-se para revelar a segunda geração do X2 no final deste ano. O X3 virá em 2024, possivelmente nos primeiros meses do ano, já que um conhecido insider da BMW dos fóruns do Bimmer Post afirma que a programação terá início em agosto. O iX3 baseado no Neue Klasse será lançado no final de 2025.
Fonte: SH Proshots
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: BMW confirma nova geração do X3 para o Brasil em 2025
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo BMW X3 com pacote M parece um batmóvel
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novo BMW X3 chinês tem clássica solução local para quem não sabe dirigir
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
BMW pode descontinuar o X3M por causa de carros elétricos