Conheça o BMW i7 Protection: o 1º elétrico blindado de fábrica da marca
Marca também apresentou o Série 7 convencional com blindagem
Nas últimas imagens do Série 7 divulgadas pela BMW, os vidros das janelas aparecemam severamente rachados, mas estruturalmente intactos. A carroceria está perfurada com centenas de buracos de bala, mas o interior parece calmo e sereno. Não há cacos de vidro no assoalho ou nos assentos e o couro costurado parece tão bom quanto novo. Isso se deve ao fato de que o veículo em questão não é um Série 7 comum, mas o modelo Protection mais recente.
O BMW i7 e os modelos Série 7 de nova geração foram submetidos ao tratamento VR9, que está entre os mais altos níveis de certificação balística para veículos civis. Protection, aliás, é o nome que a marca dá a seus modelos blindados de fábrica. Desenvolvido pela BMW internamente e feito na fábrica da BMW em Dingolfing, a montadora afirmou que o i7 Protection é o "primeiro sedã blindado de fábrica na classe VR9".
A carroceria do i7 Protection é feita de aço blindado e a BMW diz que ele pode suportar munição 7,62 X 54 R, que, de acordo com um site, são munições perfurantes. Para proteção contra balas, o exterior é composto de liga de aço formada a quente, enquanto o teto e a parte inferior da carroceria também são feitos de materiais blindados para proteção contra ataques aéreos e explosivos. Na versão a combustão, o tanque de combustível incorpora um invólucro especial que pode se selar ao ser atingido por uma bala para evitar a perda de combustível.
Os pneus também parecem ter sido projetados para esse fim. Tanto o i7 quanto o Série 7 Protection têm rodas de liga leve de 20" e pneus Michelin PAX run-flat, que podem rodar a 80 km/h mesmo com perda total de pressão. As imagens revelam uma parede lateral espessa, que pode ser um dos poucos diferenciais visuais entre um Série 7 normal e o blindado.
Falando em diferenciais, a BMW diz que queria fazer com que os modelos Protection parecessem o mais discretos possível, e é por isso que os pneus run-flat e o suporte da bandeira acima dos para-lamas dianteiros são os únicos elementos visuais exclusivos.
A BMW afirmou que o peso sem carga do i7 Protection é de 4.450 kg. Para efeito de comparação, o i7 M70 vendido nos EUA tem um peso médio de 2.808 kg. Portanto, os complementos de blindagem totalizam 1.642 kg, ou aproximadamente o mesmo que um Toyota RAV4 inteiro.
Os clientes também podem equipar os modelos Protection com itens como um sistema de fornecimento de ar fresco, extintores de incêndio com descarga automática e manual, luzes intermitentes e transceptores de rádio, entre outros.
O i7 Protection usará os motores do i7 M70. Os dois motores fornecerão 544 cv de potência. Com toda a blindagem pesando sobre ele, a aceleração de 0 a 100 km/h é bastante prejudicada, ocorrendo em 9 segundos. A velocidade máxima é limitada a 160 km/h.
Os números exatos da autonomia ainda não foram divulgados, mas a BMW diz que a eficiência WLTP estimada é de 30 kWh por 100 km. Considerando os 101,7 kWh de capacidade útil da bateria do i7, a autonomia estimada seria de cerca de 340 km. Isso é consideravelmente menor do que a autonomia do i7 M70 normal, que tem uma autonomia estimada de 475 km.
Galeria: BMW i7 Protection e Série 7 Protection
O sedã terá o mesmo luxo das versões não blindadas, com recursos sofisticados como o BMW Curved Display, sistema de so Bowers & Wilkins Diamond com 28 alto-falantes e assentos reclináveis com apoio para os pés, entre uma infinidade de outros recursos que a BMW oferece aos clientes do Série 7.
A tela retrátil 8K de 31 polegadas, porém, não é um equipamento de série nesse modelo. Mas, novamente, alguém que precisa de proteção contra projéteis perfurantes de armadura regularmente provavelmente não tem tempo para sentar e assistir a filmes. A montadora nos disse que o público-alvo são "autoridades, líderes de estado e clientes privadas".
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Assim como no Brasil, Kicks atual será vendido nos EUA com novo nome
AC Cobra ganhará novo motor 2.0 de 395 cv e inédita transmissão em 2026
Oficial: Ford venderá SUV da Ranger na América do Sul em 2025
Ford Ranger Super Duty: versão para trabalho pesado será lançada em 2025
Honda acompanha Toyota e prepara novos motores 1.5 e 2.0 a gasolina
SUVs em 2025: 5 lançamentos que prometem mexer com o segmento
Na Europa, BMW X1 básico tem motor 1.5 de apenas 122 cv