Fora da Strada 2024, motor 1.4 Fire seguirá vivo no Fiat Fiorino
Furgão ainda não fará a troca pelo mais moderno 1.3 Firefly, assim como a Peugeot Partner
Uma das novidades da linha 2024 da Fiat Strada foi o fim da oferta do motor 1.4 Fire Evo, até então usado pela versão de entrada Endurance Cabine Simples. Na ocasião, até a fabricante comentou que seria o fim do propulsor, mas não é bem assim, pois seguirá sendo utilizado pelo Fiat Fiorino e pela versão da Peugeot, Partner Rapid.
Motor1.com questionou os executivos da Fiat após a apresentação da Strada 2024 para entender se o motor 1.4 Fire Evo realmente teria sua produção necerrada e se o Fiorino teria uma mudança para o 1.3 Firefly, como aconteceu com a picape compacta. A equipe da fabricante esclareceu que nada mudará na linha do furgão neste momento e que a produção do 1.4 Fire Evo em Betim (MG) seguirá acontecendo, embora não tenham revelado por quanto tempo.
Este 1.4 Fire Evo é um dos motores mais antigos ainda em produção, lançado em 2010 com atualizações sobre o anterior (por isso o sobrenome “Evo” de evolução). Passou por vários carros como Punto, Mille, Uno, Grand Siena, Weekend, Doblo, Palio e até mesmo uma versão do 500 (bem controversa por sinal). Na época do lançamento da Strada atual, a fabricante disse que manteve este motor por conta da sua confiabilidade, robustez e quantidade de peças disponíveis para manutenção.
Assim, o Fiorino seguirá com o 1.4 Fire Evo por mais um tempo, ao menos até que as normas de emissões sejam endurecidas novamente e forcem uma mudança, Existia uma expectativa pela troca de motor quando o furgão foi reestilizado em 2022, com rumores de usar o 1.3 Firefly de 109 cv e 14,2 kgfm, por ser um propulsor mais moderno.
Não é bem uma surpresa ver a Fiat continuar a produzir um motor apenas para atender um carro. O subcompacto Mobi passa pela mesma coisa, sendo o único modelo a ainda ser equipado com o 1.0 Fire Evo, mesmo que tenha sido equipado anteriormente com o 1.0 Firefly.
VEJA NO CANAL MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Espanhóis chamam Mobi de "o Fiat Panda que queremos"
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Fiat Grande Panda tem chegada às lojas adiada por problemas de software
Assim como no Brasil, Kicks atual será vendido nos EUA com novo nome
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo Compass 2026: Stellantis confirma US$ 2,1 bilhões para produção
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto