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Flagra: Jeep Commander com motor de 272 cv pode usar tática da Rampage?

SUV deve receber o mesmo motor da Ram Rampage. Mas será um adição ou uma substituição?

Jeep Commander em testes com novo motor 2.0 turbo a gasolina de 272 da Ram Rampage

No final de julho, o Jeep Commander foi flagrado com algumas camuflagens. Seu lançamento é relativamente recente, mas o SUV de 7 lugares do grupo Stellantis pode estar prestes a receber algumas alterações importantes. Apesar dos disfarces, as mudanças mais relevantes devem aparecer sob o capô.

Mais um flagra da página FCA Fan Brazil mostra o Commander com leves disfarces na dianteira e na traseira, além de um pequeno adesivo onde o SUV de 7 lugares da Jeep costuma trazer o nome em alto relevo. Com isso, mudanças no desenho de peças como faróis, lanternas e parachoques podem ser esperadas.

A surpresa deve ficar para a motorização. Hoje, o Commander pode ser equipado com o 1.3 turboflex de 185 cv a 5.750 rpm e 27,5 kgfm de torque a partir de 1.750 rpm. Com tração dianteira, trabalha sempre com um câmbio automático de 6 marchas. Há opção pelo 2.0 turbodiesel de 170 cv a 3.750 rpm e 38,7 kgfm a 1.750 rpm com tração integral e câmbio automático de 9 marchas.

Jeep Commander em testes com novo motor 2.0 turbo a gasolina de 272 da Ram Rampage

O próximo passo para o SUV da Fiat deve ficar por conta da adoção do novo propulsor 2.0 turbo, batizado de Hurricane 4 e que estreou Jeep Wrangler. Mas ele promete se popularizar mais, agora que é utilizado também na recém-apresentada Ram Ramapge. Ele tem injeção direta de combustível, turbo de duplo fluxo, até 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque. O câmbio é sempre automático de 9 marchas, com tração 4x4.

Mas aí a dúvida ficará para a estratégia que a Jeep adotará para este Commander mais potente. A maior probabilidade recai sobre a utilização da estratégia da Ram com a Rampage. A picape tem versões a diesel e a gasolina, mas a configuração de apelo esportivo R/T usa apenas o 2.0 turbo a gasolina.

Seria um produto com apelo de performance dentro do catálogo do Commander, que ainda usaria as opções 1.3 turbo flex como variantes de entrada e o 2.0 turbodiesel para quem quiser mais autonomia. Mas não se exclui totalmente a chance de o Commander copiar o que foi feito no Renegade e deixar de usar o diesel em favor do novo 2.0 turbo a gasolina mais potente, ainda que a probabilidade seja baixa.

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