Os 50 carros e picapes mais vendidos em julho de 2023
Volkswagen Polo bate recorde e chega 16 mil unidades emplacadas; Fiat Strada ainda lidera no acumulado
O mês de julho está mostrando todo o efeito das medidas do governo para reduzir os preços, concentrando a maior parte dos emplacamentos e das vendas. O resultado é que as vendas foram 20% maiores neste mês, com 215.711 unidades emplacadas. É o melhor desempenho mensal de 2023, superando o mês de março, que havia contabilizado 186.574 unidades.
“Com o aumento das vendas, mesmo com incentivos federais, a arrecadação fiscal também deve ter sido ampliada pelo maior volume de veículos comercializados. Isso vale para o governo federal e mais ainda para os estaduais, que não concederam descontos, e tiveram, portanto, ganho integral na arrecadação do ICMS”, diz José Maurício Andreta Jr, presidente da Fenabrave.
A briga entre as fabricantes vai ficando mais acirrada. A Fiat ainda é a líder, com 21,85% de participação no acumulado de 2023, porém já vê a Volkswagen chegando cada vez mais perto. Em julho, a diferença foi bem pequena, com 20,6% para a Fiat e 19,3% para a VW, o que representa 44.407 e 41.602 unidades, respectivamente. A General Motors agora é a 3ª marca mais vendida, com 15,5% de market share no ano.
Com o HB20 aproveitando os descontos do governo, a Hyundai foi a 4ª fabricante mais vendida, superando a Toyota no resultado mensal. Porém, a empresa japonesa ainda tem uma vantagem de 10 mil unidades no acumulado. Com a renovação do Corolla chegando no último trimestre, a Toyota tem chances de manter esta posição até o fim do ano.
A Renault conseguiu superar a Jeep, aumentando as vendas de diversos modelos que estavam mais esquecidos, como Logan e Oroch. Ainda com uma linha em renovação, a Honda praticamente não cresceu em julho, o que deu a chance para a Nissan superá-la e subir para a 8ª posição.
#
|
Marca
|
Julho | Acumulado | ||
Vendas | Participação | Vendas (2023) | Participação (2023) | ||
1 | Fiat | 44.407 | 20,7% | 251.291 | 21,85% |
2 | Volkswagen | 41.602 | 19,3% | 179.977 | 15,65% |
3 | General Motors | 29.736 | 13,8% | 178.714 | 15,54% |
4 | Hyundai | 22.554 | 10,5% | 96.178 | 8,36% |
5 | Toyota | 17.253 | 8,0% | 105.424 | 9,17% |
6 | Renault | 13.971 | 6,5% | 66.991 | 5,82% |
7 | Jeep | 11.708 | 5,5% | 75.081 | 6,53% |
8 | Nissan | 6.868 | 3,2% | 38.497 | 3,35% |
9 | Honda | 6.733 | 3,1% | 40.839 | 3,56% |
10 | Peugeot | 3.841 | 1,8% | 17.993 | 1,56% |
11 | Citroën | 3.331 | 1,6% | 17.578 | 1,53% |
12 | Caoa Chery | 2.744 | 1,3% | 13.354 | 1,16% |
13 | Ford | 1.948 | 0,9% | 14.147 | 1,23% |
14 | Mitsubishi | 1.456 | 0,7% | 8.969 | 0,78% |
15 | BMW | 1.199 | 0,6% | 7.564 | 0,66% |
16 | GWM | 953 | 0,4% | 3.115 | 0,27% |
17 | BYD | 798 | 0,4% | 2.500 | 0,24% |
18 | Ram | 736 | 0,3% | 5.369 | 0,47% |
19 | Volvo | 610 | 0,3% | 4.616 | 0,40% |
20 | Audi | 488 | 0,2% | 3.315 | 0,29% |
21 | Land Rover | 461 | 0,2% | 2.726 | 0,24% |
22 | Mercedes-Benz | 410 | 0,2% | 3.354 | 0,29% |
23 | Porsche | 405 | 0,2% | 3.057 | 0,27% |
24 | Kia | 401 | 0,2% | 2.600 | 0,23% |
25 | Iveco | 221 | 0,1% | 1.272 | 0,11% |
26 | Mini | 143 | 0,1% | 835 | 0,07% |
27 | VW-MAN | 139 | 0,1% | 1.066 | 0,09% |
28 | Lexus | 86 | 0,0% | 373 | 0,03% |
29 | Suzuki | 78 | 0,0% | 639 | 0,06% |
30 | DFSK | 65 | 0,0% | 463 | 0,04% |
31 | JAC | 51 | 0,0% | 381 | 0,03% |
32 | EFFA | 48 | 0,0% | 257 | 0,02% |
33 | Subaru | 40 | 0,0% | 205 | 0,02% |
34 | Jaguar | 31 | 0,0% | 227 | 0,02% |
35 | RDK | 24 | 0,0% | 149 | 0,01% |
36 | FER CAR | 8 | 0,0% | 81 | 0,01% |
37 | Foton | 1 | 0,0% | 17 | 0,00% |
Entre os carros, o destaque do mês é indiscutivelmente o Volkswagen Polo, com 16.471 unidades emplacadas, o que são mais de 4 mil unidades a mais do que o Hyundai HB20, o 2º colocado com o 12.126 veículos. Este resultado aproxima o Polo da liderança do segmento dos hatchbacks compactos, que ainda é do Chevrolet Onix. O compacto da GM emplacou 10.260 unidades em julho, um resultado que permitiu que o Volkswagen reduzisse a diferença anual para meras 177 unidades.
Este resultado também deixou o Polo mais perto de superar a Fiat Strada no ranking geral. A picape compacta ainda tem uma boa margem, contabilizando 60.912 unidades até julho e teve um bom ritmo no mês, quando emplacou 10.386 veículos. O hatch terá que conseguir reduzir esta diferença de 6.719 unidades para superar a Strada.
Os descontos do governo ajudaram a dar um empurrão nas vendas de alguns carros que estavam mais de lado, principalmenten o segmento dos sedãs compactos, ainda dominado pelo Chevrolet Onix Plus, que tem 42.138 unidades desde janeiro. O Hyundai HB20S emplacou 4.811 unidades, o que foi um aumento de 245% ante junho. O Toyota Yaris Sedan cresceu 93,6%, com 2.505 veículos registrados no mês. O Renault Logan, que alguns já apontavam como aposentado, foi de 473 unidades em junho para 1.923 veículos no mês seguinte, um incremento de 306,6%.
# | Modelo | Junho | Julho | Variação | Acumulado |
1 | Volkswagen Polo | 9.949 | 16.471 | 65,6% | 54.193 |
2 | Hyundai HB20 | 6.420 | 12.126 | 88,9% | 46.128 |
3 | Fiat Strada | 9.005 | 10.386 | 15,3% | 60.912 |
4 | Chevrolet Onix | 8.261 | 10.260 | 24,2% | 54.370 |
5 | Fiat Mobi | 6.895 | 8.582 | 24,5% | 39.024 |
6 | Volkswagen T-Cross | 7.263 | 8.553 | 17,8% | 40.587 |
7 | Fiat Argo | 6.747 | 7.159 | 6,1% | 39.079 |
8 | Renault Kwid | 5.933 | 6.602 | 11,3% | 33.248 |
9 | Volkswagen Nivus | 3.751 | 6.498 | 73,2% | 27.375 |
10 | Chevrolet Onix Plus | 6.419 | 6.412 | -0,1% | 42.138 |
11 | Jeep Renegade | 4.082 | 5.556 | 36,1% | 27.875 |
12 | Chevrolet Tracker | 4.957 | 5.438 | 9,7% | 34.401 |
13 | Volkswagen Saveiro | 4.638 | 5.337 | 15,1% | 24.442 |
14 | Hyundai Creta | 4.597 | 5.314 | 15,6% | 35.262 |
15 | Fiat Cronos | 4.969 | 5.036 | 1,3% | 24.231 |
16 | Honda HR-V | 4.809 | 4.983 | 3,6% | 25.525 |
17 | Hyundai HB20S | 1.393 | 4.811 | 245,4% | 14.310 |
18 | Nissan Kicks | 3.473 | 4.752 | 36,8% | 26.814 |
19 | Jeep Compass | 4.338 | 4.707 | 8,5% | 35.056 |
20 | Toyota Hilux | 3.732 | 4.354 | 16,7% | 25.878 |
21 | Fiat Toro | 4.411 | 4.132 | -6,3% | 29.418 |
22 | Fiat Pulse | 4.401 | 3.994 | -9,2% | 25.438 |
23 | Toyota Corolla | 3.751 | 3.812 | 1,6% | 23.664 |
24 | Fiat Fastback | 3.382 | 3.635 | 7,5% | 21.130 |
25 | Toyota Corolla Cross | 3.357 | 3.630 | 8,1% | 25.113 |
26 | Peugeot 208 | 2.718 | 3.104 | 14,2% | 14.650 |
27 | Citroën C3 | 2.930 | 3.030 | 3,4% | 14.368 |
28 | Chevrolet Montana | 2.957 | 2.948 | -0,3% | 17.011 |
29 | Volkswagen Virtus | 2.188 | 2.729 | 24,7% | 12.418 |
30 | Toyota Yaris Sedan | 1.294 | 2.505 | 93,6% | 8.562 |
31 | Chevrolet Spin | 1.510 | 2.026 | 34,2% | 10.617 |
32 | Chevrolet S10 | 2.436 | 1.937 | -20,5% | 15.753 |
33 | Renault Logan | 473 | 1.923 | 306,6% | 3.289 |
34 | Renault Duster | 1.488 | 1.801 | 21,0% | 12.574 |
35 | Toyota Yaris | 1.940 | 1.609 | -17,1% | 13.489 |
36 | Jeep Commander | 1.337 | 1.408 | 5,3% | 11.917 |
37 | Renault Oroch | 730 | 1.360 | 86,3% | 7.025 |
38 | Renault Sandero | 1.004 | 1.348 | 34,3% | 4.907 |
39 | Toyota SW4 | 1.258 | 1.261 | 0,2% | 8.132 |
40 | Volkswagen Taos | 1.069 | 1.203 | 12,5% | 7.632 |
41 | Caoa Chery Tiggo 5X | 1.571 | 1.201 | -23,6% | 4.998 |
42 | Fiat Fiorino | 2.275 | 1.159 | -49,1% | 9.727 |
43 | Ford Ranger | 1.425 | 1.131 | -20,6% | 9.457 |
44 | Nissan Versa | 842 | 1.086 | 29,0% | 4.658 |
45 | Honda City | 1.060 | 1.060 | 0,0% | 7.656 |
46 | Mitsubishi L200 | 965 | 964 | -0,1% | 6.193 |
47 | GWM HAVAL H6 | 969 | 953 | -1,7% | 3.115 |
48 | Caoa Chery Tiggo 8 | 677 | 901 | 33,1% | 4.615 |
49 | Renault Master | 931 | 896 | -3,8% | 5.716 |
50 | Nissan Frontier | 955 | 748 | -21,7% | 4.624 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?