Os 50 carros e picapes mais vendidos em julho de 2023
Volkswagen Polo bate recorde e chega 16 mil unidades emplacadas; Fiat Strada ainda lidera no acumulado
O mês de julho está mostrando todo o efeito das medidas do governo para reduzir os preços, concentrando a maior parte dos emplacamentos e das vendas. O resultado é que as vendas foram 20% maiores neste mês, com 215.711 unidades emplacadas. É o melhor desempenho mensal de 2023, superando o mês de março, que havia contabilizado 186.574 unidades.
“Com o aumento das vendas, mesmo com incentivos federais, a arrecadação fiscal também deve ter sido ampliada pelo maior volume de veículos comercializados. Isso vale para o governo federal e mais ainda para os estaduais, que não concederam descontos, e tiveram, portanto, ganho integral na arrecadação do ICMS”, diz José Maurício Andreta Jr, presidente da Fenabrave.
A briga entre as fabricantes vai ficando mais acirrada. A Fiat ainda é a líder, com 21,85% de participação no acumulado de 2023, porém já vê a Volkswagen chegando cada vez mais perto. Em julho, a diferença foi bem pequena, com 20,6% para a Fiat e 19,3% para a VW, o que representa 44.407 e 41.602 unidades, respectivamente. A General Motors agora é a 3ª marca mais vendida, com 15,5% de market share no ano.
Com o HB20 aproveitando os descontos do governo, a Hyundai foi a 4ª fabricante mais vendida, superando a Toyota no resultado mensal. Porém, a empresa japonesa ainda tem uma vantagem de 10 mil unidades no acumulado. Com a renovação do Corolla chegando no último trimestre, a Toyota tem chances de manter esta posição até o fim do ano.
A Renault conseguiu superar a Jeep, aumentando as vendas de diversos modelos que estavam mais esquecidos, como Logan e Oroch. Ainda com uma linha em renovação, a Honda praticamente não cresceu em julho, o que deu a chance para a Nissan superá-la e subir para a 8ª posição.
#
|
Marca
|
Julho | Acumulado | ||
Vendas | Participação | Vendas (2023) | Participação (2023) | ||
1 | Fiat | 44.407 | 20,7% | 251.291 | 21,85% |
2 | Volkswagen | 41.602 | 19,3% | 179.977 | 15,65% |
3 | General Motors | 29.736 | 13,8% | 178.714 | 15,54% |
4 | Hyundai | 22.554 | 10,5% | 96.178 | 8,36% |
5 | Toyota | 17.253 | 8,0% | 105.424 | 9,17% |
6 | Renault | 13.971 | 6,5% | 66.991 | 5,82% |
7 | Jeep | 11.708 | 5,5% | 75.081 | 6,53% |
8 | Nissan | 6.868 | 3,2% | 38.497 | 3,35% |
9 | Honda | 6.733 | 3,1% | 40.839 | 3,56% |
10 | Peugeot | 3.841 | 1,8% | 17.993 | 1,56% |
11 | Citroën | 3.331 | 1,6% | 17.578 | 1,53% |
12 | Caoa Chery | 2.744 | 1,3% | 13.354 | 1,16% |
13 | Ford | 1.948 | 0,9% | 14.147 | 1,23% |
14 | Mitsubishi | 1.456 | 0,7% | 8.969 | 0,78% |
15 | BMW | 1.199 | 0,6% | 7.564 | 0,66% |
16 | GWM | 953 | 0,4% | 3.115 | 0,27% |
17 | BYD | 798 | 0,4% | 2.500 | 0,24% |
18 | Ram | 736 | 0,3% | 5.369 | 0,47% |
19 | Volvo | 610 | 0,3% | 4.616 | 0,40% |
20 | Audi | 488 | 0,2% | 3.315 | 0,29% |
21 | Land Rover | 461 | 0,2% | 2.726 | 0,24% |
22 | Mercedes-Benz | 410 | 0,2% | 3.354 | 0,29% |
23 | Porsche | 405 | 0,2% | 3.057 | 0,27% |
24 | Kia | 401 | 0,2% | 2.600 | 0,23% |
25 | Iveco | 221 | 0,1% | 1.272 | 0,11% |
26 | Mini | 143 | 0,1% | 835 | 0,07% |
27 | VW-MAN | 139 | 0,1% | 1.066 | 0,09% |
28 | Lexus | 86 | 0,0% | 373 | 0,03% |
29 | Suzuki | 78 | 0,0% | 639 | 0,06% |
30 | DFSK | 65 | 0,0% | 463 | 0,04% |
31 | JAC | 51 | 0,0% | 381 | 0,03% |
32 | EFFA | 48 | 0,0% | 257 | 0,02% |
33 | Subaru | 40 | 0,0% | 205 | 0,02% |
34 | Jaguar | 31 | 0,0% | 227 | 0,02% |
35 | RDK | 24 | 0,0% | 149 | 0,01% |
36 | FER CAR | 8 | 0,0% | 81 | 0,01% |
37 | Foton | 1 | 0,0% | 17 | 0,00% |
Entre os carros, o destaque do mês é indiscutivelmente o Volkswagen Polo, com 16.471 unidades emplacadas, o que são mais de 4 mil unidades a mais do que o Hyundai HB20, o 2º colocado com o 12.126 veículos. Este resultado aproxima o Polo da liderança do segmento dos hatchbacks compactos, que ainda é do Chevrolet Onix. O compacto da GM emplacou 10.260 unidades em julho, um resultado que permitiu que o Volkswagen reduzisse a diferença anual para meras 177 unidades.
Este resultado também deixou o Polo mais perto de superar a Fiat Strada no ranking geral. A picape compacta ainda tem uma boa margem, contabilizando 60.912 unidades até julho e teve um bom ritmo no mês, quando emplacou 10.386 veículos. O hatch terá que conseguir reduzir esta diferença de 6.719 unidades para superar a Strada.
Os descontos do governo ajudaram a dar um empurrão nas vendas de alguns carros que estavam mais de lado, principalmenten o segmento dos sedãs compactos, ainda dominado pelo Chevrolet Onix Plus, que tem 42.138 unidades desde janeiro. O Hyundai HB20S emplacou 4.811 unidades, o que foi um aumento de 245% ante junho. O Toyota Yaris Sedan cresceu 93,6%, com 2.505 veículos registrados no mês. O Renault Logan, que alguns já apontavam como aposentado, foi de 473 unidades em junho para 1.923 veículos no mês seguinte, um incremento de 306,6%.
# | Modelo | Junho | Julho | Variação | Acumulado |
1 | Volkswagen Polo | 9.949 | 16.471 | 65,6% | 54.193 |
2 | Hyundai HB20 | 6.420 | 12.126 | 88,9% | 46.128 |
3 | Fiat Strada | 9.005 | 10.386 | 15,3% | 60.912 |
4 | Chevrolet Onix | 8.261 | 10.260 | 24,2% | 54.370 |
5 | Fiat Mobi | 6.895 | 8.582 | 24,5% | 39.024 |
6 | Volkswagen T-Cross | 7.263 | 8.553 | 17,8% | 40.587 |
7 | Fiat Argo | 6.747 | 7.159 | 6,1% | 39.079 |
8 | Renault Kwid | 5.933 | 6.602 | 11,3% | 33.248 |
9 | Volkswagen Nivus | 3.751 | 6.498 | 73,2% | 27.375 |
10 | Chevrolet Onix Plus | 6.419 | 6.412 | -0,1% | 42.138 |
11 | Jeep Renegade | 4.082 | 5.556 | 36,1% | 27.875 |
12 | Chevrolet Tracker | 4.957 | 5.438 | 9,7% | 34.401 |
13 | Volkswagen Saveiro | 4.638 | 5.337 | 15,1% | 24.442 |
14 | Hyundai Creta | 4.597 | 5.314 | 15,6% | 35.262 |
15 | Fiat Cronos | 4.969 | 5.036 | 1,3% | 24.231 |
16 | Honda HR-V | 4.809 | 4.983 | 3,6% | 25.525 |
17 | Hyundai HB20S | 1.393 | 4.811 | 245,4% | 14.310 |
18 | Nissan Kicks | 3.473 | 4.752 | 36,8% | 26.814 |
19 | Jeep Compass | 4.338 | 4.707 | 8,5% | 35.056 |
20 | Toyota Hilux | 3.732 | 4.354 | 16,7% | 25.878 |
21 | Fiat Toro | 4.411 | 4.132 | -6,3% | 29.418 |
22 | Fiat Pulse | 4.401 | 3.994 | -9,2% | 25.438 |
23 | Toyota Corolla | 3.751 | 3.812 | 1,6% | 23.664 |
24 | Fiat Fastback | 3.382 | 3.635 | 7,5% | 21.130 |
25 | Toyota Corolla Cross | 3.357 | 3.630 | 8,1% | 25.113 |
26 | Peugeot 208 | 2.718 | 3.104 | 14,2% | 14.650 |
27 | Citroën C3 | 2.930 | 3.030 | 3,4% | 14.368 |
28 | Chevrolet Montana | 2.957 | 2.948 | -0,3% | 17.011 |
29 | Volkswagen Virtus | 2.188 | 2.729 | 24,7% | 12.418 |
30 | Toyota Yaris Sedan | 1.294 | 2.505 | 93,6% | 8.562 |
31 | Chevrolet Spin | 1.510 | 2.026 | 34,2% | 10.617 |
32 | Chevrolet S10 | 2.436 | 1.937 | -20,5% | 15.753 |
33 | Renault Logan | 473 | 1.923 | 306,6% | 3.289 |
34 | Renault Duster | 1.488 | 1.801 | 21,0% | 12.574 |
35 | Toyota Yaris | 1.940 | 1.609 | -17,1% | 13.489 |
36 | Jeep Commander | 1.337 | 1.408 | 5,3% | 11.917 |
37 | Renault Oroch | 730 | 1.360 | 86,3% | 7.025 |
38 | Renault Sandero | 1.004 | 1.348 | 34,3% | 4.907 |
39 | Toyota SW4 | 1.258 | 1.261 | 0,2% | 8.132 |
40 | Volkswagen Taos | 1.069 | 1.203 | 12,5% | 7.632 |
41 | Caoa Chery Tiggo 5X | 1.571 | 1.201 | -23,6% | 4.998 |
42 | Fiat Fiorino | 2.275 | 1.159 | -49,1% | 9.727 |
43 | Ford Ranger | 1.425 | 1.131 | -20,6% | 9.457 |
44 | Nissan Versa | 842 | 1.086 | 29,0% | 4.658 |
45 | Honda City | 1.060 | 1.060 | 0,0% | 7.656 |
46 | Mitsubishi L200 | 965 | 964 | -0,1% | 6.193 |
47 | GWM HAVAL H6 | 969 | 953 | -1,7% | 3.115 |
48 | Caoa Chery Tiggo 8 | 677 | 901 | 33,1% | 4.615 |
49 | Renault Master | 931 | 896 | -3,8% | 5.716 |
50 | Nissan Frontier | 955 | 748 | -21,7% | 4.624 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em 2024
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Veja quais foram as picapes mais vendidas do Brasil em 2024
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Ranking: os sedãs mais vendidos do Brasil em 2024
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Fiat Strada líder e Chevrolet Tracker em destaque: mais vendidos na quinzena