No final de 2022, a Bajaj mostrou seus três primeiros modelos para o mercado brasileiro. As operações de venda começaram de fato no início de 2023, com as motos saindo da linha de produção da Dafra em Manaus (AM). Apesar da rede de concessionárias ainda em crescimento, a empresa atingiu o marco de 1.000 emplacamentos em 5 meses.
No entanto, a curva de crescimento da Bajaj no Brasil promete ser bastante acentuada. Vale lembrar que a marca é uma das maiores fabricantes de motocicletas da Índia e a maior exportadora de veículos de duas ou três rodas a partir daquele país. Agora, um dos principais executivos da marca confirmou informações relevantes para o mercado nacional.
No Brasil Bajaj oferece os modelos Dominar 160, 200 e 400
Em entrevista ao jornal indiano The Economic Times, Rakesh Sharma, diretor executivo da Bajaj, afirmou que a empresa irá inagurar uma linha uma linha de montagem própria, muito provavelmente em Manaus mesmo, que terá capacidade para construir 20.000 unidades por ano. Ela deverá ser inaugurada no 2º semestre de 2024.
Segundo Sharma, a presença mais localizada no mercado brasileiro servirá para que a Bajaj adquira maior conhecimento a respeito do comportamento do público que compra motocicletas por aqui. Já a fábrica deverá aumentar a presença da marca no Brasil e também na América Latina, indicando um possível plano para exportações na região. O executivo da Bajaj foi além e ainda informou que a planta da marca no Brasil também abrigará a montagem dos modelos da KTM, marca austríaca onde a empresa indiana tem 48% de participação.
Bajaj Dominar 200
"O Brasil é uma exceção devido ao seu tamanho, complexidade e às vezes imprevisibilidade. É um mercado que exige um poder de permanência de longo prazo. Então, tendo esses fatores em mente, achamos melhor ter um modelo de negócios diferente e assumir o desenvolvimento do negócio diretamente", afirmou Sharma à publicação indiana. A empresa ainda não firmou o plano de investimentos para a construção da fábrica de fato, porém.
A Bajaj Auto, está presente atualmente em mais de 90 países, sendo o modelo de atuação apenas como distribuidor por meio de parceiros é a mais comum. No entanto, aparentemente, a marca tem planos bem maiores para o Brasil. Além da KTM, a Bajaj também tem uma parceria estratégica com a britânica Triumph, mas a marca já tem uma linha de montagem no Brasil.
Fonte: The Economic Times
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