O lançamento da nova geração da Mitsubishi L200 Triton na semana passada chamou a atenção globalmente. Em parte pelo visual bastante retilíneo da picape renovada, a L200 também dará origem à uma próxima Nissan Frontier. O sucesso da Mitsubishi foi tão grande que inspirou rumores até do retorno da Mercedes-Benz Classe X, modelo descontinuado que compartilhava plataforma com a Frontier.
As histórias entrelaçadas das picapes de Mitsubishi e Nissan acontece por conta da entrada relativamente recente da primeira na Aliança Renault-Nissan. Dessa forma, L200, Frontier e possivelmente até a pouco conhecida Renault Alaskan poderão desfrutar da mesma plataforma repaginada que foi apresentada na semana passada.
Porém, o canal Theottle imaginou uma nova Nissan Frontier usando como base a atual Renault Alaskan. No entanto, ao invés de um visual "quadradão" da L200, o design fez uma projeção da Frontier usando linhas bem mais orgânicas, bastantes similares às do Nissan Ariya, SUV elétrico da marca que também fez estreia há alguns meses. A dianteira usou as linhas do conceito Nissan Pathfinder Concept revelado na China, enquanto a traseira trouxe linhas um pouco menos convencionais para a picape, com lanternas em formato de C.
Enquanto é muito mais provável que a Frontier siga o caminho da L200 com linhas mais robustas, a parte mecânica e de estrutura deve ser muito parecida. A nova geração da picape da Mitsubishi trouxe inovações como um chassi de longarina com 60% a mais de rigidez torsional. A caçamba foi redesenhada, ficando 45 milímetros mais baixa, para que tenha uma distância de 820 mm em relação ao solo, facilitando o acesso. A picape está maior, medindo 5.360 mm de comprimento, 1.930 mm de largura, 1.815 mm de altura e com um entre-eixos de 3.130 mm. Ou seja, é 8 centímetros mais longa, 9 cm mais larga, 2 cm mais alta e o entre-eixos está 13 cm maior.
A suspensão foi totalmente revista e agora usa duplo A (também conhecida como Double Wishbone) na dianteira, com um conjunto de feixe de molas mais leve na traseira. As versões com a tração 4x4 recebem um controle ativo de guinada para melhorar o comportamento nas curvas ao aplicar o freio de leve na roda dianteira no lado de dentro da curva. Claro, traz assistências como sistema de descida e partida em rampas.
Até agora, a Mitsubishi só menciona um motor, o 2.4 turbodiesel. Embora diga que seja “novo”, não revelou quais foram as mudanças feitas, comentando somente sobre as configurações disponíveis. Será oferecido em três formas: 149 cv e 33,6 kgfm; 183 cv e 43,8 kgfm; e 204 cv e 47,9 kgfm. Ele também aparecerá em alguma destas opções numa próxima Nissan Frontier.
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