Podemos dizer que a Mazda, assim como outras montadoras sediadas no Japão, não está na vanguarda quando se fala na adoção em massa da propulsão elétrica. Além do crossover MX-30, que tem produção relativamente limitada, não há modelos movidos completamente por eletricidade à venda, mas isso está prestes a mudar.
Entre os próximos carros que a Mazda está planejando lançar está o Mazda MX-5, ou Miata dependendo do mercado. Legítimo esportivo de dois lugares com tração traseira, é considerado um dos carros que mais se destacam quando se trata de prazer ao dirigir. No entanto, segundo a fabricante japonesa, até mesmo ele será eletrificado. É esperado que este Mazda Miata do futuro seja revelado em 2026, mas a Mazda ainda não teria batido o martelo a respeito de o modelo usar um conjunto híbrido ou totalmente elétrico não se sabe se será híbrido ou totalmente elétrico.
O conceito Vision Study revelado pela Mazda em 2022
O que se sabe, no entanto, é que a Mazda desenvolverá o modelo em conjunto com a Rohm Semiconductor, que trabalhará nos motores elétricos, e com a Envision AESC, que focará no desenvolvimento das baterias. O fato de que o Mazda MX-5 se tornaria elétrico é conhecido desde 2019, quando a empresa começou a divulgar a ideia.
Executivos ligados à companhia japonesa e que ocupavam cargos de alta relevância em sua hierarquia disseram na época que havia a necessidade de fazer uma versão ambientalmente sustentável do famoso esportivo de dois lugares, mas que eles queriam manter intacta a sensação de dirigir do carro, que ainda teria que manter a tradição de ser um modelo muito leve.
O Mazda MX-30, o único carro elétrico da marca, também com extensor de autonomia
Além disso, um dos fatores de sucesso do Miata, um dos conversíveis mais vendidos do mundo está em sua acessibilidade. Ou seja, ser um carro relativamente barato também é uma prioridade para a próxima geração. Então, o novo Mazda MX-5 será 100% elétrico? Ainda é muito cedo para dizer.
Mas se em 2019, com os preços das baterias e das tecnologias existentes, era mais provável o uso de um trem de força híbrido, agora, pensando no que já está disponível no mercado e no que pode chegar entre agora e 2026, a possibilidade de o carro se tornar totalmente elétrico não é tão remota. As baterias, o elemento-chave em torno do qual gira todo o projeto de um carro elétrico, estão ficando cada vez mais leves e custam cada vez menos.
E tem mais. Em novembro de 2022, a Mazda apresentou o conceito Vision Study. Trata-se de um cupê compacto elétrico com um capô muito baixo que, embora continue sendo um exercício de estilo no momento, dá algumas indicações de como serão os carros esportivos elétricos do futuro. O próximo Miata poderia ser simplesmente um Vision Study sem teto? É o que veremos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Na era da eletrificação, italianos lançarão motor V12 com 4 turbos
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Mitsubishi terá mais dois SUVs da Renault com logotipos trocados
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Novo Kia Sportage 2026: reestilização é antecipada em primeiras imagens