Definitivamente, 2023 é o ano das picapes no Brasil, com cada vez mais novidades chegando ao mercado. A Fiat não ficará de fora, com a inédita Titano, entrando no segmento das caminhonetes médias. E não será a única novidade da fabricante italiana. A empresa confirmou que fará a apresentação oficial da Fiat Strada 2024 em agosto para a imprensa. Adotará o 1.0 turbo de 130 cv compartilhado com Pulse e Fastback, além de outras mudanças.
A chegada da Fiat Strada 2024 havia sido revelada pela própria fabricante em um evento feito em janeiro na Argentina. Na ocasião, os executivos afirmaram que o lançamento seria no 3º trimestre, trazendo um design atualizado para a picape compacta, novos faróis de LED, central multimídia Uconnect com tela de 8,4 polegadas e o 1.0 turbo. Falou-se também de mais equipamentos e existe um rumor de que teria itens como frenagem automática de emegência, alerta de saída de faixa e farol alto automático, ao menos na versão mais cara.
O motor 1.0 turbo já é bem conhecido pelos brasileiros, usado pelos Fiat Pulse e Fastback e, em breve, também estará sob o capô do Peugeot 208 e do inédito Citroën C3 Aircross. São 130 cv e 20,4 kgfm de torque, controlados por um câmbio automático do tipo CVT, com 7 marchas simuladas. É um número que vai ajudá-la a enfrentar a nova Chevrolet Montana, que usa um 1.2 turbo de 133 cv e 21,4 kgfm. A rival da GM pode até ser mais potente, mas a Strada pode ter uma vantagem no peso.
+ Kit da China converte Fusca em elétrico pelo equivalente a R$ 10 mil
+ Microcarro elétrico Citroën Ami tem lançamento confirmado no Brasil
A Strada 2024 já foi vista em testes algumas vezes, ainda bem camuflada. As unidades fotografadas aparentam estar com um para-choque redesenhado e uma leve mudança na grade. A Fiat não deve mexer muito no visual, como foi o caso do facelift de outros modelos, como Argo e Cronos.
A expectativa é que a Fiat Strada 2024 receba o motor turbo somente nas configurações mais caras, como Volcano e Ranch, mantendo o 1.3 Firefly de 109 cv nas versões intermediárias e o 1.4 Fire Evo de 88 cv para a Strada Endurance de entrada. Como receberá mais equipamentos, os preços devem subir. Hoje, a Strada Volcano 1.3 com câmbio CVT custa R$ 118.990, enquanto a Ranch é vendida por R$ 126.990.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Strada líder e Kardian em alta: veja os carros mais vendidos em setembro
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Quais foram os 25 carros mais vendidos do Brasil em setembro até agora?
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Vendas em setembro: Strada e Polo lideram e Hilux entra no Top 10
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Picapes em agosto: Fiat Strada registra recorde de vendas