Apresentado mundialmente em 2022, o Toyota Corolla reestilizado já tem data para chegar ao mercado brasileiro. Motor1.com apurou com fontes, na Argentina e no Brasil, que o lançamento acontecerá em setembro, chegando às concessionárias no último trimestre. As mudanças visuais serão bem leves, mas ganhará uma importante novidade interior.
O novo Toyota Corolla 2024 evoluirá em termos de acabamento, o que incluirá a adoção de painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas. O equipamento deve aparecer nas versões mais caras, enquanto as demais seguirão com contadores analógicos e uma tela TFT de 7 polegadas para o computador de bordo, mas com novo grafismo.
A central multimídia também será atualizada, recebendo um sistema novo e uma tela de 10,5 polegadas de série. O pacote de assistências Safety Sense também pode receber a versão atualizada, passando a ter assistentes de direção de emergência, assistentes de saída (alerta de tráfego no momento que o ocupante tente abrir a porta) e supressão de acelerador em baixa velocidade. Este pacote foi rebatizado como T-Mate e ainda não sabemos se a Toyota trará todas essas mudanças para o modelo feito em Indaiatuba (SP).
A mudança mais importante será no sistema híbrido, chegando ao que a Toyota chama de 5ª geração. A eficiência foi melhorada com uma série de mudanças, começando pelas novas baterias de íon-lítio, mais potentes e mais leves, reduzindo o peso em até 18 kg. Na renovação, o conjunto entregaria uma potência combinada de 140 cv, contra os 122 cv do modelo atual, além de ter recebido um módulo de controle de potência redesenhado. Isto deixou o sedã mais rápido, acelerando de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos, 1,7 segundo a menos, sem que isso aumentasse o consumo de combustível.
Visualmente, o Corolla mudou bem pouco. No modelo europeu, que sempre serviu como referência para a configuração brasileira, foram removidas as barras horizontais sobre a grade, trocando a grelha por uma com desenho em colmeia. A região no centro recebe vincos para criação a sensação de que está mais pontudo. E as rodas de liga leve tem um novo desenho. A cabine recebeu novos padrões para o acabamento, além das mudanças estéticas causadas pela multimídia maior.
A versão com ajustes esportivos do sedã, o Corolla GR Sport, também ganhará um item muito desejado por consumidores deste perfil: o teto solar elétrico. O equipamento é desejo antigo do time brasileiro e vinha sendo segurado pela chefia da divisão Gazoo Racing regional. Com o sinal verde, a novidade entrará no catálogo junto a versão convencional do sedã, bem como novidades em rodas e pneus.
Toyota Corolla GR-S 2022
A estreia do Toyota Corolla 2024 será o resultado de um investimento de R$ 50 milhões na fábrica em Indaiatuba, destinados especificamente para renovar o sedã. A fabricante ainda prepara novidades para a Hilux e SW4, também para este ano. Em 2024, será a vez do Yaris Cross, o primeiro SUV compacto nacional da marca, a ser produzido em Sorocaba (SP).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota: compradores do Corolla GR ainda querem o manual
Novo Dodge Charger a gasolina deve chegar antes do esperado; entenda
Flagra: será esse o Toyota Corolla mais potente da história?
Marcopolo lança o Nomade, motorhome diesel, automático e 4x4, por R$ 1,6 mi
Sedãs em agosto: Toyota Corolla tem mais de 70% de participação nos médios
Kia Tasman: projeção revela variante SUV para brigar com Toyota SW4
Teste Toyota Corolla GR-Sport 2024: o gato de caça