page ad skin

Volkswagen Nivus 2025 pode ter versão Exclusive com motor 1.4 turbo

Reestilização do SUV-cupê trará uma nova variante para enfrentar o Fiat Pulse Abarth

Volkswagen Taigo R-Line 2022

O Volkswagen Nivus já prepara uma reestilização para o ano que vem, quando completará quatro anos de mercado. E uma das novidades será a adição do motor 1.4 TSI à linha do SUV-cupê para a versão mais cara, como acontece com o T-Cross. Ao contrário do que muitos esperam, pode não ser uma variante esportiva com o nome GTS, e sim com o batismo Exclusive, repetindo a receita usada pelo sedã Virtus.

De acordo com nosso parceiro Renato Maia, do canal Falando de Carro, o Nivus com motor 1.4 turbo está pronto para o lançamento e a Volkswagen só estaria esperando “o momento certo” para colocá-lo nas lojas. A fonte consultada por Maia diz que “será 1.4, mas poderá ser um pouco diferente do que você imagina”. Todas as especulações até o momento falavam sobre ser um Nivus GTS, com design esportivo, como no Polo GTS.

 

Durante o lançamento do Virtus, executivos da marca explicaram que adotaram o nome Exclusive para a versão com o motor 1.4 turbo, para deixar o GTS somente para o hatchback. Pode até trazer alguns elementos visuais com uma pegada espotiva, inspirados na versão R-Line do Taigo (a versão europeia do Nivus), mas o seu posicionamento deve será diferente, mais alinhado com a proposta do SUV de ser um produto refinado.

A motorização não é nenhum mistério. O 1.4 TSI é produzido em São Carlos (SP) e usado por vários carros da linha da Volkswagen no Brasil, como T-Cross e Taos, além de já ter equipado Golf, Jetta e Tiguan. Gera 150 cv e 25,5 kgfm de torque e trabalha com um câmbio automático de 6 marchas. Não espere por uma opção manual.

Ainda não sabemos como será o Nivus 2025. O carro foi visto em testes somente uma vez, ainda camuflado e não revelou nenhuma mudança no design. O que esperamos é que tenha um interior com um acabamento semelhante ao Virtus Exclusive. Recentemente, a Volkswagen apresentou o T-Cross reestilizado na Europa, com uma cabine usando materiais melhores, porém não está claro se esta mudança afetará o modelo nacional ou se a fabricante já passará estas mudanças para o Nivus.

 

Além da versão 1.4 turbo, a Volkswagen aparenta estar trabalhando em uma nova versão de entrada para o Nivus. O único flagra do carro até o momento acabou revelando que o SUV-cupê estava com freios a tambor, uma mudança que foi feita no Polo quando trocou o motor 1.0 turbo de 128 cv pela variante de 116 cv. Esta motorização pode ser usada em uma nova versão básica do Nivus, ampliando o leque de opções.


VEJA NO CANAL

Envie seu flagra! flagra@motor1.com