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Embraer terá fábrica de carro voador no interior de São Paulo

Fábrica de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical será em Taubaté (SP)

Embraer testa carro voador experimental

Há muitas décadas se tenta criar um veículo com a capacidade de uma aeronave, mas com o custo menor e maior praticidade de um carro. Eles foram apelidares de carros voadores e já tem empresa brasileira na vanguarda desse segmento. É a Embraer, por meio de sua divisão de inovação, a Embraer X.

Ainda em março de 2021, a empresa demonstrou o primeiro vôo do protótipo de um táxi voador. Seu desenvolvimento está sendo feito pela Eve Urban Air Mobility Solutions, Inc. (Eve), uma empresa nova e independente que está aproveitando a expertise da Embraer e da Atech, uma subsidiária do Grupo Embraer, no fornecimento de softwares de gestão de tráfego aéreo, para se dedicar a desenvolver o ecossistema da Mobilidade Aérea Urbana (UAM).

Carro voador da Embraer será fabricado em Taubaté (SP)

Agora, a Eve e a Embraer anunciaram que a primeira fábrica para a produção das aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL, nome técnico do "carro voador") da Eve será localizada na cidade de Taubaté, no interior São Paulo. A planta industrial será situada em uma área a ser ampliada dentro da unidade existente da Embraer na cidade e está sujeita a aprovação final das autoridades. O local se beneficia de uma logística estratégica, além de localização próxima à sede da Embraer em São José dos Campos (SP) e da equipe de engenharia e recursos humanos da Eve.

"Quando começamos a procurar um local para fabricar nosso eVTOL, quisemos repensar como a aeronave poderia ser construída utilizando as mais recentes tecnologias e processos de fabricação, combinados com outros aspectos, como a cadeia de suprimentos e logística", disse André Stein, co-CEO da Eve. "Nosso objetivo é oferecer produtos e serviços seguros ao mercado e ser altamente competitivos em eficiência de produção. A nova linha de montagem está sendo projetada para priorizar segurança, qualidade, eficiência, produtividade e sustentabilidade", completou o executivo.

"Essa decisão está alinhada ao nosso plano estratégico de crescimento baseado em inovação e sustentabilidade. Acreditamos no enorme potencial do mercado global de Mobilidade Aérea Urbana e reforçamos nosso compromisso com a Eve como uma das principais empresas desse setor", disse Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer.

Carro voador da Embraer será fabricado em Taubaté (SP)

Em maio de 2022, a Eve anunciou uma parceria com a Porsche Consulting para definir a estratégia macro global de produção, cadeia de suprimentos e logística de seu eVTOL. Desde então, as empresas têm trabalhado juntas para pesquisar conceitos avançados de fabricação e inovação, utilizando suas expertises em aeronáutica e automobilismo para projetar um conceito de industrialização para aeronaves eVTOL.

"Estamos focados em alcançar os mais altos níveis de excelência na fabricação do eVTOL por meio dos constantes aprendizados e uma abordagem inovadora. Após extensa pesquisa em conceitos avançados de produção e inovação por mais de um ano, estamos preparados para estabelecer nossa primeira fábrica para a produção do eVTOL. Com confiança em nossas capacidades, estamos preparados para expandir de forma eficiente e sustentável o volume de produção para atender às demandas de um mercado em crescimento", acrescentou Alice Altissimo, Vice-Presidente de Gerenciamento de Programas e Operações da Eve.

Embraer testa carro voador experimental

Como funciona o eVTOL?

Controlado de forma remota, o protótipo ainda está em fase de desenvolvimento e não possui capacidade para transportar pessoas. No futuro, porém, a expectativa é que a versão final tenha um piloto e possa transportar passageiros dentro das grandes cidades para ajudar a reduzir o trânsito e a poluição - uma fase mais avançada prevê que o controle do 'táxi voador' seja totalmente autônomo. 

Adotando uma aparência futurista, o protótipo tem um design que remete a um drone gigante ou a helicópteros de controle remoto e possui dez hélices movidas por motores elétricos e pode, eventualmente, receber dois rotores para melhorar a navegação nas próximas fases do projeto.

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