Nascida em 1996 com diversas inovações em termos de espaço e dinâmica, a minivan Scénic saiu de linha no ano passado depois de mais de 26 anos de trajetória no segmento de monovolumes. Seu nome, porém, não será esquecido e brevemente será usado pela Renault em inédito crossover médio puramente elétrico.
O Scénic E-Tech Electric, como será chamado, já foi antecipado publicamente através de conceito e será revelado em versão definitiva dentro de poucos meses. A própria Renault divulgou imagens do modelo camuflado e confirmou a data de estreia: 4 de setembro. O palco para apresentação será o IAA Mobility 2023 em Munique, na Alemanha.
O design terá a mesma assinatura dos lançamentos mais recentes da Renault, especialmente o elétrico Mégane E-Tech. Não por acaso, a Scénic E-Tech compartilhará com o primo a plataforma modular CMF-EV, dedicada especialmente para carros elétricos. Curiosamente, poderá ser bem maior que o Mégane. Levando em conta as medidas do conceito, a carroceria tem 4,49 metros de comprimento, 1,90 m de largura e 1,59 m de altura.
Segundo a Renault, o SUV será o primeiro veículo de produção da empresa a incorporar a nova estratégia de desenvolvimento sustentável, meio ambiente, segurança e inclusão. Apesar do anúncio, a marca não forneceu detalhes sobre as soluções de sustentabilidade propostas pelo carro.
Também não foram divulgados dados mecânicos por enquanto. O conceito, por exemplo, tinha motor elétrico de 215 cv emprestado do Mégane E-Tech, assim como a bateria de 40 kWh. O conjunto adicionava ainda célula de combustível de 16 kW, montada no assoalho e responsável por fornecer energia extra para a bateria.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Renault Scénic, agora SUV, é eleito Carro do Ano 2024 na Europa
Mini confirma opção mais barata de seu SUV para o Brasil em 2025
Renault Scénic voltará à vida em 2024 como SUV elétrico a hidrogênio
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta
Renault Scénic sucumbe diante dos SUVs e sai de linha após 26 anos
Oficial: BMW confirma nova geração do X3 para o Brasil em 2025
Renault Oroch seguirá em linha mesmo com chegada da nova picape Niagara