A Stellantis comemora nesta semana no Brasil 47 anos de atividades do complexo industrial de Betim, em Minas Gerais. Inaugurado no dia 9 de julho de 1976 para produção do emblemático Fiat 174, o polo automotivo já produziu mais de 17 milhões de veículos desde então e ocupa posição de destaque entre as fábricas do grupo em todo o mundo.
Ao todo, o complexo reúne mais de 120 fornecedores e ocupa uma área de 2,2 milhões de metros quadrados, sendo mais de 900 mil metros quadrados de área construída. A fábrica emprega 16 mil pessoas, o que representa metade da força de trabalho da empresa em toda a América do Sul.
Além disso, Betim se destaca por possuir todas as tecnologias e recursos necessários para desenvolvimento de novos veículos em todas as fases: desde os primeiros sketches do desenho, a partir do Design Center Latam, até a realização de todos os testes de segurança para homologação, no Safety Center Latam. São 40 laboratórios e 2 mil engenheiros, designers e técnicos em toda a área estratégica para desenvolvimento de novos modelos.
Ao longo da história, o complexo produziu os mais importantes modelos da história da Fiat no Brasil, incluindo o Uno (que definitivamente colocou a marca entre as quatro grandes do país), Palio (primeiro carro com motor 1.0 e opção por airbags e freios ABS), Tempra (primeiro com ar condicionado automático), Marea (que inovou com airbags laterais) e Stilo (precursor na oferta de direção elétrica).
Atualmente, são produzidos no complexo os modelos Strada, Argo, Mobi, Pulse, Fastback e Fiorino, além do rebadge Peugeot Partner Rapid. Dos mais de e 17 milhões de veículos produzidos até hoje, cerca 4 milhões foram exportados para 37 países.
Betim é também o maior centro de produção de powertrain da América Latina. Em junho, a fábrica alcançou a marca de 1,5 milhão de motores Firefly produzidos. As famílias de motores Fire e GSE Turbo também são fabricadas por lá.
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