A Honda ADV, desde seu lançamento, é a única opção de scooter aventureira de baixa cilindrada no Brasil. A moto que começou a chegar nas lojas brasileiras no início de 2021 agora teve anunciada a apresentação de sua linha 2024. Sendo assim, a nova Honda ADV 2024 teve o preço anunciado em R$ 23.060, sem contar o frete. O aumento foi de R$ 400.
A pequena diferença de valor adianta que as mudanças para a linha 2024 da Honda ADV foram pequenas. De acordo com a montadora, a scooter aventureira ganhou uma nova opção de pintura e grafismos revisados. Saiu do catálogo a cor prata metálica, substituída pela verde com acabamento fosco. A pintura vermelha perolizada permanece desde o lançamento há praticamente 3 anos.
Até agora, havia a expectativa de que a Honda adotasse na ADV o mesmo propulsor usado na atual PCX 160, mais eficiente e potente. Como ambas as scooters compartilhavam chassi e mecânica até a renovação da PCX no ano passado, já existiam os rumores de ADV passar pela mesma mudança.
Para reforçar tal expectativa, a Honda patenteou no Brasil a ADV 160, oferecida em outros mercados globais. No entanto, questionada pelo Motor1.com Brasil, a Honda Motos do Brasil declarou por meio de porta-voz somente que não há previsão no curto prazo para que essa alteração chegue também à ADV.
Vale lembrar que a Honda prometeu mais 10 lançamentos para o mercado brasileiro até 2025. Pelo visto, estão inclusas atualizações de produtos já existentes. Com o lançamento da ADV 2024, a expectativa de mudanças maiores, incluindo o propulsor da PCX, para a scooter aventureira deve ficar somente para uma possível linha 2025, a ser lançada no ano que vem.
Baseada na PCX, a Honda ADV trouxe diversas atualizações, principalmente no conjunto de suspensão, rodas e pneus. Além disso, seu visual a separa completamente da scooter mais vendida da marca. A pequena scooter aventureira da Honda tem um pacote bem completo de itens de série, com freios a disco nas duas rodas, ABS dianteiro, iluminação total com lâmpadas de LED, chave presencial, para-brisa ajustável, painel de instrumentos com tela LCD, computador de bordo, tomada 12V e 27 litros de capacidade no porta-trecos sob o assento.
Na mecânica, a Honda ADV 2024 traz o antigo propulsor da PCX. É um monocilídrico de 149,3 cm³ que já tem arrefecimento a líquido e é capaz de entregar 13,2 cv de potência a 8.500 rpm e 1,38 kgfm de torque a 6.500 rpm. O câmbio é automático CVT. O grande diferencial da ADV, porém, está na ciclística. Ela possui um guidão mais elevado, e suspensão de maior curso. Na dianteira, o garfo telescópico passa a ter 130 mm curso, enquanto na traseira os dois amortecedores trazem reservatório de óleo em separado e 120 mm de curso a mais.
A roda traseira é 13 polegadas na ADV para acomodar pneus maiores e mais largos, já com perfil de uso misto fornecidos pela Metzeler. Possuem medidas 110/80-14 na dianteira e 130/70-13 na traseira. Além disso, o ângulo de ataque da suspensão é mais fechado, o que aumenta a agilidade da moto e melhora a superação de obstáculos. O resultado é um peso somente 1 kg maior que na PCX (indo a 127 kg). A altura do assento e em relação ao solo também são maiores: 795 mm e 165 mm, respectivamente.
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