A eletrificação no mercado brasileiro ainda é um fenômeno relativamente recente. Tanto que existem apenas 14 modelos híbridos de verdade à venda. Conhecidos pela sigla HEV (Hybrid Electric Vehicle), combinam um motor de combustão interna a um elétrico. Eles se alternam na função de mover o veículo e as baterias do sistema elétrico são carregadas pelo próprio carros.
Listamos agora, os 10 carros híbridos convencionais (HEV) mais baratos do Brasil em 2023 até agora, excluindo os híbridos-leves (MHEV) e os híbridos plugin (PHEV). Os MHEV possuem um sistema elétrico simples onde um gerador substitui o alternador e auxilia o motor de combustão, sem impulsionar o carro sozinho. Os PHEV têm baterias bem maiores, possibilitando maior autonomia elétrica, mas as baterias são carregadas em tomadas.
A vantagem dos híbridos HEV é não ter que se preocupar com carregar as baterias, ao passo em que o elétrico e o de combustão atuando juntos geram economia de combustível. Os PHEV com pouca carga nas baterias consomem mais, pois dependerão do uso do propulsor convencional para se locomover até que se recarregue as baterias.
Se você quer economia sem dores de cabeça ou planejamento para manter as baterias carregadas, veja agora quais são os híbridos convencionais com menor preço disponíveis no mercado brasileiro:
Confirmado para o Brasil no final de março de 2023, o Hyundai Kona Hybrid começou a chegar às lojas em julho. O que surpreendeu foi que, entre a confirmação e a sua chegada, o preço caiu R$ 40 mil. De série, tem faróis e lanternas de LED, bancos de couro com ajuste elétrico, ventilação e aquecimento, ar-condicionado automático, carregador sem fio, painel de instrumentos digital, função Auto Hold, 6 airbags, multimídia com tela de 10,25”, Apple CarPlay e Android Auto, Head-Up Display, piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal, assistente de saída e manutenção em faixa e detector de ponto cego.
O Toyota Corolla Altus Hybrid foi um dos primeiros carros híbridos a chegar no Brasil. O sedã também é um dos mais baratos e um dos poucos a rodar com etanol ou gasolina e qualquer proporção. Seu preço mais baixo também ajudou a popularizar os veículos híbridos no país e o sucesso do Corolla incentivou a Toyota a lançar o Corolla Cross em versão híbrida com o mesmo conjunto.
O Hyundai Ioniq é uma das mais recentes adições ao catálogo de carros híbridos no Brasil. O modelo já traz de série faróis full-LED, lanternas de LED, rodas de liga-leve de 15", bancos de couro com ajuste elétrico, ar-condicionado automático digital de 2 zonas e padronagem do interior em cinza, aviso de ponto cego, ar-condicionado automático de duas zonas, freio de estacionamento elétrico, painel de instrumentos com tela digital de 7", multimídia com tela de 10,25” com Apple CarPlay e Android Auto e um total de 7 airbags.
Inspirada pelo sucesso do Corolla Hybrid sedã, a Toyota apresentou ainda em 2021 o Corolla Cross em sua configuração eletrificada. Ambos compartilham todo o conjunto híbrido, incluindo o motor 1.8 flex, o conjunto de baterias e os motores elétricos. Para quem quer um SUV híbrido, é a segunda opção mais barata, perdendo para o Hyundai Kona HEV.
Único híbrido convencional da Kia no Brasil, o Niro na versão EX é a opção de entrada da marca para eletrificação de fato. O SUV tem um visual mais radical, com linhas marcadas e um pedaço da coluna C pintada de preto em contraste com o restante da carroceria e lanternas verticais na traseira em formato de bumerangue. Seu conjunto híbrido é o mesmo do Hyundai Ioniq.
A Great Wall Motors começou a vender seus carros no Brasil agora em 2023 e tem obtido bons resultados com a linha Haval H6. A versão HEV é a de entrada, com mais opções híbridas plugin mais caras. De série, traz head-up display, piloto automático adaptativo (ACC) com função Stop & Go, frenagem automática de emergência, alerta de pontos cegos, assistente de permanência e centralização de faixa, controle de tração, reconhecimento de placa de trânsito, sistema anticapotamento e multimídia com tela de 12,3 polegadas Android Auto e Apple CarPlay.
Única picape na lista dos carros híbridos mais baratos do Brasil, a Ford Maverick está sendo um sucesso nos EUA e chegou em maio ao mercado brasileiro. De série, ela traz de série painel digital, multimídia com tela de 8" e acesso a Apple CarPlay e Android Auto, chave com sensor de presença e botão de partida, ar-condicionado digital dual-zone, 7 airbags, assistente de frenagem com detecção de pedestres e ciclistas, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis de LED com acendimento e luz alta automáticos, câmera de ré, assistente de partida em rampa, assistente de frenagem pós-colisão e monitoramento de pressão dos pneus.
Chegando no Brasil em janeiro de 2023, o Honda Civic e:HEV é uma de duas versões da nova geração do carro, que passou a ser importado. Ele traz de série 8 airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, rodas de 17", faróis, lanternas e faróis de neblina em LEDs, sensor de chuva, sensor de luz, chave presencial com partida remota, teto-solar, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, bancos em couro, carregador por indução, sistema multimídia com tela de 9", ar-condicionado automático, painel digital de 10,2", sistema de som Bose, cancelamento de ruídos e bancos dianteiros elétricos.
Único representante da Lexus entre os 10 mais baratos, o UX 250h Dynamic traz de série o pacote Lexus Safety System, que agrega piloto automático adaptativo com frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa com correção no volante caso o carro saia da faixa de rolagem, alerta de colisão frontal, farol alto automático e alerta de tráfego traseiro.
O maior SUV híbrido da Toyota no Brasil chega a custar mais que alguns modelos da Lexus, divisão de luxo da empresa. Entre os itens de série, o modelo já oferece central multimídia com tela de 8 polegadas e com conexão Android Auto e Apple CarPlay, GPS próprio, câmera 360° com um seletor para mostrar especificamente a imagem de uma das quatro câmeras e assistente de permanência em faixa, entre outros.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota: compradores do Corolla GR ainda querem o manual
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Flagra: será esse o Toyota Corolla mais potente da história?
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Sedãs em agosto: Toyota Corolla tem mais de 70% de participação nos médios
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Teste Toyota Corolla GR-Sport 2024: o gato de caça