Gigante da tecnologia, o Google tem um dos sistemas de integração entre celular e carro mais usados do mundo: o Android Auto. Além disso, aplicativos de navegação como Maps e Waze também estão entre os mais utilizados. Nos últimos anos, a empresa deu início a um movimento de acomodar também as necessidades de usuários de carros elétricos.
Ainda em 2021, o Google atualizou os algoritmos do Maps mostrando possíveis pontos de parada para recarga de carros elétricos ao longo das rotas planejadas. Também foi adicionada uma funcionalidade para exibir rodas mais sustentáveis, não apenas as mais curtas ou rápidas. Outra novidade chegou em julho de 2022 com o acréscimo de rotas mais eficientes em consumo de energia.
Em novembro do ano passado o Google deu outro grande passo ao distribuir uma atualização do Maps. Nela, passou a ser possível a exibição de locais com a presença de carregadores rápidos, de 50kW ou mais de potência. No entanto, o mercado dos EUA viu uma expansão de mais de 60% no número de estações de recarga para carros elétricos.
Isso teria motivado o Google a realizar outra grande rodada de atualizações para o aplicativo de navegação da empresa. Agora, há três novidades para facilitar a vida dos usuários de carros elétricos. Disponível nos EUA, a atualização trouxe a possibilidade de o próprio Maps calcular a melhor rota considerando o nível de carga do carro, o trânsito no percurso e o consumo de energia, já considerando os melhores locais para se realizar paradas de recarga.
A segunda adição por lá foi um filtro de busca que permite procurar apenas por estações de recarga ultra-rápidas, aquelas com 150 kW ou mais de potência. A terceira adição foi a exibição da presença ou não de carregadores no locais buscados, além do tipo de carregador e a velocidade de recarga.
Apesar de ser um item comum, as funcionalidades de integração do Google (Android Auto) e da Apple (Car Play) não estão presentes nativamente em todos os carros elétricos de fato. É notório que as maiores representantes do segmento de veículos movidos por baterias, a Tesla e a Rivian, não trazem a funcionalidade em seus carros elétricos de forma nativa.
Já outras marcas, como a Volvo, fizeram do Android o sistema operacional nativo de suas centrais multimídia. As atualizações do Google chegarão aos carros compatíveis nos próximos meses. Porém, há grandes empresas que vão adotar outro caminho. A General Motors, por exemplo, anunciou que seus carros deixarão de oferecer Android Auto e Apple Car Play nos próximos anos. A empresa que controla grandes marcas como a Chevrolet, alegou que usará software próprio, que promete funcionar melhor com recursos de assistência à condução.
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