A BYD anunciará sua nova fábrica de carros elétricos no Brasil na próxima terça-feira, dia 04 de julho. A informação foi antecipada pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, em mensagem no twitter. A unidade será a antiga fábrica da Ford, localizada em Camaçari, e deve produzir veículos leves e ônibus.

Stella Li, presidente mundial da BYD, está no Brasil e participou do lançamento do novo carro elétrico de entrada da empresa, o Dolphin, que mostramos aqui ontem (28). Na ocasião, reportagem do InsideEVs Brasil questionou sobre a nova fábrica, mas a executiva disse que não havia nada concretizado.

BYD Tan - estática (2)

BYD Tan - SUV elétrico chega importado da China

Aparentemente, as negociações avançaram rapidamente em Brasília, após encontro entre os executivos da marca, o Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, o Senador Jacques Wagner e o Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues. Após a reunião, Rodrigues "estragou a surpresa" ao publicar um vídeo com a confirmação em sua conta no twitter:

"Acabamos de sair da reunião com a BYD, o presidente Lula, o ministro Rui Costa, com a equipe nossa, o secretário Afonso Florence, o secretário Caetano, o senador Jacques Wagner e a BYD acabou de confirmar conosco que na próxima terça-feira estaremos em Salvador anunciando a nova unidade de fabricação de automóveis elétricos no estado da Bahia, em Camaçari", disse o governador.

"Lá nós teremos todos os detalhes. Neste ato a BYD já vai apresentar alguns automóveis, coletivos, ônibus, carros pequenos e, realmente, é uma boa notícia para gente começar o segundo semestre já com a expectativa e o calendário de implantação detalhado, primeiro automóvel, que tipo de automóvel você vai ficar sabendo já na próxima terça-feira (04)", concluiu.

avaliacao---byd-yuan-plus-br-4
 

As negociações entre BYD e o governo da Bahia aqueceram a partir de outubro de 2022, ocasião em que a montadora chinesa assinou assinou protocolo de intenções com o governo da Bahia para instalações de fábrica no estado. Naquele momento, a BYD citava o interesse em produzir carros, ônibus e caminhões elétricos na região e que o acordo seria anunciado até julho. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com