O Renault Duster nasceu para ser um modelo mais acessível entre os utilitários compactos, desenvolvido pela Dacia, divisão romena da empresa que foca em carros bem baratos. Esta filosofia não vai mudar na nova geração do SUV, que roda em testes na Europa e começa a perder a camuflagem, mostrando a identidade visual renovada. A apresentação deve acontecer ainda este ano no Velho Continente, possivelmenten o final do ano, mas a estreia no Brasil pode acontecer só em 2025.
Este protótipo está sem a cobertura sobre os faróis, mostrando que terá um conjunto inspirado no conceito Bigster, com linhas em LED bem finas para a iluminação diurna. As luzes principais aparentam ficarem em volta do DRL. A grade principal ficará na logo abaixo, indo até o para-choque, outra coisa herdada do Bigster. Só esta alteração já deixará o novo Duster totalmente diferente do atual.
Olhando para o SUV de perfil, está claro que a frente manterá o formato reto, mas o mesmo não acontecerá na traseira, com um formato mais angular, usando um vidro inclinado ao invés do caimento reto. As lanternas ainda estão escondidas, então não sabemos se terá as lanternas em forma de “Y” na horizontal, como no conceito.
Embora as informações sejam escassas, a principal mudança na motorização será a chegada de uma versão híbrida. O novo Duster será feito com a plataforma CMF-B, a mesma do futuro SUV compacto nacional, não só para reduzir os custos de produção pelos ganhos em escala, como também por permitir a adoção de um motor eletrificado, permitindo que atenda as normas de emissões do Euro 7. A Renault trabalha com sistemas híbridos convencionais, usando baterias pequenas que são carregadas com o movimento do veículo, porém há rumores sobre uma possível variante híbrida plug-in no futuro.
Nossa projeção de como pode ser o novo Duster
Produzido na Romênia para toda a Europa, o novo Duster estaria com a apresentação marcada para o último trimestre de 2023, iniciando a montagem no começo de 2024. E quanto ao modelo feito em São José dos Pinhais (PR)? Recentemente, fontes revelaram à Motor1.com que a Renault está cotando peças com os fornecedores para um novo veículo, que seria lançado em 2025. Considerando a importância do Duster, atualmente o segundo carro mais vendido da marca no Brasil, a fabricante não deve demorar para renová-lo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Flagra: GWM acelera testes do Tank 300 antes do lançamento no Brasil
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Nissan Townstar, primo elétrico Kangoo, é flagrado no Brasil
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novo SUV barato da VW acelera testes antes de chegar ao Brasil em 2025
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Flagra: VW testa novo SUV Tera na terra antes do lançamento em 2025