Estamos perto do fim do ciclo de investimentos atual da Volkswagen para o Brasil, que será encerrado em 2025, ao menos para os veículos. A fabricante diz que fará mais um aporte de 1 bilhão de euros (R$ 5,25 bilhões), destinados para o desenvolvimento de motores a combustão e no uso de etanol. Enquanto isso, a fabricante fará mais seis lançamentos nos próximos dois anos, para completar as 15 novidades programadas para o país.
A ofensiva contaria com 15 lançamentos, porém não significa que são apenas carros novos ou reestlizações, pois a Volkswagen conta até mesmo edições especiais. A própria marca chegou a listar o Gol Last Edition e o Polo Track 1st Edition durante a apresentação do Virtus renovado. Desta forma, já tivemos nove dos 15 lançamentos: Jetta GLI, Polo 2023, Virtus 2023, Gol Last Edition, Polo Track 1st Edition, Polo Track, Virtus Exclusive, Polo GTS e, mais recentemente, ID.4.
Assim, a lista restante não é um mistério tão grande assim, até porque dois dos lançamentos restantes foram confirmados pela própria empresa. Outros dois estão rodando em testes há um tempo, então estão mais do que certos. Desta forma, restam duas possibilidades a serem levantadas, mas que também são um pouco óbvias. E, recentemente, fontes ligadas à marca revelaram que o Tiguan reestilizado ainda está em estudos e não faz parte desta lista, mesmo que seja lançado. Confira o que a Volkswagen trará ao Brasil nos próximos dois anos:
Este não tem o que discutir. A Volkswagen anunciou a chegada da ID.Buzz ainda em 2023, pelo sistema de assinatura Sign&Drive da marca. A sucessora elétrica da Kombi terá somente 70 unidades no país, uma referência aos 70 anos da empresa no Brasil, e não será possível comprá-la – ao menos por enquanto. Com uma autonomia declarada de 417 km, conta com um motor de 204 cv e 31,6 kgfm, mas tem uma pegada mais aspiracional ao invés de ser um veículo de trabalho como a Velha Senhora.
A picape foi confirmada pela própria VW há um tempo, em uma apresentação na Argentina, quando o ex-CEO da marca na América Latina, Pablo Di Si, ainda revelou que a nova geração da caminhonete não chegaria à região. Ao invés disso, ganhará um novo visual inspirado no modelo global, para que continue nas concessionárias “por mais 10 anos”, com lançamento programado para 2024. Espere pela adição de mais equipamentos para que consiga enfrentar a nova geração de picapes que está chegando, como a Ford Ranger e a Chevrolet S10, ganhando itens como mais airbags e assistentes de condução.
Com a Chevrolet Montana mudando de segmento, sobrou para a Saveiro fazer frente à Fiat Strada, mas para isso precisa ao menos de uma renovação. A picape compacta está rodando em testes há meses e, apesar da camuflagem, aparenta ter adotado uma grade baseada no Taos e faróis com o memso formato que o do Nivus (apesar de não usar LED). Como as regras de emissões são diferentes para comerciais leves, a Saveiro deve seguir com o motor 1.6 MSI 16V de 116 cv e 16,1 kgfm, sempre com câmbio manual de 5 marchas – seria bom ganhar uma opção automática para enfrentar a Strada CVT.
Apresentado na Europa no começo de julho, o Volkswagen T-Cross fará sua mudança de meia-vida no Brasil somente no ano que vem – a linha 2024 do SUV compacto chegou às concessionárias no início de junho. Se seguir o que foi visto no modelo europeu, terá mudanças no para-choque, grade iluminada como o Taos e um interior mais refinado, adotando materiais de acabamento melhores no lugar do plástico rígido.
Uma das possibilidades para a lista de lançamentos da Volkswagen é a renovação visual do Nivus. O SUV-cupê compacto apareceu em testes uma vez, cobrindo apenas a frente e a traseira, indicando que os trabalhos foram iniciados. O único protótipo avistado até agora estava sem os freios a disco, o que pode indicar uma mudança semelhante à do Polo, recebendo o motor 1.0 turbo de 116 cv, ao menos para uma opção de entrada – esta configuração é produzida para o mercado argentino.
Não parece, mas o Taos já completou dois anos no mercado. Em 2025, terá chegado ao seu quarto ano, exatamente o momento para que receba uma atualização no design. O utilitário médio acabou de mudar na China, onde é conhecido como Tharu, e a variante chinesa pode inspirar a traseira da versão produzida na Argentina, adotando novas laternas, mais finas e com uma faixa iluminada na tampa do porta-malas.
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