Desde que foram lançadas, a Ram 2500 e 3500 são vítimas de uma série limitações. Classificadas como caminhão por conta do peso bruto total (PBT), exigem habilitação C e precisam respeitar a legislação para veículos pesados. Isso inclui seguir limites de velocidade menores e ter que manter as faixas da direita nas estradas e vias expressas.
Além disso, na capital paulista, a dupla precisa respeitar o rodízio específico para caminhões, com uma série intrincada de áreas e horários que não podem circular. No caso específico da Ram 3500, era obrigatório o uso de "registrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo", o popular tacógrafo. O dispositivo é exigido para veículos com PBT superior a 4.536 kg. Com 5.417 kg de PBT, a Ram 3500 vem com tacógrafo de fábrica, mas a 2500 não.
No entanto, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a resolução 993 e vai alterar a vida dos donos de Ram 3500 no Brasil. A nova legislação continua exigindo o tacógrafo para veículos com PBT superior a 4.536 kg, porém, abre uma exceção para aqueles que "para caminhões em que a carroceria faz parte do projeto original do veículo, com características semelhantes a uma caminhonete e comprimento inferior a 7 m".
Sendo assim, a nova regra dispensa o uso de tacógrafo na Ram 3500 numa medida que parece sobre medida para a picape grande, que tem 6,06 m de comprimento. Além do tacógrafo, a 3500 também ficará isenta do uso de faixa ou dispositivo retrorrefletiva nas laterais. A resolução 993 do Contran entrará em vigor no dia 3 de julho de 2023. As Ram 3500 que já possuem o dispositivo serão dispensadas de seu uso, enquanto as novas poderão já vir sem o tacógrafo.
Não é a toa que a Ram 3500 é classificada como caminhão no Brasil. A picape tem 3.665 kg de peso em ordem de marcha, 1.752 kg de carga útil e ainda pode levar 9.021 kg em reboque. Para dar conta de tudo isso, ela usa o mesmo motor Cummins 6.7 (6.690 cm³) turbodiesel da Ram 2500 com 6 cilindros em linha.
No modelo maior, porém, ele entrega 377 cv de potência a 2.800 rpm e 117,3 kgfm de torque a 1.700 rpm. Se o números pareceram vindos de um caminhão, é porque são mesmo: o propulsor é da mesma família Cummins ISB usado por caminhões como o DAF CF 7 litros. O foco na capacidade se mostra em itens como seletor de intensidade do freio motor, algo que é comum nos caminhões para auxiliar nas frenagens desgastando menos os freios. Para levar tudo isso, a picape continua utilizando um câmbio automático de 6 marchas com alavanca seletora na coluna, tração 4x4 e caixa de redução.
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