Vendas de carros na China superam 2 milhões de unidades pelo 3º mês seguido
Com modelo da BYD à frente, sedãs comandam top 10 local
O maior mercado automotivo mundial segue demonstrando sua força. Com 2,382 milhões de veículos novos comercializados em maio de acordo com a CAAM, associação de fabricantes na China, o crescimento em relação ao mesmo período de 2022 foi de quase 28%. Vale destacar que, há um ano, o país estava seriamente afetado pela Covid-19 e por fábricas fechadas.
Este foi o 4º mês seguido com avanços e o 3º com mais de 2 milhões de unidades – número que o Brasil possivelmente não atingirá em todo o ano de 2023. O acumulado (10,617 milhões), que era negativo até março, agora já é 11,1% superior. Na disputa entre as montadoras, o destaque continua sendo a BYD.
Com 209.730 unidades, a marca local cresceu 84% nos últimos doze meses, chegou à sua 7ª liderança – a 4ª consecutiva – e já abriu mais de 87 mil unidades de vantagem sobre a vice Volkswagen (173.803). A Toyota, com 147.514 unidades, completou o pódio. Novamente líder entre as montadoras premium, a BMW (57.127), assim como a Wuling (56.782), vendeu menos do que há um ano.
POS. |
MARCA |
MAI.23 |
% PART. 2023 |
MAI.22 |
% PART. 2022 |
VAR. 2023/2022 |
1º |
BYD |
209.730 |
8,8% |
113.903 |
6,1% |
84,1% |
2º |
VW |
173.803 |
7,3% |
172.527 |
9,3% |
0,7% |
3º |
TOYOTA |
147.514 |
6,2% |
141.688 |
7,6% |
4,1% |
4º |
HONDA |
101.139 |
4,2% |
82.058 |
4,4% |
23,3% |
5º |
CHANGAN |
82.271 |
3,5% |
67.080 |
3,6% |
22,6% |
6º |
GAC |
76.533 |
3,2% |
49.292 |
2,6% |
55,3% |
7º |
GEELY |
67.582 |
2,8% |
62.002 |
3,3% |
9,0% |
8º |
BMW |
57.127 |
2,4% |
62.567 |
3,4% |
-8,7% |
9º |
NISSAN |
56.913 |
2,4% |
53.032 |
2,8% |
7,3% |
10º |
WULING |
56.782 |
2,4% |
59.268 |
3,2% |
-4,2% |
11º |
AUDI |
55.203 |
2,3% |
50.624 |
2,7% |
9,0% |
12º |
MERCEDES-BENZ |
53.860 |
2,3% |
42.770 |
2,3% |
25,9% |
13º |
BUICK |
46.028 |
1,9% |
50.990 |
2,7% |
-9,7% |
14º |
TESLA* |
42.508 |
1,8% |
32.165 |
1,7% |
32,2% |
15º |
HAVAL |
39.043 |
1,6% |
41.748 |
2,2% |
-6,5% |
16º |
CHERY |
35.970 |
1,5% |
59.739 |
3,2% |
-39,8% |
17º |
LI* |
28.277 |
1,2% |
- |
- |
- |
18º |
HYUNDAI* |
23.107 |
1,0% |
- |
- |
- |
19º |
HONGQI* |
23.024 |
1,0% |
25.020 |
1,3% |
-8,0% |
20º |
DONGFENG |
20.664 |
0,9% |
31.197 |
1,7% |
-33,8% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
2.382.000 |
100,0% |
1.862.000 |
100,0% |
27,9% |
|
ACUMULADO |
10.617.000 |
100,0% |
9.555.000 |
100,0% |
11,1% |
Já entre os modelos, o Qin Plus (42.887) registrou seu novo recorde de vendas ao crescer quase 140% frente ao ano passado, assegurando sua 2ª liderança seguida. O resultado fez com que o representante da BYD assumisse também a posição de honra no acumulado. Versão local do Sentra, o Nissan Sylphy (35.396) veio na sequência, com o Tesla Model Y (31.054) completando o pódio – o modelo da marca norte-americana é o 2º no ano.
Além do líder, a BYD emplacou outros 3 modelos entre os 8 primeiros: o Dolphin (29.081) – próximo lançamento no mercado brasileiro -, o Yuan Plus (26.072) e o Song Plus (22.079), único do top 10 em baixa. Além dos dois primeiros colocados, VW Lavida (25.326), Gac Aion S (25.233) e VW Sagitar (21.126) garantiram cinco sedãs entre os dez veículos mais vendidos.
POS. |
MODELO |
MAI.23 |
% PART. 2023 |
MAI.22 |
% PART. 2022 |
VAR. 2023/2022 |
1º |
BYD QIN PLUS |
42.887 |
1,8% |
17.943 |
1,0% |
139,0% |
2º |
NISSAN SYLPHY |
35.396 |
1,5% |
33.030 |
1,8% |
7,2% |
3º |
TESLA MODEL Y |
31.054 |
1,3% |
20.032 |
1,1% |
55,0% |
4º |
BYD DOLPHIN* |
29.081 |
1,2% |
- |
- |
- |
5º |
BYD YUAN PLUS |
26.072 |
1,1% |
11.500 |
0,6% |
126,7% |
6º |
VW LAVIDA |
25.326 |
1,1% |
18.588 |
1,0% |
36,2% |
7º |
GAC AION S |
25.233 |
1,1% |
10.530 |
0,6% |
139,6% |
8º |
BYD SONG PLUS |
22.079 |
0,9% |
31.989 |
1,7% |
-31,0% |
9º |
CHANGAN CS75 |
21.716 |
0,9% |
13.797 |
0,7% |
57,4% |
10º |
VW SAGITAR |
21.126 |
0,9% |
18.322 |
1,0% |
15,3% |
11º |
WULING HONGGUANG MINI EV |
20.346 |
0,9% |
34.037 |
1,8% |
-40,2% |
12º |
BYD HAN |
20.158 |
0,8% |
23.934 |
1,3% |
-15,8% |
13º |
TOYOTA CAMRY |
19.762 |
0,8% |
22.426 |
1,2% |
-11,9% |
14º |
GAC AION Y* |
19.306 |
0,8% |
- |
- |
- |
15º |
HONDA CR-V |
17.670 |
0,7% |
10.018 |
0,5% |
76,4% |
16º |
VW PASSAT |
17.503 |
0,7% |
16.391 |
0,9% |
6,8% |
17º |
TOYOTA COROLLA |
17.094 |
0,7% |
10.300 |
0,6% |
66,0% |
18º |
GEELY BOYUE |
16.706 |
0,7% |
10.707 |
0,6% |
56,0% |
19º |
CHANGAN EADO |
15.438 |
0,6% |
11.637 |
0,6% |
32,7% |
20º |
VW MAGOTAN |
15.077 |
0,6% |
14.184 |
0,8% |
6,3% |
21º |
HAVAL H6 |
14.849 |
0,6% |
20.088 |
1,1% |
-26,1% |
22º |
MERCEDES CLASSE E L* |
14.600 |
0,6% |
- |
- |
- |
23º |
TOYOTA FRONT LANDER* |
14.509 |
0,6% |
- |
- |
- |
24º |
WULING BINGO* |
14.164 |
0,6% |
- |
- |
- |
25º |
HAVAL BIG DOG* |
14.076 |
0,6% |
- |
- |
- |
26º |
BMW SÉRIE 3 L |
14.009 |
0,6% |
16.523 |
0,9% |
-15,2% |
27º |
CHANGAN UNI-V* |
13.647 |
0,6% |
- |
- |
- |
28º |
BYD SONG PRO* |
13.501 |
0,6% |
- |
- |
- |
29º |
VW TIGUAN L* |
13.332 |
0,6% |
- |
- |
- |
30º |
TOYOTA RAV4 |
13.261 |
0,6% |
18.110 |
1,0% |
-26,8% |
31º |
AUDI A6 L |
13.245 |
0,6% |
13.327 |
0,7% |
-0,6% |
32º |
AUDI Q5 L |
13.104 |
0,6% |
12.104 |
0,7% |
8,3% |
33º |
GEELY EMGRAND |
13.016 |
0,5% |
13.351 |
0,7% |
-2,5% |
34º |
TOYOTA WILDLANDER |
12.843 |
0,5% |
13.211 |
0,7% |
-2,8% |
35º |
BYD TANG* |
12.337 |
0,5% |
- |
- |
- |
36º |
VW BORA |
12.277 |
0,5% |
22.201 |
1,2% |
-44,7% |
37º |
BUICK GL8* |
11.963 |
0,5% |
- |
- |
- |
38º |
MERCEDES CLASSE C L |
11.929 |
0,5% |
13.191 |
0,7% |
-9,6% |
39º |
GEELY XINGYUE L* |
11.902 |
0,5% |
- |
- |
- |
40º |
BUICK VERANO |
11.842 |
0,5% |
12.045 |
0,6% |
-1,7% |
41º |
HONDA ACCORD |
11.783 |
0,5% |
11.707 |
0,6% |
0,6% |
42º |
TESLA MODEL 3 |
11.454 |
0,5% |
12.133 |
0,7% |
-5,6% |
43º |
VW TAYRON* |
11.385 |
0,5% |
- |
- |
- |
44º |
HYUNDAI ELANTRA* |
11.307 |
0,5% |
- |
- |
- |
45º |
HONDA CIVIC* |
11.299 |
0,5% |
- |
- |
- |
46º |
AUDI A4 L |
11.246 |
0,5% |
13.484 |
0,7% |
-16,6% |
47º |
BMW X3 |
11.242 |
0,5% |
10.955 |
0,6% |
2,6% |
48º |
LI L7* |
11.119 |
0,5% |
- |
- |
- |
49º |
DENZA D9* |
11.005 |
0,5% |
- |
- |
- |
50º |
CHEVROLET MONZA* |
10.978 |
0,5% |
- |
- |
- |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?
Kia diz que sua picape rival da Hilux é mais bonita pessoalmente
BYD Song promete recorde de vendas em dezembro; veja o ranking
Sabotagem econômica barra mercado de 3 milhões de veículos
Polo e HB20 sobem, 208 cai: veja os hatches mais vendidos em novembro
Nissan e Honda estariam iniciando negociações para fusão
Com fim do Cactus, Citroen mata C4 no país; relembre história