Durante o Festival Interlagos, evento que está ocorrendo no principal autódromo da capital paulista até 25 de junho, a Yamaha anunciou um lançamento para o mercado brasileiro. Trata-se da R15, menor esportiva "pura" da linha R da marca. Ela já era oferecida em outros mercados, como o asiático, mas será comercializada também em nosso país.
A nova Yamaha R15 deve começar a chegar às lojas nacionais da marca a partir de novembro, mas a empresa já está aceitando reservas por meio de pré-venda. Ela será feita por meio do site da Yamaha e mediante ao pagamento inicial de R$ 2.000. O preço anunciado para a pequena esportiva é de R$ 18.999 sem frete.
Apesar de a R15 se enquadrar no segmento de baixa cilindrada (até 160 cm3), a Yamaha está apostando em um nicho que quer desempenho e tecnologia por valores menores. A esportiva usa um propulsor monocilíndrico de 155 cm3. Nada muito fora do normal até se ver o restante dos atributos mecânicos.
O motor da Yamaha R15 será o primeiro da categoria no Brasil a contar com arrefecimento por líquido refrigerante e radiador. Mas não é a única novidade, pois a esportiva de entrada da marca utiliza um comando de válvulas variável na admissão (VVA). Com isso, ele entrega 18,8 cv de potência a 10.000 rpm e 1,5 kgfm de torque a 8.500 rpm. Porém, roda apenas com gasolina.
Acompanhando o propulsor, a Yamaha R15 utilizará uma transmissão mecânica de 6 velocidades, enquanto a embreagem conta com assistência deslizante. O item é mais comum em modelos de cilindrada maior e atua de forma a ajudar a evitar o travamento da roda traseira em situações de reduções fortes de marcha.
A esportiva tem 1.325 mm de entre-eixos, altura de 815 mm para o assento e peso em rodem de marcha de 141 kg. O tanque acomoda até 11 litros de combustível. Na ciclística, usa rodas de liga leve com 17” e suspensão traseira com balança monoamortecida de alumínio com curso de 97 mm. Na dianteira, já usa tubos de 41 mm diâmetro, os mesmos da Fazer 250 (FZ25), e seu curso é de 130 mm.
A medida usada nos é 100/80-17 na dianteira, 140/70-17 na traseira, a mesma utilizada na irmã R3. Na frente, a R15 usa freio a disco de 282 mm de diâmetro com pinça de duplo pistão, enquanto a traseira traz disco de 220 mm e pinça de um pistão. Ambos já contam com sistema ABS de série.
A nova Yamaha R15 ainda traz de série faróis de LED e painel de instrumentos digital com fundo branco. No display estão conta-giros, medidor de combustível, indicador de marcha, indicador VVA, Shif Light e computador de bordo multifunções.
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