A linha 2023 do Renault Master foi apresentada ao mercado brasileiro ainda em janeiro do ano passado. Enquanto recebeu um novo visual e um pouco mais de potência a partir do motor 2.3 turbodiesel, o furgão está na mesma geração há mais de 10 anos na Europa e a marca já testa um substituto que pode não demorar pra chegar.
A primeira vez em que flagramos a nova geração do Renault Master foi em janeiro, enquanto a marca realizava testes em condições de baixas temperaturas no norte da Europa. Agora, durante o verão europeu, o Master foi flagrado novamente, mais ao sul do continente, fazendo os testes em temperaturas mais elevadas. Este flagra já tem um pouco menos de camuflagens do que o primeiro, mas ainda não é o suficiente para revelar grandes detalhes do visual.
Olhando com mais cuidado, tanto os faróis quanto as lanternas também parecem já ser componentes de produção. No entanto, por estarem ainda bastante camuflados fica difícil dizer qual é a sua forma final. O que podemos adiantar é que o furgão ou van deverá herdar a atual linguagem visual da Renault, caracterizada principalmente pelos faróis mais recortados e design mais arredondado.
Porém, o modelo comercial deverá ter novidades na motorização. Atualmente a Renault já conta com uma versão elétrica do Master na Europa com uma pequena bateria de 55 kWh, o que é suficiente para rodar cerca de 190 km, isso de acordo com o padrão WLTP. Não é um número muito expressivo, mas a boa notícia é que seu sucessor poderá surgir com uma bateria consideravelmente maior, o que vai aumentar sua autonomia e consequentemente sua capacidade de rodar em entregas entre cidades.
Como você deve imaginar, a Master com motor elétrico não será o motor mais popular do furgão. Assim como no Brasil, na Europa as vans e furgões a diesel ainda dominam as vendas entre veículos comerciais leves. Desta forma, o novo Renault Master deverá contar ao menos com uma versão movida a diesel – apesar das normas de emissões cada vez mais rígidas no continente. O modelo atual é vendido com um motor 2.3 turbodiesel que entrega até 180 cavalos, que deverá ser mantido para a nova geração. No Brasil, o propulsor entrega somente 136 cv.
Existem rumores que o novo Master poderá ganhar ainda uma variante movida a hidrogênio. A Renault chegou a apresentar no passado o Master H2-TECH como um projeto piloto de veículo comercial com célula de combustível, assim, é possível que o novo modelo comercial tenha novidades nesse sentido. A expectativa é de que a nova geração do Renault Master seja apresentada para o mercado Europeu no ano que vem, podendo desembarcar como linha 2024 ou 2025 já.
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