No Salão do Automóvel de Milão de 2022, uma empresa italiana chamada Grupo DR introduziu por lá uma nova marca: a Sportequipe. Se você olhou as fotos e achou os carros familiares, não está errado. São os modelos da Chery chegando ao mercado italiano nos mesmos moldes do Brasil, com uma parceira local.
Enquanto no Brasil, a CAOA Chery teve um bom crescimento nos últimos anos, na Itália a situação é bem diferente. Um ano depois de chegar, a Sportequipe ainda não decolou nas vendas. Foram somente 268 emplacamentos em 2022, com mais 43 unidades comercializadas nos primeiros cinco meses de 2023. Ainda assim, nossos colegas do Motor1.com Itália ainda dizem que a marca desperta o interesse dos consumidores italianos.
Talvez seja porque seus preços, embora mais altos do que os de seus equivalentes, continuam competitivos na Itália. Outro motivo seria que a Sportequipe é uma das últimas empresas naquele mercado a ainda acreditar firmemente no gás natural como combustível, ainda sem pular de cabeça na eletrificação. Confira a linha de produtos da Chery, ou Sportequipe, na Itália.
Sportequipe 1
O único que ainda não está à venda da Itália também é o único 100% elétrico da Sportequipe. É um carro urbano movido a bateria com 3,2 metros de comprimento. À venda por 25.900 euros (R$ 136 mil), acaba sendo até mais barato que o CAOA Chery iCar, que sai por R$ 149.990 no Brasil. Lá, tem o mesmo conjunto daqui, com motor de 45 kW (61 cv), autonomia de até 250 km e uma bateria de 31 kWh que pode ser totalmente recarregada em 30 minutos quando conectada a uma tomada de 50 kW. Sportequipe 5.
O menor SUV do Sportequipe é equivalente ao nosso CAOA Chery Tiggo 5X, mas sem ser híbrido leve. O que assusta mesmo na Itália é seu preço inicial de 36.000 euros, ou cerca de 190 mil. É bem mais que os R$ 119.990 cobrados pelo Tiggo 5X Sport no Brasil. Na Itália, tem motor 1.5 turbo a gasolina de 154 cv ou com uma versão que pode rodar com gás natural. Estão incluídos no preço rodas de liga leve de 20", barras de teto, faróis totalmente em LED, câmeras de 360°, teto solar, ar-condicionado automático de duas zonas, central multimídia com tela de 12,3", instrumentação digital e controle de cruzeiro.
Baseado no Chery Tiggo 7, o Sportequipe 6 tem 4,5 metros de comprimento e, como Sportequipe 5, é equipado com o motor turbo a gasolina 1.5, entregando os mesmos 154 cv e também está disponível com opção de rodar com gás natural. Nesse caso, o propulsor é acoplado exclusivamente à uma transmissão automática CVT.
À venda a partir de 38.000 euros (R$ 200 mil), tem praticamente o mesmo preço do CAOA Chery Tiggo 7 Pro Max Drive, que sai por R$ 197.990 no Brasil. Na Itália, ele vem de fábrica com rodas de 20 polegadas, vidros escurecidos, faróis totalmente em LED, teto solar panorâmico, ar-condicionado automático de duas zonas, bancos de couro, bancos dianteiros com ajuste elétrico, central multimídia de 12,3 polegadas e controle de cruzeiro.
O carro-chefe da linha por enquanto é o Sportequipe 7, que não é um Tiggo 7. Ele é um Tiggo 8 Pro, oferecendo espaço para até 7 passageiros e a mesma opção de motores que seus irmãos menores. Seus preços partem de de 40.000 euros na Itália (R$ 210,7 mil). No Brasil, seu equivalente sai por R$ 209.990. De série, já traz rodas de liga leve de 20 polegadas, câmeras 360°, luzes totalmente em LED, iluminação interna em várias cores, controle climático de duas zonas, monitor de 12,3 polegadas, chave presencial e controle de cruzeiro.
Sportequipe 8
O Sportequipe 8 ainda não está no mercado italiano, e como no Brasil com o Tiggo 8 PHEV, será um híbrido plugin. Ele também usa o 1.5 turbo dos demais modelos e, sim, rodará com gasolina ou gás natural. É isso mesmo, o próximo SUV de 7 lugares da Sportequipe terá um trem de força com 3 fontes de energia e oferecendo uma autonomia total de 1.500 km.
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