O mês de junho tem sido de expectativa crescente pelo lançamento da nova Ram Rampage, picape inédita feita sobre a mesma arquitetura da Fiat Toro. Sua produção já teve início e a novidade deve chegar às lojas em breve. Em tese, deveria ser a primeira Ram fabricada no Brasil, mas Toro e Strada feitas aqui já saem para exportação com o nome da marca de veículos comerciais da Stellantis.
Na realidade, a Rampage 2024 será a primeira Ram produzida E vendida no Brasil. Sua chegada, porém, pode alterar os planos da Stellantis em mercados fora do nosso país. Usando os mercados colombiano e mexicano como exemplo, Fiat Strada e Fiat Toro eram comercializadas como Ram 700 e Ram 1000, respectivamente. Mas isso pode mudar.
Ram 1000
A Ram 1000, ou a nossa Toro, já não consta mais nos sites da Ram para estes mercados internacionais, enquanto a Ram 700 (Strada) segue comercializada normalmente. A Stellantis ainda não confirma a movimentação, mas a chegada da nova Rampage 2024 pode ter decretado o fim da "carreira internacional" da Fiat Toro, ao menos nos mercados da Colômbia e do México.
Hoje, a única região da América Latina onde a Ram 1000 ainda aparece disponível para comercialização é o Caribe. Isso não quer dizer a Fiat Toro será descontinuada completamente. Sua produção para o mercado brasileiro continuará novamente, incluindo a exportação para a Argentina. A picape apenas compartilhará a linha de produção de Goiana (PE) com a nova Ram Rampage 2024.
Isso acontece porque a nova picape é o quarto produto fabricado no Brasil com a plataforma Small Wide da Stellantis. Ela foi projetada inicialmente para o Jeep Renegade, que deu início à operação da linha de montagem pernambucana. Hoje, a arquitetura também é a base dos Jeep Compass e Commander, além da Fiat Toro e agora a Ram Rampage. Todos produtos fabricados em Goiana.
Em desenvolvimento já há algum tempo, a Ram Rampage vem de uma série de flagras desde o início de 2023. Agora, no começo de junho, a marca confirmou seu nome após uma série de especulações a este respeito. Já no último dia 7 foi a vez de a produção ter início em Goiana, em cerimônia que contou com a presença do presidente Lula.
As primeiras imagens oficiais reveladas ainda com fundos escuros para não mostrar os detalhes. Ainda assim, fica muito perceptível na linha de cintura lateral da picape que a sua base é a mesma da Fiat Toro, com as duas picapes tendo mais do que uma pequena semelhança visual.
A dianteira, por outro lado, é bem mais próxima do visto nos produtos da Ram. Os faróis são mais afilados, enquanto a grade, em formato de trapézio, traz o nome da marca em letras garrafais ao centro. Como visto anteriormente, o capô da Rampage traz elevações marcadas, como nos modelos 1500 Rebel. A dianteira em si é bem mais vertical que a da Toro.
A traseira se diferencia mais da picape da Fiat com grandes lanternas verticais iluminadas por LEDs. A tampa da caçamba tem abertura convencional e novamente o nome Ram em letras grades. Os paralamas dianteiros parecem ter um visual mais alargado, mas na verdade é efeito e o vídeo que a marca divulgou mostrou que a unidade exibida tinha tração nas quatro rodas. Por dentro, ficou mais fácil ver o painel de instrumentos digital, o mesmo do Compass e do Commander, mas com um visual mais próximo da Ram.
Os compradores poderão escolher entre entre algumas opções de acabamentos. Elas incluiriam tanto opções mais voltada para trabalho quanto modelos mais esportivos. O padrão de nomenclatura deverá ser o mesmo adotado internacionalmente pela Ram e distinguirá cada modelo conforme proposta de mercado (luxo, esportividade ou trabalho).
Entre os equipamentos, haverá freio de estacionamento com acionamento eletrônico e botão giratório para seleção das marchas, além de estribos com função automática e capota rígida retrátil com acionamento eletrônico. Nas colunas A, haverá alça de mão como nas demais picapes da Ram.
Sob o capô, o destaque ficará por conta do Hurricane 4 2.0 turbo de 4 cilindros em linha. O propulsor já é usado em outros modelos da Stellantis, como no Jeep Wrangler, e conta com duplo comando variável e injeção direta de combustível. Ainda não se sabe se ele será transformado em flex para o mercado brasileiro. No entanto, no modelo da Jeep com gasolina já entrega 272 cv de potência a 5.250 rpm e 40,8 kgfm de torque a 3.000 rpm.
Apesar dos números ainda não divulgados, a Ram de antemão afirma que a picape será a mais rápida produzida no Brasil. O câmbio automático de 9 marchas - usado pelos diversos produtos da Stellantis - também é dado como certo. A transmissão também será adotada pelas versões turbodiesel. A tração será 4x4 com acionamento eletrônico, da mesma forma que os demais modelos construídos sobre a base Small Wide.
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