Após registrar avanço em abril, as vendas diretas recuaram em maio. Dos 166.361 veículos emplacados no mês passado, 47,94% foram através da modalidade. A Fiat, com 26,49% de participação de mercado, completou 33 meses consecutivos no topo. VW (19,27%), Chevrolet (16,25%) – estas em posições invertidas em relação a abril – Jeep (8,95%) e Toyota (6,53%) completaram o top 5.
A grande surpresa do mês foi a liderança do VW Polo (4.049) – 6º colocado em abril -, com mais da metade de seus registros fora do varejo. Nº 1 entre os SUVs e crossovers, o Jeep Compass (3.508) garantiu a 2ª posição com pouca vantagem em relação ao Chevrolet Onix Plus (3.442), líder entre os sedãs. VW T-Cross (2.951) e Jeep Renegade (2.724) completaram o top 5.
Terceiro no último ranking, o Chevrolet Onix (2.269) caiu para o 8º lugar ao ser superado pelo Fiat Mobi (2.675) e pelo Fiat Argo (2.620). Chevrolet Tracker (2.251) e Fiat Cronos (2.052) – o mais dependente da modalidade dentre os dez primeiros – vieram na sequência. Assim como em abril, o Toyota SW4 (56) foi o menos dependente, concentrando mais de 95% de suas vendas no varejo. Na Volvo, à exceção do XC90 (113), todos os demais modelos presentes no top 50 tiveram 100% de suas unidades registradas na modalidade.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
MAI.23 (A) |
1º |
VW POLO |
4.049 |
53,03% |
7.636 |
2º |
JEEP COMPASS |
3.508 |
63,09% |
5.560 |
3º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
3.442 |
61,20% |
5.624 |
4º |
VW T-CROSS |
2.951 |
49,09% |
6.012 |
5º |
JEEP RENEGADE |
2.724 |
63,66% |
4.279 |
6º |
FIAT MOBI |
2.675 |
63,75% |
4.196 |
7º |
FIAT ARGO |
2.620 |
55,63% |
4.710 |
8º |
CHEVROLET ONIX |
2.269 |
32,66% |
6.947 |
9º |
CHEVROLET TRACKER |
2.251 |
41,41% |
5.436 |
10º |
FIAT CRONOS |
2.052 |
69,56% |
2.950 |
11º |
NISSAN KICKS |
2.044 |
48,53% |
4.212 |
12º |
VW NIVUS |
2.009 |
46,29% |
4.340 |
13º |
HYUNDAI HB20 |
1.735 |
40,87% |
4.245 |
14º |
TOYOTA YARIS HATCH |
1.618 |
65,83% |
2.458 |
15º |
RENAULT DUSTER |
1.459 |
65,40% |
2.231 |
16º |
VW VIRTUS |
1.190 |
43,37% |
2.744 |
17º |
FIAT PULSE |
1.037 |
29,71% |
3.490 |
18º |
CHEVROLET SPIN |
999 |
66,96% |
1.492 |
19º |
PEUGEOT 208 |
979 |
39,75% |
2.463 |
20º |
TOYOTA COROLLA |
969 |
24,90% |
3.891 |
21º |
GWM HAVAL H6 |
960 |
100,00% |
960 |
22º |
JEEP COMMANDER |
901 |
46,09% |
1.955 |
23º |
FIAT FASTBACK |
832 |
28,27% |
2.943 |
24º |
RENAULT KWID |
811 |
29,76% |
2.725 |
25º |
VW TAOS |
811 |
52,83% |
1.535 |
26º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
771 |
72,19% |
1.068 |
27º |
CITROËN C3 |
727 |
45,24% |
1.607 |
28º |
HYUNDAI HB20S |
686 |
49,57% |
1.384 |
29º |
HYUNDAI CRETA |
655 |
12,43% |
5.268 |
30º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
626 |
16,78% |
3.731 |
31º |
HONDA HR-V |
515 |
11,25% |
4.578 |
32º |
RENAULT SANDERO |
499 |
83,44% |
598 |
33º |
VOLVO XC60 |
380 |
100,00% |
380 |
34º |
NISSAN SENTRA |
309 |
48,58% |
636 |
35º |
HONDA CITY |
300 |
26,06% |
1.151 |
36º |
HONDA CITY HATCH |
259 |
26,76% |
968 |
37º |
VOLVO XC40 |
191 |
100,00% |
191 |
38º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
165 |
82,50% |
200 |
39º |
NISSAN VERSA |
156 |
23,15% |
674 |
40º |
RENAULT LOGAN |
149 |
87,13% |
171 |
41º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
127 |
18,81% |
675 |
42º |
AUDI Q5 |
121 |
82,31% |
147 |
43º |
VOLVO XC90 |
113 |
99,12% |
114 |
44º |
CITROËN C4 CACTUS |
103 |
43,28% |
238 |
45º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
79 |
13,57% |
582 |
46º |
FORD BRONCO |
75 |
40,54% |
185 |
47º |
CHEVROLET EQUINOX |
73 |
20,92% |
349 |
48º |
VOLVO C40 |
73 |
100,00% |
73 |
49º |
PEUGEOT 2008 |
56 |
38,10% |
147 |
50º |
TOYOTA SW4 |
56 |
4,52% |
1.238 |
Já entre os comerciais leves, a dobradinha da Fiat voltou a acontecer após a interrupção em abril, com a Strada à frente da Toro por quase 3 mil unidades (6.932 x 3.949). Em seu 3º mês cheio, a Chevrolet Montana (1.725) repetiu a presença no top 5, mas ainda atrás da Chevrolet S10 (2.019). Líder no varejo, a Toyota Hilux (1.167) teve menos de 30% de seus registros em vendas diretas.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
MAI.23 (A) |
1º |
FIAT STRADA |
6.932 |
71,35% |
9.716 |
2º |
FIAT TORO |
3.949 |
79,20% |
4.986 |
3º |
VW SAVEIRO |
3.698 |
95,48% |
3.873 |
4º |
CHEVROLET S10 |
2.019 |
84,97% |
2.376 |
5º |
CHEVROLET MONTANA |
1.725 |
48,01% |
3.593 |
6º |
TOYOTA HILUX |
1.167 |
29,28% |
3.986 |
7º |
RENAULT OROCH |
874 |
77,00% |
1.135 |
8º |
RENAULT MASTER |
799 |
74,53% |
1.072 |
9º |
FIAT FIORINO |
796 |
74,32% |
1.071 |
10º |
VW AMAROK |
620 |
76,35% |
812 |
11º |
NISSAN FRONTIER |
593 |
73,21% |
810 |
12º |
MITSUBISHI L200 |
409 |
43,65% |
937 |
13º |
FORD RANGER |
314 |
20,12% |
1.561 |
14º |
FORD F150 |
189 |
99,47% |
190 |
15º |
RAM CLASSIC |
152 |
66,96% |
227 |
16º |
FIAT SCUDO |
144 |
51,43% |
280 |
17º |
RAM 3500 |
132 |
34,83% |
379 |
18º |
FORD TRANSIT |
95 |
37,11% |
256 |
19º |
PEUGEOT PARTNER |
84 |
62,69% |
134 |
20º |
FIAT DUCATO |
82 |
98,80% |
83 |
21º |
RAM 1500 |
49 |
62,03% |
79 |
22º |
PEUGEOT EXPERT |
36 |
27,48% |
131 |
23º |
FORD MAVERICK |
30 |
28,04% |
107 |
24º |
VW / MAN EXPRESS |
25 |
15,82% |
158 |
25º |
RAM 2500 |
19 |
35,85% |
53 |
26º |
CITROËN JUMPY |
17 |
12,69% |
134 |
27º |
PEUGEOT BOXER |
3 |
18,75% |
16 |
28º |
JEEP GLADIATOR |
2 |
25,00% |
8 |
29º |
CITROËN JUMPER |
1 |
50,00% |
2 |
30º |
HYUNDAI HR |
1 |
10,00% |
10 |
31º |
KIA K2500 |
1 |
0,53% |
189 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Vendas na China: BYD emplacou mais que VW e Toyota somadas
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
México: novo Toyota Yaris Sedan é destaque em setembro