Redesenhar a história é difícil. Para muitos fabricantes de automóveis, seus logotipos representam décadas de herança. Mas, nos últimos anos, vimos vários redesenharem suas identidades icônicas - alguns para melhor, outros para pior, mas a maioria deles excepcionalmente minimalista.
A tendência de bordas chanfradas e acabamentos prateados já passou há muito tempo. Hoje em dia, os designers gráficos reduziram os logotipos - mesmo fora do âmbito automotivo - a silhuetas 2D sem graça. O enxame de redesenhos de marcas de carros começou com a Mini em 2015, enquanto marcas como Audi, Aston Martin e BMW seguiram nos anos seguintes. Com isso em mente, vamos dar uma olhada em todos os redesenhos de logotipos de montadoras que ocorreram nos últimos anos.
As asas icônicas da Aston Martin não mudaram muito desde que foram lançadas no início da década de 1930. Mas para 2022, a empresa simplificou seu ícone angelical com menos linhas e uma marca "Aston Martin" mais pronunciada e destacada.
A Audi não se afastou muito de suas raízes com esse visual mais recente. A empresa abandonou as bordas elevadas de seu icônico logotipo de anéis entrelaçados - que estreou originalmente em 1969 e recebeu um redesenho prateado em 2005 - e seguiu a rota 2D da moda.
Para o crédito da BMW, o logotipo do roundel não mudou muito desde sua introdução em 1917. Mas esse novo visual segue um tema comum nesta lista: o achatamento. As bordas chanfradas do redesenho de 1997 desaparecem para dar lugar a um visual mais plano e minimalista com menos elementos. As cores azul e branca também desapareceram, passando para um motivo transparente.
O novo logotipo da Buick é, sem dúvida, um dos poucos desta lista que melhora o design anterior (em vez de apenas achatá-lo). Esse novo visual elimina os emblemas de três escudos escalonados e os remove de dentro do emblema circular, colocando-os ordenadamente lado a lado.
O logotipo do brasão da Cadillac perde suas inserções em vermelho, azul e dourado para um elegante motivo em preto e branco. A forma geral não mudou, mas, mais uma vez, os designers achataram o logotipo para obter um efeito 2D, em vez das bordas elevadas do design anterior.
Não se trata tanto de um simples redesenho de logotipo, mas de uma reformulação completa da marca. A FCA e a PSA agora são Stellantis - e têm sido assim desde 2020. Essa estrutura corporativa atualizada também vem com um novo logotipo com o novo nome do grupo na frente e no centro.
A Citroën simplificou seu logotipo e, ao mesmo tempo, reavivou algumas características históricas no processo. As setas duplas para cima - agora com menos chanfro, é claro - estão posicionadas dentro de um emblema oval que remete ao logotipo original da Citroen de 1919.
A GM atualizou seu logotipo em 2021, removendo as bordas rígidas e as letras em blocos para uma marca mais elegante e moderna. As bordas azuis claras devem representar "céus limpos" à medida que a empresa continua seu impulso de EV, enquanto o novo logotipo da GM marca o primeiro redesenho em 50 anos.
As marcas individuais Jaguar e Land Rover não estão mudando seus logotipos (até onde sabemos), mas é a entidade corporativa inteira que está mudando para um novo nome e design. Anteriormente Jaguar Land Rover, a nova JLR simplificou sua identidade e revelou um logotipo de abreviação simples para refletir isso.
A Kia teve um dos redesigns mais controversos desta lista. A empresa abandonou sua identidade oval de longa data e optou por um novo logotipo ultraelegante. Mas a falta de espaçamento entre o "I" e o "A" em "KIA" ainda faz com que algumas pessoas na Internet se perguntem qual é o novo carro "KN".
A Lancia, a montadora italiana que já foi conhecida por carros de rali icônicos como o Delta Integrale e o O37, está prestes a ter um grande retorno. Um novo carro-conceito com um novo logotipo da Lancia foi lançado no final do ano passado, dando início à era elétrica da marca.
O logotipo atualizado da Lotus significa o novo começo da marca. Mas o visual não se afasta muito da história da montadora, fazendo o que muitas outras marcas fizeram - achatando e simplificando suas bordas anteriormente chanfradas. As letras Lotus também foram endireitadas para um visual mais limpo.
A Mini foi uma das primeiras marcas a remover as bordas em relevo e a ficar completamente plana. O histórico logotipo alado perde suas bordas prateadas e opta por um design monótono e minimalista, como muitos outros emblemas atualizados da lista.
O antigo logotipo da Nissan estava preso nos anos 90, com bordas chanfradas e um acabamento prateado brilhante. Felizmente, esse novo logotipo vai para 2D com uma marca de palavra mais simples e um visual minimalista, até mesmo abandonando as bordas afiadas do emblema anterior para um design aberto mais elegante.
A Peugeot não simplificou tanto quanto a empresa fez um redesenho completo de seu icônico logotipo do leão. O felino encorpado desapareceu, e em seu lugar há um novo escudo com a marca Peugoet e uma cabeça de leão agressiva (mas ainda minimalista).
A Porsche optou pelo redesenho do tipo "se não está quebrado, não conserte". O logotipo clássico do brasão permanece, mas agora ele apresenta a inscrição "Stuttgart" mais pronunciada na parte superior, novas lâminas verticais em forma de favo de mel e menos rejunte nos elementos de bronze.
A Renault realmente simplificou o redesenho de seu logotipo em 2021. O nome Renault foi totalmente removido e o logotipo do diamante prateado agora é composto por duas linhas angulares interligadas que criam a mesma forma.
O icônico logotipo redondo da Volkswagen não mudou muito desde meados da década de 1940. Portanto, para o redesenho em 2019, a VW limpou seu visual com um design achatado que não apresenta chanfros. E, pela primeira vez na história, o "W" não se conecta com a parte inferior da borda externa.
A Volvo atualizou discretamente seu logotipo em 2021 e, mais uma vez, optou pelo caminho minimalista. O logotipo é mais plano, mais limpo e mais simples do que o logotipo prateado de meados dos anos 2000. A empresa até removeu a caixa retangular da marca da palavra Volvo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Volkswagen Taos 2025 manterá motor 1.4 TSI em alguns mercados
Hildebrand & Wolfmüller, a mãe de todas as motos, teve um fim melancólico
Volkswagen bate recorde de exportações com Polo e Saveiro na liderança
Bugatti atinge um novo recorde de velocidade, mas há um porém
Novo SUV barato da VW acelera testes antes de chegar ao Brasil em 2025
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
Flagra: VW testa novo SUV Tera na terra antes do lançamento em 2025