Depois de muita especulação a Ram finalmente confirmou o nome de sua inédita picape nacional. A novidade se chamará Rampage, resgatando uma nomenclatura usada no Grupo Chrysler ainda na década de 1980. De acordo com a Ram, o nome Rampage significa em inglês "agitação, barulho, alvoroço, fúria".
Para além do nome, a Ram Rampage teve as primeiras imagens oficiais reveladas, ainda que com fundos escuros para não mostrar os detalhes. Ainda assim, fica muito perceptível na linha de cintura lateral da picape que a sua base é a mesma da Fiat Toro, com as duas picapes tendo mais do que uma pequena semelhança visual.
A dianteira, por outro lado, é bem mais próxima do visto nos produtos da Ram. Os faróis são mais afilados, enquanto a grade, em formato de trapézio, traz o nome da marca em letras garrafais ao centro. Como visto anteriormente, o capô da Rampage traz elevações marcadas, como nos modelos 1500 Rebel. A dianteira em si é bem mais vertical que a da Toro.
A traseira se diferencia mais da picape da Fiat com grandes lanternas verticais iluminadas por LEDs. A tampa da caçamba tem abertura convencional e novamente o nome Ram em letras grades. Os paralamas dianteiros parecem ter um visual mais alargado, mas na verdade é efeito e o vídeo que a marca divulgou mostrou que a unidade exibida tinha tração nas quatro rodas. Por dentro, ficou mais fácil ver o painel de instrumentos digital, o mesmo do Compass e do Commander, mas com um visual mais próximo da Ram.
De acordo com rumores e alguns flagras no passados, podemos esperar 4 opções de acabamento para nova picape nacional da Ram. os compradores poderão escolher entre os acabamentos Big Horn, Laramie, R/T e Rebel. O padrão de nomenclatura é o mesmo adotado internacionalmente pela Ram e distingue cada modelo conforme proposta de mercado (luxo, esportividade ou trabalho).
A Big Horn, por exemplo, será posicionada na base do catálogo e terá os preços mais acessíveis. Por sua vez, a Laramie terá atuação intermediária e se assemelhará às versões homônimas das irmãs 2500 e 3500. Já a R/T, que remonta ao tempos da antiga Dodge Dakota nacional, terá proposta esportiva e promete entregar os melhores números de performance. Por fim, a Rebel terá foco no off-road e receita visual inspirada na versão idêntica da 1500.
Entre os equipamentos, haverá freio de estacionamento com acionamento eletrônico e botão giratório para seleção das marchas, além de estribos com função automática e capota rígida retrátil com acionamento eletrônico. Nas colunas A, haverá alça de mão como nas demais picapes da Ram.
Sob o capô, o destaque ficará por conta do Hurricane 4 2.0 turbo de 4 cilindros em linha. O propulsor já é usado em outros modelos da Stellantis, como no Jeep Wrangler, e conta com duplo comando variável e injeção direta de combustível. Ainda não se sabe se ele será transformado em flex para o mercado brasileiro. No entanto, no modelo da Jeep com gasolina já entrega 272 cv de potência a 5.250 rpm e 40,8 kgfm de torque a 3.000 rpm.
Apesar dos números ainda não divulgados, a Ram de antemão afirma que a picape será a mais rápida produzida no Brasil. O câmbio automático de 9 marchas - usado pelos diversos produtos da Stellantis - também é dado como certo. A transmissão também será adotada pelas versões turbodiesel. A tração será 4x4 com acionamento eletrônico, da mesma forma que os demais modelos construídos sobre a base Small Wide 4x4.
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