O mercado mexicano já vende alguns produtos que teremos no Brasil em alguns meses. Aproveitei uma passagem pela Cidade do México para visitar algumas concessionárias e, na Honda, conhecer de perto o novo ZR-V, um SUV médio com a base do Civic que brigará com Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e cia.
Produzido no México, o Honda ZR-V virá importado ao Brasil como uma opção entre o novo HR-V e o CR-V, que se tornará híbrido, mas não com o mesmo volume do Compass e Corolla Cross, produtos nacionais e que se aproveitam disso para conseguir emplacar mais. No mercado mexicano, é vendido como HR-V, assim como nos Estados Unidos, e entrou no lugar da geração anterior, idêntico ao nosso, ao invés de receber o novo, que está nas lojas brasileiras.
O novo Honda ZR-V pode ser chamado de “SUV do Civic”. No Brasil, terá a missão de agradar o cliente que perdeu o sedã nacional e não tem o orçamento para chegar no limitado Civic Híbrido, que custa mais de R$ 240 mil. Irá aproveitar-se bastante da produção no México para atingir essa meta e atender o comprador que quer algo mais que o HR-V, mesmo em suas versões topo com o 1.5 turbo.
Na concessionária, estava exposto o ZR-V Uniq, uma versão de entrada que custa 568.900 pesos mexicanos, ou o equivalente a R$ 160.200 – como referência, o Jeep Compass custa a partir de R$ 176 mil no mercado local. Dificilmente a Honda terá essa versão e apostará nas mais caras para o Brasil, mas já podemos ter uma boa ideia do que teremos no segundo semestre. Elas custam o equivalente a R$ 170.300 (Sport) e R$ 178.800 (Touring).
Em dimensões, o ZR-V tem 4.568 mm de comprimento, 2.655 mm de entre-eixos, 1.840 mm de largura e 1.620 mm de altura. No porta-malas, capacidade declarada de 690 litros no padrão americano - que coloca Compass e Corolla Cross acima dos 700 litros. No Brasil, o Jeep tem 410 litros, contra os 440 litros do Toyota, então podemos esperar o Honda com cerca de 400 litros. Veja a tabela comparativa de dimensões:
HONDA ZR-V | JEEP COMPASS | TOYOTA COROLLA CROSS | |
COMPRIMENTO | 4.568 mm | 4.404 mm | 4.404 mm |
LARGURA | 1.840 mm | 1.825 mm | 1.819 mm |
ALTURA | 1.620 mm | 1.628 mm | 1.620 mm |
ENTRE-EIXOS | 2.655 mm | 2.636 mm | 2.640 mm |
Mesmo sendo uma versão de entrada, este ZR-V Uniq já tem rodas de 17”, faróis e lanternas em LEDs e uma boa lista de equipamentos. O que mais chamou a minha atenção foi a montagem do SUV, superior ao nosso HR-V e que vai em linha do Civic, e o acabamento, mesmo na versão de entrada. Há material suave ao toque em parte das portas dianteiras e em boa parte do painel. O volante é o mesmo que conhecemos no Civic Híbrido.
As saídas de ar-condicionado têm o mesmo acabamento com a grelha do Civic, algo que sei que divide opiniões, mas gosto. Do Civic, vem a central multimídia com tela de 7" na Uniq e 9" na Sport e Touring e provavelmente o mesmo software, bem mais moderno que o aplicado nos Honda nacionais. Nessa versão, o painel de instrumentos tem a tela configurável e o velocímetro ao lado analógico. Há o mesmo comando de ar-condicionado de duas zonas do Civic, mas já mudam coisas mais abaixo.
No console central elevado, há dois porta-copos e, abaixo da seletor de marchas, freio de estacionamento elétrico e hill-holder. Para cada ocupante da primeira fileira, uma porta USB nesse console em uma posição que permite deixar o smartphone mais escondido.
O consumidor de SUVs médios busca mais espaço interno, algo que o do SUV compacto pode colocar como segunda prioridade. No caso do Honda ZR-V, teremos uma boa briga com o Corolla Cross, mas é mais cômodo que o Jeep Compass. Na frente, bancos confortáveis e de boas dimensões e uma posição de dirigir que, aparentemente, agradará os donos de Civic.
No banco traseiro, um assento de bom tamanho, um encosto que coloca o corpo em uma posição baixa e levemente reclinada, e muito espaço para as pernas com um túnel central quase plano. Há duas portas USB, mas nessa versão, não há saídas de ventilação. No porta-malas, um pouco raso para abrir espaço no assoalho para o estepe temporário e ferramentas obrigatórias.
O motor 2.0 aspirado não é o mesmo do Civic G10. É o K20Z5, com duplo comando, mas sem injeção direta, e que tem 157 cv e 18,8 kgfm de torque, com um câmbio CVT. Para o Brasil, não deverá ser flex, uma questão que pode dar uma certa desvantagem dentro do segmento, e a única opção do catálogo.
O lançamento acontece no segundo semestre desse ano. Espere preços na faixa dos R$ R$ 180 mil e um volume menor que de Corolla Cross e Compass. Por outro lado, chamará a atenção de quem procura um SUV médio. A primeira impressão foi boa.
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