Vice-líder em maio, Polo garante melhor posição para um VW desde 2020
Strada mantém liderança e GWM Haval H6 entra no top 50 geral
Se a Strada no topo do ranking dos modelos mais vendidos não é novidade nos últimos tempos – a picape da Fiat, preferida nos últimos três meses, repetiu a dose em maio com 9.716 unidades -, a 2ª colocação do Polo (7.636) marca o melhor posicionamento de um modelo da VW desde a liderança geral do T-Cross em julho de 2020. O hatch, vale relembrar, havia sido o 4º colocado nos dois meses anteriores.
Já o SUV da marca alemã emplacou 6.012 unidades e garantiu a 4ª colocação e a posição de honra entre os representantes do segmento. Preferido por 6.947 consumidores, o Chevrolet Onix completou o pódio, com a marca ainda assegurando a 5ª posição para o Onix Plus (5.624), mais uma vez no topo entre os sedãs.
Em disputa pela 6ª posição, vitória apertada do Jeep Compass (5.560) sobre o Chevrolet Tracker (5.436) e um pouco mais folgada em relação ao Hyundai Creta (5.268). Dupla da Fiat, Toro (4.986) e Argo (4.710) completaram o top 10. Terceiro colocado em abril, o Hyundai HB20 (4.245) recuou mais de 40% nas últimas semanas e caiu para o 14º lugar. Esta, aliás, foi a maior retração no top 50.
Outro sem motivos para comemorações em maio foi o Renault Kwid (2.725), que sequer figurou no top 25. Logo acima do Renault, o VW Virtus (2.744) ultrapassou a barreira das 2 mil unidades pelo 2º mês seguido. Em seu 1º mês completo, o Great Wall Haval H6 garantiu lugar entre os cinquenta primeiros ao emplacar 960 unidades.
POS. |
MODELO |
MAI.23 (A) |
% TOTAL |
ABR.23 (B) |
% TOTAL |
% VAR. (A/B) |
1º |
FIAT STRADA |
9.716 |
5,84% |
8.051 |
5,31% |
20,68% |
2º |
VW POLO |
7.636 |
4,59% |
6.063 |
4,00% |
25,94% |
3º |
CHEVROLET ONIX |
6.947 |
4,18% |
7.376 |
4,86% |
-5,82% |
4º |
VW T-CROSS |
6.012 |
3,61% |
4.592 |
3,03% |
30,92% |
5º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
5.624 |
3,38% |
5.295 |
3,49% |
6,21% |
6º |
JEEP COMPASS |
5.560 |
3,34% |
4.898 |
3,23% |
13,52% |
7º |
CHEVROLET TRACKER |
5.436 |
3,27% |
4.078 |
2,69% |
33,30% |
8º |
HYUNDAI CRETA |
5.268 |
3,17% |
4.660 |
3,07% |
13,05% |
9º |
FIAT TORO |
4.986 |
3,00% |
3.812 |
2,51% |
30,80% |
10º |
FIAT ARGO |
4.710 |
2,83% |
5.475 |
3,61% |
-13,97% |
11º |
HONDA HR-V |
4.578 |
2,75% |
4.688 |
3,09% |
-2,35% |
12º |
VW NIVUS |
4.340 |
2,61% |
3.702 |
2,44% |
17,23% |
13º |
JEEP RENEGADE |
4.279 |
2,57% |
3.219 |
2,12% |
32,93% |
14º |
HYUNDAI HB20 |
4.245 |
2,55% |
7.143 |
4,71% |
-40,57% |
15º |
NISSAN KICKS |
4.212 |
2,53% |
3.055 |
2,01% |
37,87% |
16º |
FIAT MOBI |
4.196 |
2,52% |
4.686 |
3,09% |
-10,46% |
17º |
TOYOTA HILUX |
3.986 |
2,40% |
3.199 |
2,11% |
24,60% |
18º |
TOYOTA COROLLA |
3.891 |
2,34% |
3.261 |
2,15% |
19,32% |
19º |
VW SAVEIRO |
3.873 |
2,33% |
3.152 |
2,08% |
22,87% |
20º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
3.731 |
2,24% |
3.946 |
2,60% |
-5,45% |
21º |
CHEVROLET MONTANA |
3.593 |
2,16% |
3.087 |
2,03% |
16,39% |
22º |
FIAT PULSE |
3.490 |
2,10% |
3.504 |
2,31% |
-0,40% |
23º |
FIAT CRONOS |
2.950 |
1,77% |
3.701 |
2,44% |
-20,29% |
24º |
FIAT FASTBACK |
2.943 |
1,77% |
2.466 |
1,63% |
19,34% |
25º |
VW VIRTUS |
2.744 |
1,65% |
2.091 |
1,38% |
31,23% |
26º |
RENAULT KWID |
2.725 |
1,64% |
4.152 |
2,74% |
-34,37% |
27º |
PEUGEOT 208 |
2.463 |
1,48% |
1.901 |
1,25% |
29,56% |
28º |
TOYOTA YARIS HATCH |
2.458 |
1,48% |
1.818 |
1,20% |
35,20% |
29º |
CHEVROLET S10 |
2.376 |
1,43% |
2.752 |
1,81% |
-13,66% |
30º |
RENAULT DUSTER |
2.231 |
1,34% |
1.377 |
0,91% |
62,02% |
31º |
JEEP COMMANDER |
1.955 |
1,18% |
1.835 |
1,21% |
6,54% |
32º |
CITROËN C3 |
1.607 |
0,97% |
1.965 |
1,30% |
-18,22% |
33º |
FORD RANGER |
1.561 |
0,94% |
1.361 |
0,90% |
14,70% |
34º |
VW TAOS |
1.535 |
0,92% |
792 |
0,52% |
93,81% |
35º |
CHEVROLET SPIN |
1.492 |
0,90% |
1.084 |
0,71% |
37,64% |
36º |
HYUNDAI HB20S |
1.384 |
0,83% |
1.916 |
1,26% |
-27,77% |
37º |
TOYOTA SW4 |
1.238 |
0,74% |
1.113 |
0,73% |
11,23% |
38º |
HONDA CITY |
1.151 |
0,69% |
964 |
0,64% |
19,40% |
39º |
RENAULT OROCH |
1.135 |
0,68% |
1.158 |
0,76% |
-1,99% |
40º |
RENAULT MASTER |
1.072 |
0,64% |
887 |
0,58% |
20,86% |
41º |
FIAT FIORINO |
1.071 |
0,64% |
1.374 |
0,91% |
-22,05% |
42º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
1.068 |
0,64% |
891 |
0,59% |
19,87% |
43º |
HONDA CITY HATCH |
968 |
0,58% |
867 |
0,57% |
11,65% |
44º |
GWM HAVAL H6 |
960 |
0,58% |
92 |
0,06% |
943,48% |
45º |
MITSUBISHI L200 |
937 |
0,56% |
810 |
0,53% |
15,68% |
46º |
VW AMAROK |
812 |
0,49% |
716 |
0,47% |
13,41% |
47º |
NISSAN FRONTIER |
810 |
0,49% |
452 |
0,30% |
79,20% |
48º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
675 |
0,41% |
544 |
0,36% |
24,08% |
49º |
NISSAN VERSA |
674 |
0,41% |
632 |
0,42% |
6,65% |
50º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
644 |
0,39% |
516 |
0,34% |
24,81% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL AUTOS + COMERCIAIS |
166.361 |
100,00% |
151.716 |
100,00% |
9,65% |
AUTOS
POS. |
MODELO |
MAI.23 (A) |
% TOTAL |
ABR.23 (B) |
% TOTAL |
% VAR. (A/B) |
POS. ABR. |
1º |
VW POLO |
7.636 |
5,99% |
6.063 |
5,13% |
25,94% |
3º |
2º |
CHEVROLET ONIX |
6.947 |
5,45% |
7.376 |
6,24% |
-5,82% |
1º |
3º |
VW T-CROSS |
6.012 |
4,72% |
4.592 |
3,89% |
30,92% |
10º |
4º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
5.624 |
4,41% |
5.295 |
4,48% |
6,21% |
5º |
5º |
JEEP COMPASS |
5.560 |
4,36% |
4.898 |
4,15% |
13,52% |
6º |
6º |
CHEVROLET TRACKER |
5.436 |
4,26% |
4.078 |
3,45% |
33,30% |
12º |
7º |
HYUNDAI CRETA |
5.268 |
4,13% |
4.660 |
3,95% |
13,05% |
9º |
8º |
FIAT ARGO |
4.710 |
3,69% |
5.475 |
4,63% |
-13,97% |
4º |
9º |
HONDA HR-V |
4.578 |
3,59% |
4.688 |
3,97% |
-2,35% |
7º |
10º |
VW NIVUS |
4.340 |
3,40% |
3.702 |
3,13% |
17,23% |
14º |
11º |
JEEP RENEGADE |
4.279 |
3,36% |
3.219 |
2,73% |
32,93% |
18º |
12º |
HYUNDAI HB20 |
4.245 |
3,33% |
7.143 |
6,05% |
-40,57% |
2º |
13º |
NISSAN KICKS |
4.212 |
3,30% |
3.055 |
2,59% |
37,87% |
19º |
14º |
FIAT MOBI |
4.196 |
3,29% |
4.686 |
3,97% |
-10,46% |
8º |
15º |
TOYOTA COROLLA |
3.891 |
3,05% |
3.261 |
2,76% |
19,32% |
17º |
16º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
3.731 |
2,93% |
3.946 |
3,34% |
-5,45% |
13º |
17º |
FIAT PULSE |
3.490 |
2,74% |
3.504 |
2,97% |
-0,40% |
16º |
18º |
FIAT CRONOS |
2.950 |
2,31% |
3.701 |
3,13% |
-20,29% |
15º |
19º |
FIAT FASTBACK |
2.943 |
2,31% |
2.466 |
2,09% |
19,34% |
20º |
20º |
VW VIRTUS |
2.744 |
2,15% |
2.091 |
1,77% |
31,23% |
21º |
21º |
RENAULT KWID |
2.725 |
2,14% |
4.152 |
3,51% |
-34,37% |
11º |
22º |
PEUGEOT 208 |
2.463 |
1,93% |
1.901 |
1,61% |
29,56% |
24º |
23º |
TOYOTA YARIS HATCH |
2.458 |
1,93% |
1.818 |
1,54% |
35,20% |
26º |
24º |
RENAULT DUSTER |
2.231 |
1,75% |
1.377 |
1,17% |
62,02% |
27º |
25º |
JEEP COMMANDER |
1.955 |
1,53% |
1.835 |
1,55% |
6,54% |
25º |
26º |
CITROËN C3 |
1.607 |
1,26% |
1.965 |
1,66% |
-18,22% |
22º |
27º |
VW TAOS |
1.535 |
1,20% |
792 |
0,67% |
93,81% |
33º |
28º |
CHEVROLET SPIN |
1.492 |
1,17% |
1.084 |
0,92% |
37,64% |
29º |
29º |
HYUNDAI HB20S |
1.384 |
1,09% |
1.916 |
1,62% |
-27,77% |
23º |
30º |
TOYOTA SW4 |
1.238 |
0,97% |
1.113 |
0,94% |
11,23% |
28º |
31º |
HONDA CITY |
1.151 |
0,90% |
964 |
0,82% |
19,40% |
30º |
32º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
1.068 |
0,84% |
891 |
0,75% |
19,87% |
31º |
33º |
HONDA CITY HATCH |
968 |
0,76% |
867 |
0,73% |
11,65% |
32º |
34º |
GWM HAVAL H6 |
960 |
0,75% |
92 |
0,08% |
943,48% |
- |
35º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
675 |
0,53% |
544 |
0,46% |
24,08% |
35º |
36º |
NISSAN VERSA |
674 |
0,53% |
632 |
0,54% |
6,65% |
34º |
37º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
644 |
0,51% |
516 |
0,44% |
24,81% |
36º |
38º |
NISSAN SENTRA |
636 |
0,50% |
450 |
0,38% |
41,33% |
37º |
39º |
RENAULT SANDERO |
598 |
0,47% |
419 |
0,35% |
42,72% |
38º |
40º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
582 |
0,46% |
418 |
0,35% |
39,23% |
39º |
41º |
BMW X1 |
509 |
0,40% |
367 |
0,31% |
38,69% |
40º |
42º |
BMW 320i |
420 |
0,33% |
336 |
0,28% |
25,00% |
42º |
43º |
VOLVO XC60 |
380 |
0,30% |
157 |
0,13% |
142,04% |
48º |
44º |
CHEVROLET EQUINOX |
349 |
0,27% |
292 |
0,25% |
19,52% |
44º |
45º |
BYD SONG PLUS |
322 |
0,25% |
39 |
0,03% |
725,64% |
60º |
46º |
PORSCHE CAYENNE |
253 |
0,20% |
145 |
0,12% |
74,48% |
50º |
47º |
CITROËN C4 CACTUS |
238 |
0,19% |
344 |
0,29% |
-30,81% |
41º |
48º |
VW GOL |
225 |
0,18% |
318 |
0,27% |
-29,25% |
43º |
49º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
211 |
0,17% |
206 |
0,17% |
2,43% |
46º |
50º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
200 |
0,16% |
231 |
0,20% |
-13,42% |
45º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL AUTOS |
127.482 |
100,00% |
118.123 |
100,00% |
7,92% |
|
COMERCIAIS LEVES
POS. |
MODELO |
MAI.23 (A) |
% TOTAL |
ABR.23 (B) |
% TOTAL |
% VAR. (A/B) |
POS. ABR. |
1º |
FIAT STRADA |
9.716 |
24,99% |
8.051 |
23,97% |
20,68% |
1º |
2º |
FIAT TORO |
4.986 |
12,82% |
3.812 |
11,35% |
30,80% |
2º |
3º |
TOYOTA HILUX |
3.986 |
10,25% |
3.199 |
9,52% |
24,60% |
3º |
4º |
VW SAVEIRO |
3.873 |
9,96% |
3.152 |
9,38% |
22,87% |
4º |
5º |
CHEVROLET MONTANA |
3.593 |
9,24% |
3.087 |
9,19% |
16,39% |
5º |
6º |
CHEVROLET S10 |
2.376 |
6,11% |
2.752 |
8,19% |
-13,66% |
6º |
7º |
FORD RANGER |
1.561 |
4,02% |
1.361 |
4,05% |
14,70% |
8º |
8º |
RENAULT OROCH |
1.135 |
2,92% |
1.158 |
3,45% |
-1,99% |
9º |
9º |
RENAULT MASTER |
1.072 |
2,76% |
887 |
2,64% |
20,86% |
10º |
10º |
FIAT FIORINO |
1.071 |
2,75% |
1.374 |
4,09% |
-22,05% |
7º |
11º |
MITSUBISHI L200 |
937 |
2,41% |
810 |
2,41% |
15,68% |
11º |
12º |
VW AMAROK |
812 |
2,09% |
716 |
2,13% |
13,41% |
12º |
13º |
NISSAN FRONTIER |
810 |
2,08% |
452 |
1,35% |
79,20% |
14º |
14º |
RAM 3500 |
379 |
0,97% |
550 |
1,64% |
-31,09% |
13º |
15º |
FIAT SCUDO |
280 |
0,72% |
307 |
0,91% |
-8,79% |
15º |
16º |
FORD TRANSIT |
256 |
0,66% |
286 |
0,85% |
-10,49% |
16º |
17º |
RAM CLASSIC |
227 |
0,58% |
129 |
0,38% |
75,97% |
22º |
18º |
IVECO DAILY |
223 |
0,57% |
117 |
0,35% |
90,60% |
23º |
19º |
FORD F150 |
190 |
0,49% |
15 |
0,04% |
1166,67% |
33º |
20º |
KIA K2500 |
189 |
0,49% |
194 |
0,58% |
-2,58% |
17º |
21º |
VW / MAN EXPRESS |
158 |
0,41% |
159 |
0,47% |
-0,63% |
20º |
22º |
CITROËN JUMPY |
134 |
0,34% |
168 |
0,50% |
-20,24% |
19º |
23º |
PEUGEOT PARTNER |
134 |
0,34% |
71 |
0,21% |
88,73% |
27º |
24º |
PEUGEOT EXPERT |
131 |
0,34% |
76 |
0,23% |
72,37% |
26º |
25º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 315 |
116 |
0,30% |
134 |
0,40% |
-13,43% |
21º |
26º |
FORD MAVERICK |
107 |
0,28% |
169 |
0,50% |
-36,69% |
18º |
27º |
FIAT DUCATO |
83 |
0,21% |
28 |
0,08% |
196,43% |
30º |
28º |
RAM 1500 |
79 |
0,20% |
81 |
0,24% |
-2,47% |
25º |
29º |
EFFA V21 |
73 |
0,19% |
59 |
0,18% |
23,73% |
28º |
30º |
RAM 2500 |
53 |
0,14% |
82 |
0,24% |
-35,37% |
24º |
31º |
EFFA V22 |
29 |
0,07% |
28 |
0,08% |
3,57% |
29º |
32º |
PEUGEOT BOXER |
16 |
0,04% |
12 |
0,04% |
33,33% |
35º |
33º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
11 |
0,03% |
11 |
0,03% |
0,00% |
36º |
34º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 517 |
11 |
0,03% |
2 |
0,01% |
450,00% |
49º |
35º |
HYUNDAI HR |
10 |
0,03% |
2 |
0,01% |
400,00% |
44º |
36º |
EFFA V25 |
9 |
0,02% |
4 |
0,01% |
125,00% |
39º |
37º |
IVECO DAILY 30-130 |
8 |
0,02% |
15 |
0,04% |
-46,67% |
34º |
38º |
JEEP GLADIATOR |
8 |
0,02% |
16 |
0,05% |
-50,00% |
32º |
39º |
VW KOMBI |
5 |
0,01% |
4 |
0,01% |
25,00% |
41º |
40º |
WILLYS OVERLAND |
4 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
73º |
41º |
BYD T3 |
3 |
0,01% |
8 |
0,02% |
-62,50% |
37º |
42º |
IVECO DAILY 5516 |
3 |
0,01% |
2 |
0,01% |
50,00% |
46º |
43º |
CITROËN JUMPER |
2 |
0,01% |
5 |
0,01% |
-60,00% |
38º |
44º |
FORD F250 |
2 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
45º |
HITECH ECOCARGO |
2 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
46º |
IVECO DAILY 30S13 |
2 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
47º |
JAC EJV5.5 |
2 |
0,01% |
3 |
0,01% |
-33,33% |
42º |
48º |
FORD F1000 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
49º |
FORD JEEP |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
50º |
FORD RANCHERO |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL COMERCIAIS |
38.879 |
100,00% |
33.593 |
100,00% |
15,74% |
|
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?