Aqui no Brasil, a Shineray foca seus esforços nos modelos de entrada e motos elétricas. No entanto, na China, tem coisas bem mais bizarras, incluindo submarcas. Uma delas e a Xinyuan, que acabou de apresentar um triciclo com um nome no mínimo curioso: Tornado. Sim, o mesmo usado pela aventureira da Honda que não é mais fabricada.
O modelo é, mais especificamente, uma moto com sidecar. Na verdade, é baseado no modelo Shineray XY 500B-C. O que é interessante nesta nova moto é o seu motor. No passado, a Shineray usava motores monocilíndricos refrigerados a ar mais antigos e derivados de projetos japoneses para modelos com mais de 250 cilindradas.
Desta vez, eles optaram por um novo motor de dois cilindros paralelos com refrigeração líquida de 494 cm3. Ele é capaz de entregar 54 cavalos de potência. Aparentemente, foi inspirado novamente em um motor da Honda, já que as especificações e o design do motor lembram os encontrados nas motos de 471 cilindradas da japonesa, como a família CB 500. Isso inclui câmbio de seis marchas, mas é adicionada uma marcha à ré. A Shineray afirma que esta bicicleta pode atingir velocidades de até 110 km/h.
O Tornado 520 vem com um visual retrô, apresentando um sidecar preso a uma estrutura tubular de aço. O design do sidecar é inspirado nos sidecars das décadas de 1930 e 1940, dando a ele uma imagem reconhecível. Apesar de sua aparência robusta, no entanto, o Tornado 520 é mais indicado para trilhas leves, já que pode ter dificuldades por conta de sua largura. Uma característica interessante é a opção de aros com raios cruzados, que permitem o uso de pneus sem câmera.
Uma vantagem do novo motor e chassi é o aumento da capacidade de combustível, totalizando 18 litros. Isso teoricamente permite um alcance impressionante de cerca de 400 km, com um consumo médio de 22,1 km/l. Infelizmente, não há informações disponíveis sobre se o Tornado 520, mas o peso estimado é de 295 kg. Na China, o Tornado 520 está disponível em três cores: Flash Black, Arctic Grey e Jazz White. O preço inicial é de 53.800 Yuans, o que dá menos de R$ 38 mil na conversão direta.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
CG 160 2025 marca 30 milhões de motos Honda fabricadas no Brasil
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Moto Morini: marca de motos premium italiana chegará ao Brasil em 2025
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Nova Honda CG 160 2025: preços, equipamentos e o que mudou