Pelo 3º mês consecutivo, as vendas de veículos 0 km cresceram na China. Na comparação com o mesmo período de 2022, seriamente afetado pela Covid-19 e por fábricas fechadas, o maior mercado mundial registrou 2,159 milhões de unidades comercializadas de acordo com a CAAM, associação de fabricantes do país, número quase 83% superior ao registrado no ano passado.
O acumulado de 2023 (8,235 milhões), negativo até março, agora já é positivo em 7,1%. Na disputa entre as montadoras, a BYD (183.534) conquistou a liderança pela 3ª vez seguida e apenas pela 6ª vez em sua história. Com o desempenho, a marca local ampliou para mais de 51 mil unidades a sua vantagem no 1º quadrimestre do ano.
BYD Yuan Plus
Embora vendo um cenário difícil para manter a liderança anual das últimas décadas, a Volkswagen (174.214) cresceu quase 160% nos últimos doze meses. Oitava colocada, a BMW (53.207) foi a nº 1 entre as marcas premium. Única do top 20 a perder fôlego no período (-4,4%), a Chery (32.487) caiu para a 16ª posição. Destaque para o aparecimento da norte-americana Cadillac (19.007) no ranking das mais vendidas.
POS. |
MARCA |
ABR.23 |
% PART. 2023 |
ABR.22 |
% PART. 2022 |
VAR. 2023/2022 |
1º |
BYD |
183.534 |
8,5% |
102.247 |
8,7% |
79,5% |
2º |
VW |
174.214 |
8,1% |
67.278 |
5,7% |
158,9% |
3º |
TOYOTA |
148.308 |
6,9% |
98.969 |
8,4% |
49,9% |
4º |
HONDA |
94.617 |
4,4% |
40.183 |
3,4% |
135,5% |
5º |
CHANGAN |
77.872 |
3,6% |
46.963 |
4,0% |
65,8% |
6º |
GAC |
68.602 |
3,2% |
20.355 |
1,7% |
237,0% |
7º |
GEELY |
60.108 |
2,8% |
42.253 |
3,6% |
42,3% |
8º |
BMW |
53.207 |
2,5% |
31.372 |
2,7% |
69,6% |
9º |
NISSAN |
52.510 |
2,4% |
38.036 |
3,2% |
38,1% |
10º |
WULING |
51.909 |
2,4% |
35.147 |
3,0% |
47,7% |
11º |
AUDI |
50.617 |
2,3% |
14.161 |
1,2% |
257,4% |
12º |
MERCEDES-BENZ |
45.556 |
2,1% |
29.460 |
2,5% |
54,6% |
13º |
BUICK |
44.208 |
2,0% |
16.008 |
1,4% |
176,2% |
14º |
TESLA* |
39.956 |
1,9% |
- |
- |
- |
15º |
HAVAL |
36.229 |
1,7% |
29.125 |
2,5% |
24,4% |
16º |
CHERY |
32.487 |
1,5% |
33.970 |
2,9% |
-4,4% |
17º |
LI* |
25.681 |
1,2% |
- |
- |
- |
18º |
HONGQI* |
25.069 |
1,2% |
- |
- |
- |
19º |
HYUNDAI* |
20.035 |
0,9% |
- |
- |
- |
20º |
CADILLAC* |
19.007 |
0,9% |
- |
- |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
2.159.000 |
100,0% |
1.181.000 |
100,0% |
82,8% |
|
ACUMULADO |
8.235.000 |
100,0% |
7.691.000 |
100,0% |
7,1% |
No ranking de modelos, o mês de abril marcou um fato inédito: líder entre as marcas, a BYD emplacou os três modelos mais vendidos no país. O sedã Qin Plus (39.951), com recorde, assumiu a 1ª posição pela 1ª vez. O compacto Dolphin (29.961), esperado no mercado brasileiro, foi o vice-líder, enquanto o Yuan Plus (28.931), já à venda em nosso mercado, completou o pódio também com o seu melhor desempenho mensal.
Tesla Model Y Performance
Numa disputa acirrada contra o Tesla Model Y (26.760), líder em março e 2º no quadrimestre, o Nissan Sylphy (26.975) – versão local do Sentra vendido por aqui – garantiu a 4ª posição. Nº 1 em 2023, o BYD Song Plus (24.580), outro representante da marca que já chegou ao Brasil, foi o único do top 10 com desempenho negativo (-2,1%).
Recém-lançado em nosso mercado, o SUV Haval H6 (15.689) foi um dos poucos modelos a perder fôlego no período (-3,2%) na lista dos mais vendidos. Uma das novidades do mercado chinês, o elétrico compacto Wuling Bingo emplacou 15.011 unidades apenas em seu 2º mês por lá e já marcou presença no top 20, começando a desenhar uma possível carreira de sucesso em seu país.
POS. |
MODELO |
ABR.23 |
% PART. 2023 |
ABR.22 |
% PART. 2022 |
VAR. 2023/2022 |
1º |
BYD QIN PLUS |
39.951 |
1,9% |
20.292 |
1,7% |
96,9% |
2º |
BYD DOLPHIN |
29.961 |
1,4% |
12.040 |
1,0% |
148,8% |
3º |
BYD YUAN PLUS |
28.931 |
1,3% |
10.100 |
0,9% |
186,4% |
4º |
NISSAN SYLPHY |
26.975 |
1,2% |
25.493 |
2,2% |
5,8% |
5º |
TESLA MODEL Y* |
26.760 |
1,2% |
- |
- |
- |
6º |
VW LAVIDA |
26.536 |
1,2% |
8.442 |
0,7% |
214,3% |
7º |
HONDA ACCORD |
25.590 |
1,2% |
7.293 |
0,6% |
250,9% |
8º |
BYD SONG PLUS |
24.580 |
1,1% |
25.108 |
2,1% |
-2,1% |
9º |
GAC AION Y |
21.065 |
1,0% |
5.261 |
0,4% |
300,4% |
10º |
CHANGAN CS75 |
20.724 |
1,0% |
11.977 |
1,0% |
73,0% |
11º |
GAC AION S* |
19.569 |
0,9% |
- |
- |
- |
12º |
TOYOTA CAMRY |
18.193 |
0,8% |
16.452 |
1,4% |
10,6% |
13º |
VW SAGITAR |
18.095 |
0,8% |
13.416 |
1,1% |
34,9% |
14º |
WULING HONGGUANG MINI EV |
18.086 |
0,8% |
27.181 |
2,3% |
-33,5% |
15º |
TOYOTA COROLLA |
17.677 |
0,8% |
9.568 |
0,8% |
84,8% |
16º |
VW PASSAT |
16.010 |
0,7% |
4.653 |
0,4% |
244,1% |
17º |
CHANGAN EADO |
15.927 |
0,7% |
6.600 |
0,6% |
141,3% |
18º |
HAVAL H6 |
15.689 |
0,7% |
16.201 |
1,4% |
-3,2% |
19º |
WULING BINGO* |
15.011 |
0,7% |
- |
- |
- |
20º |
BYD HAN |
14.714 |
0,7% |
13.421 |
1,1% |
9,6% |
21º |
HAVAL BIG DOG* |
13.962 |
0,6% |
- |
- |
- |
22º |
TOYOTA RAV4* |
13.882 |
0,6% |
- |
- |
- |
23º |
VW MAGOTAN* |
13.259 |
0,6% |
- |
- |
- |
24º |
TESLA MODEL 3* |
13.196 |
0,6% |
- |
- |
- |
25º |
VW BORA* |
12.988 |
0,6% |
- |
- |
- |
26º |
AUDI Q5 L* |
12.813 |
0,6% |
- |
- |
- |
27º |
BUICK GL8* |
12.740 |
0,6% |
- |
- |
- |
28º |
HONDA CR-V |
12.401 |
0,6% |
6.185 |
0,5% |
100,5% |
29º |
MERCEDES CLASSE E L* |
12.393 |
0,6% |
- |
- |
- |
30º |
CHANGAN UNI-V |
12.266 |
0,6% |
5.426 |
0,5% |
126,1% |
31º |
BYD TANG |
12.246 |
0,6% |
10.131 |
0,9% |
20,9% |
32º |
VW TAYRON |
12.195 |
0,6% |
5.711 |
0,5% |
113,5% |
33º |
AUDI A6 L* |
12.178 |
0,6% |
- |
- |
- |
34º |
GEELY EMGRAND* |
11.987 |
0,6% |
- |
- |
- |
35º |
TOYOTA WILDLANDER |
11.960 |
0,6% |
10.650 |
0,9% |
12,3% |
36º |
BMW SÉRIE 3 L |
11.925 |
0,6% |
10.009 |
0,8% |
19,1% |
37º |
TOYOTA LEVIN |
11.548 |
0,5% |
16.549 |
1,4% |
-30,2% |
38º |
VW TIGUAN L* |
11.351 |
0,5% |
- |
- |
- |
39º |
TOYOTA FRONT LANDER |
11.072 |
0,5% |
5.092 |
0,4% |
117,4% |
40º |
GEELY BOYUE |
10.843 |
0,5% |
10.209 |
0,9% |
6,2% |
41º |
GEELY PANDA MINI* |
10.615 |
0,5% |
- |
- |
- |
42º |
MERCEDES GLC |
10.515 |
0,5% |
7.046 |
0,6% |
49,2% |
43º |
LI L7* |
10.486 |
0,5% |
- |
- |
- |
44º |
TOYOTA AVALON |
10.486 |
0,5% |
9.875 |
0,8% |
6,2% |
45º |
DENZA D9 |
10.368 |
0,5% |
- |
- |
- |
46º |
CHEVROLET MONZA |
10.247 |
0,5% |
4.890 |
0,4% |
109,6% |
47º |
GEELY XINGYUE L |
10.167 |
0,5% |
7.078 |
0,6% |
43,6% |
48º |
BYD CORVETTE 07* |
10.042 |
0,5% |
- |
- |
- |
49º |
MERCEDES CLASSE C L |
9.955 |
0,5% |
11.837 |
1,0% |
-15,9% |
50º |
WULING HONGGUANG S* |
9.124 |
0,4% |
- |
- |
- |
Observação: Números de abril/22 indisponíveis para as marcas e modelos em destaque (*).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
No Reino Unido, chinesas Omoda e BYD já vendem mais que Fiat
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
BYD Shark: com quais picapes médias topo de linha ela irá competir?
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Oficial: nova BYD Shark tem os preços revelados