Aston Martin DB12 estreia com V8 de 680 cv e velocidade máxima de 325 km/h
Mesmo sem um V12, sucessor do DB11 entre mais potência e desempenho
Em janeiro, tivemos o primeiro vislumbre do sucessor do Aston Martin DB11. Naquela época, o veículo já estava usando sua carroceria e faróis de produção, mas não tínhamos certeza sobre seu nome. Hoje, a fabricante britânica revela o novíssimo DB12, que anuncia uma nova era para a empresa, com muito mais potência, melhor dinâmica e um nível ainda maior de conforto em seu interior.
A Aston Martin está tão orgulhosa de seu novo produto que o descreve como o primeiro super tourer do mundo e "o modelo DB mais completo e bem-sucedido" da história da empresa. Mas para responder imediatamente à sua maior pergunta - não, ainda não há menção ao uso de um motor V12. No entanto, o recém-otimizado 4.0 V8 biturbo proveniente da Mercedes-AMG agora oferece muito mais potência do que antes, tornando o DB12 ainda mais potente do que o DB11 V12.
Galeria: Aston Martin DB12
Nessa nova aplicação, o motor de oito cilindros produz 680 cv de potência a 6.000 rpm e 81,6 kgfm de torque entre 2.750 e 6.000 rpm. Isso representa um aumento de mais de 30% em comparação com seu antecessor V8 e 41 cv a mais do que o DB11 AMR com seu V12 de 5,2 litros atualizado. O novo cupê tem uma velocidade de 0 a 60 mi/h (0 a 96 km/h) de apenas 3,5 segundos e uma velocidade máxima de 325 km/h.
A Aston Martin afirma ter feito várias revisões importantes no motor V8 para torná-lo mais capaz do que antes. Entre elas estão taxas de compressão otimizadas, turbocompressores de maior diâmetro e resfriamento aprimorado graças a um sistema de arrefecimento totalmente redesenhado com um radiador principal complementado por mais dois auxiliares. O DB12 também é o primeiro modelo da linha DB a contar com um diferencial traseiro eletrônico, que pode passar de totalmente travado para totalmente aberto em questão de milissegundos. Esse motor V8 é acoplado a uma transmissão automática de oito marchas.
Toda essa potência requer uma suspensão que possa lidar com o aumento das forças, por isso a Aston Martin introduziu sua próxima geração de amortecedores adaptativos e barras estabilizadoras mais rígidas. Há três modos de direção - GT, Sport e Sport+, com capacidade de resposta e rigidez crescentes. No modo mais conservador, segundo a fabricante, o esportivo é confortável e proporciona "um comportamento sublime e ágil".
Em termos de design, o DB12 vem com um estilo familiar, mas totalmente revisado. O painel frontal é dominado por uma grade gigante ladeada por novos faróis de LED. Acima da grade está a mais recente iteração do emblema da Aston Martin, enquanto abaixo da grade há um splitter completamente remodelado. O carro é equipado com rodas de 21 polegadas de série que escondem discos dianteiros de ferro fundido de 400 milímetros e discos traseiros de 360 milímetros. Os espelhos laterais sem moldura e as maçanetas das portas embutidas contribuem para um design mais elegante e um menor coeficiente de arrasto.
Um dos destaques dentro da cabine - além do enorme console central centrado no motorista e do mais fino couro Alcantara - é o novíssimo sistema multimídia, projetado e desenvolvido inteiramente pela Aston Martin. Ele apresenta suporte sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, um novo sistema de navegação com conectividade online e mapeamento 3D, um aplicativo para dispositivos móveis e atualizações over-the-air.
A Aston Martin iniciará as entregas do novo DB12 durante o terceiro trimestre deste ano. Os detalhes de preço são esperados mais perto da data de venda. A representante da marca no Brasil ainda não se pronunciou sobre a possível chegada do esportivo ao país.
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Fonte: Aston Martin
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