Volvo, Polestar, Lotus, Lynk & Co, Zeekr, Geometry, London Electric Vehicle Company, Proton, Radar Auto, Farizon Auto, Ouling Auto - essas são algumas (mas não todas) as marcas de propriedade da Geely. A gigante automotiva é dona de metade da Smart por meio de sua joint venture 50:50 com a Mercedes-Benz, da qual é uma das maiores acionistas. Em setembro passado, ela comprou uma participação de 7,6% na Aston Martin Lagonda. Agora, ela está mais do que dobrando sua participação para atingir cerca de 17%.
Para aumentar sua participação, a Geely gastou 234 milhões de libras esterlinas (cerca de R$ 1,45 bilhão pela cotação atual) e agora é a terceira maior acionista, atrás de Lawrence Stroll e do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita. Ela está à frente da Mercedes-Benz, mas a estrela de três pontas disse em outubro de 2020 que aumentaria sua participação na Aston Martin Lagonda para até 20% até o final de 2023.
De acordo com o novo contrato, a Geely não poderá aumentar sua participação até agosto de 2024. Nesse meio tempo, ela terá um assento no conselho, nomeando um diretor não-executivo para o Conselho de Administração da Aston Martin como representante dos acionistas. Além disso, ela também indicará uma segunda pessoa como observadora. Em entrevista ao Financial Times na semana passada, o executivo-chefe da Geely, Daniel Li, disse que "adora a marca" e quer criar sinergias.
Aston Martin São Paulo
No comunicado à imprensa divulgado hoje, Lawrence Stroll declarou: "A Geely pode nos oferecer um profundo conhecimento do principal mercado de crescimento estratégico da China, bem como a oportunidade de acessar sua gama de tecnologias".
No passado, a Geely fez tentativas de adquirir a Aston Martin Lagonda, inclusive em 2020, quando Stroll fez a oferta vencedora. A marca sediada em Gaydon está prestes a iniciar a atualização de seu portfólio com a apresentação do substituto do DB11 na próxima semana. Um total de oito modelos será lançado até 2026, incluindo um carro misterioso que será posicionado acima de seus tradicionais grand tourers.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Por que os britânicos estão obcecados em converter clássicos em elétricos?
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Marcas como Aston Martin e Porsche agora têm arranha-céus. Mas por quê?
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Novo Aston Martin Vanquish: V12 sem concessões
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Você pode comprar um Aston Martin de James Bond, o 007