O mês de abril mostrou uma retração nas vendas de motos 0km, mas foi penalizado por dois fatores. O primeiro é que março foi um mês recorde, enquanto que o segundo foi um número menor de dias úteis por conta dos feriados no mês passado. Agora, em maio, os dados de emplacamentos de motocicletas mostram uma recuperação saudável.
Entre as 20 motos mais vendidas do Brasil na primeira quinzena de maio, apenas duas mostraram queda nos emplacamentos na comparação com igual período de abril. As demais cresceram bastante. O principal destaque positivo veio da humilde Honda Pop 110i 2023. A moto mais barata da marca cresceu 61,45% no comparativo. Foram 4.571 unidades vendidas na primeira quinzena de abril contra 7.380 unidades no mesmo período de maio.
Com a movimentação, a Pop 110i 2023 apareceu como a terceira moto mais vendida do Brasil nos primeiros 15 dias de maio. Com isso, ultrapassou a Honda Bros 160 2023 e ficou atrás apenas da Honda Biz (que teve queda de 1,66%) e da Honda CG 160. A líder inclusive viu suas vendas crescerem mais de 28% ultrapassando 21 mil unidades comercializadas. Extrapolando seu número para o restante do mês, ela tem potencial para superar o marco de 40 mil unidades vendidas.
No entanto, nem todas as notícias são positivas para a Honda. A XRE 300 está envolta em um mistério: a marca anunciou em março que a moto não estava mais disponível para vendas e não existe ainda uma previsão de retorno. O impacto começou a aparecer em maio, com a aventureira emplacando somente 809 unidades, bem menos que as 1.327 unidades comercializadas em igual período de abril. Há rumores de que a marca estaria trabalhando em uma nova geração da moto. Ela utilizaria a nova mecânica da Honda CB 300F Twister e traria de volta o nome Sahara.
Posição | Modelo | Vendas na primeira quinzena de maio | Vendas na primeira quinzena de abril | Variação em unidades | Varianção em % |
1 | Honda CG 160 | 21.141 | 16.496 | 4.645 | 28,16% |
2 | Honda Biz | 7.595 | 7.723 | -128 | -1,66% |
3 | Honda Pop 110i | 7.380 | 4.571 | 2.809 | 61,45% |
4 | Honda Bros 160 | 7.137 | 5.533 | 1.604 | 28,99% |
5 | Honda CB 300F Twister | 2.479 | 1.872 | 607 | 32,43% |
6 | Yamaha Factor 150 | 2.396 | 1.697 | 699 | 41,19% |
7 | Yamaha Lander 250 | 2.269 | 1.537 | 732 | 47,63% |
8 | Yamaha FZ25 (Fazer 250) | 2.203 | 1.666 | 537 | 32,23% |
9 | Mottu (TVS) Sport 110i | 1.950 | 1.220 | 730 | 59,84% |
10 | Honda PCX 160 | 1.610 | 1.124 | 486 | 43,24% |
11 | Yamaha Crosser 150 | 1.589 | 1.163 | 426 | 36,63% |
12 | Honda XRE 190 | 1.585 | 1.232 | 353 | 28,65% |
13 | Yamaha FZ15 | 1.548 | 1.010 | 538 | 53,27% |
14 | Honda Elite 125 | 1.292 | 928 | 364 | 39,22% |
15 | Yamaha Fazer 150 | 1.042 | 769 | 273 | 35,50% |
16 | Honda ADV | 911 | 640 | 271 | 42,34% |
17 | Yamaha NEO 125 | 882 | 558 | 324 | 58,06% |
18 | Honda XRE 300 | 809 | 1.327 | -518 | -39,04% |
19 | Yamaha NMax | 630 | 551 | 79 | 14,34% |
20 | Yamaha Fluo 125 | 577 | 450 | 127 | 28,22% |
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