page ad skin

Toyota apresentará inédito SUV compacto no dia 15; será o brasileiro?

Novo modelo poderá se chamar Yaris Cross e será vendido principalmente em mercado emergentes

Toyota Yaris Cross projeção dianteira

Depois de pelo menos dois anos de especulações e bastante expectativa, a Toyota finalmente tem data marcada para apresentar seu próximo SUV compacto pensado para mercados emergentes. O modelo será revelado na Ásia no próximo dia 15 de maio (segunda-feira) e começará a ser vendido ainda neste ano em países da região. Na sequência, ganhará alcance global e chegará também ao Brasil.

A Toyota obviamente não confirma, mas tudo indica que o SUV em questão é o tão falado modelo internamente conhecido pelo código D90B/D03B. Tomará como base a plataforma DNGA, considerada uma versão mais simples da arquitetura TNGA. A adaptação foi projetada pela Daihatsu, marca pertence ao grupo Toyota e que nos últimos anos assumiu o desenvolvimento de produtos da marca para mercados emergentes.

Toyota Yaris Cross projeção traseira

Toyota Yaris Cross projeção traseira

No mercado asiático, o novo SUV compacto ficará posicionado acima do Raize e abaixo do Corolla Cross. Terá cerca de 4,3 metros de comprimento e aproximadamente 2,65 metros de distância entre-eixos. Na prática, rivalizará diretamente com Hyundai Creta, Honda HR-V, Kia Seltos, MG ZS e companhia. Entre os nomes cogitados para o modelo, destaque para Urban Cruiser Icon, Taisor e Yaris Cross (homônimo ao equivalente europeu mais refinado).

No Brasil, a Toyota já confirmou investimentos da ordem de R$ 1,63 bilhão para suas fábricas em Porto Feliz e Sorocaba (SP) com vistas aos lançamento de inédito “modelo compacto”. Embora a empresa não fale abertamente, Motor1.com já apurou que será o tão esperado SUV compacto. O crossover será produzido por aqui, abastecendo o mercado nacional, e posteriormente exportado para cerca de 22 países da América Latina.

Toyota Corolla Cross - Produção em Sorocaba (SP)

Novo SUV será produzido em Sorocaba (SP) ao lado do Corolla Cross

Entre outros diferenciais, terá conjunto mecânico híbrido-flex e será o terceiro veículo fabricado pela Toyota no Brasil com esta tecnologia (os outros dois são o Corolla e o Corolla Cross). A chegada ao mercado nacional acontecerá por volta de 2024, colocando a Toyota em segmento hoje dominado por Chevrolet Tracker, Honda HR-V, Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross e companhia.

Projeção: KDesign

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com