Depois de pelo menos dois anos de especulações e bastante expectativa, a Toyota finalmente tem data marcada para apresentar seu próximo SUV compacto pensado para mercados emergentes. O modelo será revelado na Ásia no próximo dia 15 de maio (segunda-feira) e começará a ser vendido ainda neste ano em países da região. Na sequência, ganhará alcance global e chegará também ao Brasil.
A Toyota obviamente não confirma, mas tudo indica que o SUV em questão é o tão falado modelo internamente conhecido pelo código D90B/D03B. Tomará como base a plataforma DNGA, considerada uma versão mais simples da arquitetura TNGA. A adaptação foi projetada pela Daihatsu, marca pertence ao grupo Toyota e que nos últimos anos assumiu o desenvolvimento de produtos da marca para mercados emergentes.
Toyota Yaris Cross projeção traseira
No mercado asiático, o novo SUV compacto ficará posicionado acima do Raize e abaixo do Corolla Cross. Terá cerca de 4,3 metros de comprimento e aproximadamente 2,65 metros de distância entre-eixos. Na prática, rivalizará diretamente com Hyundai Creta, Honda HR-V, Kia Seltos, MG ZS e companhia. Entre os nomes cogitados para o modelo, destaque para Urban Cruiser Icon, Taisor e Yaris Cross (homônimo ao equivalente europeu mais refinado).
No Brasil, a Toyota já confirmou investimentos da ordem de R$ 1,63 bilhão para suas fábricas em Porto Feliz e Sorocaba (SP) com vistas aos lançamento de inédito “modelo compacto”. Embora a empresa não fale abertamente, Motor1.com já apurou que será o tão esperado SUV compacto. O crossover será produzido por aqui, abastecendo o mercado nacional, e posteriormente exportado para cerca de 22 países da América Latina.
Novo SUV será produzido em Sorocaba (SP) ao lado do Corolla Cross
Entre outros diferenciais, terá conjunto mecânico híbrido-flex e será o terceiro veículo fabricado pela Toyota no Brasil com esta tecnologia (os outros dois são o Corolla e o Corolla Cross). A chegada ao mercado nacional acontecerá por volta de 2024, colocando a Toyota em segmento hoje dominado por Chevrolet Tracker, Honda HR-V, Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross e companhia.
Projeção: KDesign
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com Yaris Cross chegando, Toyota inicia obras em 2ª fábrica
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Novo Toyota RAV4 2026: projeção revela como SUV ficará na próxima geração
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Esperado no Brasil, Toyota Yaris Cross já tem 2ª geração imaginada
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'