A BMW apresentou a linha 2023 da S 1000 RR, que é montada em Manaus (AM), ainda no mês de março. Na época, informou que o preço seria anunciado junto ao início da comercialização da superesportiva no Brasil, o que deveria ocorrer em maio. Agora, a BMW cumpre a promessa e a S 1000 RR 2023 já está nas lojas.
A novidade tem preços partindo de R$ 125.900 por aqui. A divisão Motorrad da BMW, responsável pela linha de motocicletas da marca bávara, informou que a S 1000 RR 2023 será oferecida em 4 configurações no Brasil: Standard, Premium, M Package e M Carbon. A última contém uma série de peças de fibra de carbono, incluindo as rodas.
A superesportiva da empresa foi apresentada globalmente em setembro do ano passado e ficou marcada por duas características: perdeu os faróis assimétricos, mas ganhou asas aerodinâmicas nas laterais das carenagens. Segundo a BMW, elas podem fornecer até 11 kg de pressão aerodinâmica sobre a roda dianteira.
De acordo com a marca, S 1000RR 2023 fica 2 kg mais leve com as partes de fibra de carbono, mas não é a única medida nesse sentido. Todas as motos vendidas no Brasil sairão da fábrica da BMW com uma bateria 12V de lítio, mais leve. Nas versões convencionais, a esportiva tem peso a seco declarado de 197 kg, enquanto a M Carbon tem 195 kg.
Todas as versões serão equipadas com 4 modos de condução, sendo um deles o Race, que inclui três perfis configuráveis para parâmetros como resposta do motor, freio motor e atuação dos sistemas de segurança. Além controles de empinada e derrapagem, a moto agora com mais sensores, incluindo o de ângulo de esterço do guidão. Além de medir o ângulo de inclinação por sensores pendulares, a moto consegue agora aferir movimentos para frente e para trás para calibrar melhor a atuação dos sistemas eletrônicos.
Todas as unidades da nova BMW S 1000RR 2023 vendidas no Brasil, independente da versão escolhida, serão oferecidas por aqui com a citada bateria "M" de lítio e a corrente M Endurance com lubrificação interna. Também serão de série o parabrisa mais alto e o sistema de escape Akrapovic com ponteira de fibra de carbono.
O painel de instrumentos é digital e conta com tela de TFT de 6,5 polegadas. Além disso, a tela tem 7 modos diferentes de visualização. Em um deles, o condutor por selecionar a cronometragem de volta em pista, que é aferida por GPS.
O motor permanece sendo o quatro cilindros em linha de 999 cm3 de capacidade com arrefecimento a líquido. Na aplicação brasileira, a BMW divulgou que a moto entrega 210 cv de potência e 11,5 kgfm de torque. São 3 cv a mais que na versão anterior e, com isso, superou a relação peso-potência de 1 para 1. Ou seja, o número de potência supera o o de peso.
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