Volkswagen mostra como poderia ter sido a nova geração da Amarok
Chefe de design da fabricante revela alguns desenhos com uma proposta de design para a picape
Quando um carro é desenvolvido, é normal que as fabricantes deixem seus desginers criarem propostas diferentes para o veículo antes de escolher um caminho. Um exemplo é a nova Volkswagen Amarok. Já conhecemos o seu visual para a segunda geração, mas agora podemos conhecer uma das ideias que foram consideradas, com os desenhos divulgados por Albert Kirzinger, chefe de design da Volkswagen Veículos Comerciais.
Os esboços foram publicados por Kirzinger em sua conta no LinkedIn e, segundo o executivo, foram feitos por Florian Richter, parte da equipe de design da Volkswagen Veículos Comerciais. Ele não comenta mais nada a respeito, além de destacar o trabalho feito por Richter como uma parte do processo de ideação, justamente quando o time começa a criar conceitos e protótipos em uma fase inicial de um projeto.
Como todo desenho feito por designers, ele tem proporções exageradas para demonstrar melhor o visual, então conta com rodas extremamente grandes. O interessante está na parte dianteira, onde a Amarok poderia ter adotado uma grade bem fina e que forma um elemento visual único com os faróis. Contaria com algumas luzes em LED, uma delas formando uma linha contínua com uma barra que passa pela entrada de ar. O para-choque teria uma segunda passagem de ar, consideravelmente larga.
A traseira também conta com um estilo diferente, a começar com pela tampa da caçamba, com uma linha no meio, sugerindo que teria um modo de abertura lateral também, como Ram 1500 faz, podendo abrir para os lados ou para baixo. As lanternas em LED teriam um formato diferente, sem o desenho em “C” usado pela nova geração.
Como sabemos, não foi o desenho escolhido no final, possivelmente por não passar uma sensação de robustez na parte dianteira e ficar muito longe da identidade visual da Amarok anterior. Ainda assim, é interessante ver como a picape poderia ter ficado. Não espere que isso vá afetar a reestilização da caminhonete feita na Argentina, que deve buscar inspiração na nova geração vendida no resto do mundo.
VEJA NO CANAL MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste VW Amarok Extreme 2025: a de sempre, para o bem ou para o mal
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Volkswagen Amarok 2025 sofre reajuste geral de preços; veja nova tabela
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
VW Argentina: "Trazer de volta o Golf é uma prioridade para nós"