É engraçado notar como, a cada lançamento, o público está notando mais a presença de equipamentos mais premium. Um desses casos é o teto solar. Tanto no lançamento do Pulse quanto o do Fastback, não faltavam apontamentos dos leitores à Fiat pela a ausência do item. A dupla da marca não o oferece nem nas versões mais caras, Abarth e Limited Edition by Abarth, respectivamente, nem como opcional.
No entanto, pode ser que a Fiat tenha escutado as reclamações do clientes. O site Auto+ publicou um flagra mostrando uma unidade do Fastback parcialmente camuflada. Os disfarces cobrem tanto o capô quanto o teto. Mas os recortes no topo do carro mostram se tratar da presença de um teto solar no carro.
Como o equipamento mexe na estrutura do veículo, é bem provável que a Fiat tenha precisado rodar mais testes para homologar o equipamento. Outro fator interessante apontado pela publicação é que tanto o Fastback quanto o Pulse têm estruturas praticamente idênticas até a coluna C. Sendo assim, não seria surpresa se o teto solar também passasse a ser oferecido no SUV de entrada da marca.
Outro ponto levantado pelo Auto+, citando fontes ligadas à Fiat, é de que o teto solar para o Pulse e o Fastback seria convencional. A marca não estaria tentando trazer de volta o famoso Sky Window do finado Stilo, que tinha várias folhas de vidro. Para os dois SUVs, o equipamento traria uma área envidraçada relativamente grande e quadrada, mas de folha única. Seria algo similar ao que chegou a ser oferecido na Toro por um curto período de tempo.
Em janeiro, o Fiat Fasback já havia sofrido algumas alterações quando as primeiras unidades com ano modelo 2023 começaram a chegar nas lojas. Na época, aversão Audace com o motor 1.0 turbo T200 perdeu o pacote de conectividade como opcional, que se tornou apenas o opcional de tela de 10,1" no lugar da de 8,4". Nesta configuração, os bancos de couro também são opcionais.
A versão Impetus, a mais cara com o T200, perdeu também o pacote de conectividade e, como já tem a tela de 10,1", não tem isso como opcional. Manteve os bancos em couro claro e as rodas de 18" em design diferente do de série na lista de opções em cliente. Já a Limited Edition by Abarth, única com o motor 1.3 turbo T270, manteve sua lista de equipamentos e opcionais sem alterações.
Já em abril, o Fiat Fastback tinha passado por um aumento de preços. A versão Audace T200 CVT passou de R$ 133.990 para R$ 134.990, ficando R$ 1.000 mais cara após 0,75% de reajuste. O aumento para a versão Impetus T200 CVT foi de R$ 1.500 (1,03%), passando de R$ 145.490 para R$ 146.990 e tendo o maior aumento proporcional da linha. A configuração topo de gama Limited Edition by Abarth T270 AT6 subiu de R$ 158.490 para R$ 159.990 após reajuste também de R$ 1.500, mas representado 0,95% de reajuste.
Fonte: Auto+
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat lança Pulse e Fastback em versões eletrificadas; veja os preços
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
Fiat Pulse e Fastback híbridos terão duas versões; veja quais
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Nova geração Fiat Fastback será baseada no Panda europeu; veja projeção
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil