Agrishow: Mercedes-Benz apresenta protótipo de novo caminhão autonomo
Versão atual está na colheita de cana-de-açucar e serão 1.000 unidades operantes até o fim de 2023
O agronegócio está cada vez mais de olho em novas tecnologias, principalmente para a redução do custo de operação, redução do impacto ambiental e melhor desempenho no trabalho. E a tecnologia de condução autônoma é uma das grandes aliadas dos grandes produtores. A Mercedes-Benz está trabalhando nisso no Brasil.
Em parceria com a Grunner, uma empresa brasileira de tecnologia agrícola, a Mercedes-Benz já vende o Axor 3131 com o sistema, um caminhão que pode operar 24 horas junto com as colheitadeiras. Segundo as empresas, isso gera uma economia de 40% em combustível, 40% em lubrificantes, 30% em custos de reparo e um aumento de 50% na velocidade. Um operador fica dentro do caminhão apenas por exigência da lei e cerca de 1000 unidades estarão operando até o fim deste ano.
A Grunner e a Mercedes-Benz estão dando um segundo passo nesse projeto. Ainda em protótipo, está exposto na Agrishow o Arocs 10x4 com mais tecnologia que o Axor 3131. Ele usa uma nova tecnologia de máquinas inteligentes, além de uma capacidade de carga de 30 toneladas. Ao mesmo tempo, pode ser utilizado em mais áreas, como aplicação de calcário com um abafador para melhorar a eficiência dessa distribuição em qualquer condição de tempo. As bitolas são alargadas para não danificar a área de plantio.
Ao mesmo tempo, a Mercedes-Benz e a Grunner trabalham em nível de automação 2, enquanto o atual é 3, um sistema ainda mais inteligente e avançado, sempre com foco no agronegócio e conversando com as máquinas agrícolas em geral, que muitas já operam em níveis elevados de automação.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW abastecerá carros na fábrica com óleo vegetal por razão óbvia
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
GM: abandonar o Apple CarPlay foi a melhor decisão
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Câmara discute regras para carros autônomos, hoje proibidos no Brasil