O mês de março foi o 8º consecutivo com crescimento nas vendas de veículos novos na Europa. De acordo com a ACEA, entidade que representa os fabricantes no Velho Continente, no mês passado foram comercializadas nos 26 países da União Europeia, além do Reino Unido, Noruega, Islândia e Suíça, 1.422.147 unidades, 26,1% a mais do que no mesmo período do ano passado.
O bom resultado teve relação direta com o desempenho dos cinco maiores mercados (Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Espanha), todos eles com avanços de no mínimo 16%. De acordo com a consultoria JATO, os modelos 100% elétricos representaram 5% do total. No 1º trimestre, o acumulado de 3.235.951 unidades foi quase 18% superior ao de 2022.
Na disputa entre as montadoras, todas as vinte primeiras colocadas avançaram no período. Líder, a Volkswagen (137.461) assegurou quase 48 mil unidades de vantagem em relação à Toyota (89.678) – vale destacar, esta foi a 14ª vez nos últimos 15 meses com a japonesa ocupando a posição. Com 81.675 unidades, a Audi completou o pódio e assumiu a ponta entre as marcas premium no acumulado.
POS. |
MARCA |
MAR.23 |
% MERCADO 2023 |
MAR.22 |
% MERCADO 2022 |
% VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
VOLKSWAGEN |
137.461 |
9,7% |
104.334 |
9,3% |
31,8% |
2º |
TOYOTA |
89.678 |
6,3% |
70.575 |
6,3% |
27,1% |
3º |
AUDI |
81.675 |
5,7% |
65.094 |
5,8% |
25,5% |
4º |
PEUGEOT |
79.371 |
5,6% |
60.523 |
5,4% |
31,1% |
5º |
MERCEDES-BENZ |
76.955 |
5,4% |
65.496 |
5,8% |
17,5% |
6º |
BMW |
74.311 |
5,2% |
64.324 |
5,7% |
15,5% |
7º |
SKODA |
66.529 |
4,7% |
44.345 |
3,9% |
50,0% |
8º |
RENAULT |
65.927 |
4,6% |
54.192 |
4,8% |
21,7% |
9º |
KIA |
63.053 |
4,4% |
58.994 |
5,2% |
6,9% |
10º |
FORD |
61.545 |
4,3% |
56.795 |
5,0% |
8,4% |
11º |
TESLA |
60.866 |
4,3% |
42.654 |
3,8% |
42,7% |
12º |
HYUNDAI |
56.341 |
4,0% |
49.433 |
4,4% |
14,0% |
13º |
DACIA |
54.199 |
3,8% |
40.304 |
3,6% |
34,5% |
14º |
OPEL/VAUXHALL |
53.887 |
3,8% |
44.796 |
4,0% |
20,3% |
15º |
CITROËN |
47.024 |
3,3% |
39.174 |
3,5% |
20,0% |
16º |
NISSAN |
43.145 |
3,0% |
27.596 |
2,4% |
56,3% |
17º |
FIAT |
40.952 |
2,9% |
38.138 |
3,4% |
7,4% |
18º |
VOLVO |
29.134 |
2,0% |
26.945 |
2,4% |
8,1% |
19º |
SEAT |
28.650 |
2,0% |
21.643 |
1,9% |
32,4% |
20º |
MAZDA |
23.618 |
1,7% |
16.757 |
1,5% |
40,9% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
1.422.147 |
... |
1.127.709 |
... |
26,1% |
|
ACUMULADO |
3.235.951 |
... |
2.754.927 |
... |
17,5% |
Observações:
- Números de marcas incluem vendas dos 26 países da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Polônia, Portugal, República Checa, Romênia, Espanha e Suécia) + Islândia, Noruega, Suíça e Reino Unido.
Repetindo a posição de honra de fevereiro e impulsionado pela liderança em pelo menos dez mercados de acordo com o Best Selling Cars Blog, o Tesla Model Y (46.061) comandou o ranking de modelos com quase 21 mil unidades a mais do que o Opel / Vauxhall Corsa (25.197). Esta foi a 5ª liderança do elétrico nos últimos sete meses, suficiente para colocá-lo à frente no acumulado.
O pódio foi completado pelo Peugeot 208 (23.876). Em seu 3º top 10 seguido, o Toyota Yaris Cross (22.616) conquistou um inédito 4º lugar. Graças ao forte desempenho no Reino Unido, o Nissan Qashqai (21.728) assegurou um 5º lugar. Pódio nos nove meses anteriores, o Dacia Sandero (20.945) desta vez foi apenas o 7º.
Campeão de vendas no continente até 2021, o Volkswagen Golf (18.042) foi o 13º colocado. Preferido por 15.087 consumidores, o Ford Puma foi o único do top 20 a vender menos do que há um ano. Nº 1 no ranking no mesmo período de 2022, o Tesla Model 3 (13.527) perdeu quatro em cada dez compradores e despencou para a 24ª colocação.
POS. |
MODELO |
MAR.23 |
% MERCADO 2023 |
MAR.22 |
% MERCADO 2022 |
% VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
TESLA MODEL Y |
46.061 |
3,2% |
18.968 |
1,7% |
142,8% |
2º |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
25.197 |
1,8% |
15.824 |
1,4% |
59,2% |
3º |
PEUGEOT 208 |
23.876 |
1,7% |
21.026 |
1,9% |
13,6% |
4º |
TOYOTA YARIS CROSS |
22.616 |
1,6% |
11.376 |
1,0% |
98,8% |
5º |
NISSAN QASHQAI |
21.728 |
1,5% |
13.089 |
1,2% |
66,0% |
6º |
VW T-ROC |
21.480 |
1,5% |
13.396 |
1,2% |
60,3% |
7º |
DACIA SANDERO |
20.945 |
1,5% |
16.778 |
1,5% |
24,8% |
8º |
FIAT 500 |
19.011 |
1,3% |
14.763 |
1,3% |
28,8% |
9º |
HYUNDAI TUCSON |
18.523 |
1,3% |
15.806 |
1,4% |
17,2% |
10º |
PEUGEOT 2008 |
18.448 |
1,3% |
12.387 |
1,1% |
48,9% |
11º |
CITROËN C3 |
18.326 |
1,3% |
16.697 |
1,5% |
9,8% |
12º |
RENAULT CLIO |
18.052 |
1,3% |
13.441 |
1,2% |
34,3% |
13º |
VW GOLF |
18.042 |
1,3% |
16.784 |
1,5% |
7,5% |
14º |
KIA SPORTAGE |
17.687 |
1,2% |
13.388 |
1,2% |
32,1% |
15º |
DACIA DUSTER |
17.565 |
1,2% |
13.286 |
1,2% |
32,2% |
16º |
VW TIGUAN / ALLSPACE |
17.409 |
1,2% |
14.527 |
1,3% |
19,8% |
17º |
SKODA OCTAVIA |
16.268 |
1,1% |
4.462 |
0,4% |
264,6% |
18º |
MINI |
15.457 |
1,1% |
11.500 |
1,0% |
34,4% |
19º |
TOYOTA C-HR |
15.186 |
1,1% |
12.984 |
1,2% |
17,0% |
20º |
FORD PUMA |
15.087 |
1,1% |
15.937 |
1,4% |
-5,3% |
21º |
RENAULT CAPTUR |
13.800 |
1,0% |
13.673 |
1,2% |
0,9% |
22º |
FORD KUGA |
13.725 |
1,0% |
12.957 |
1,1% |
5,9% |
23º |
TOYOTA YARIS |
13.665 |
1,0% |
15.910 |
1,4% |
-14,1% |
24º |
TESLA MODEL 3 |
13.527 |
1,0% |
23.013 |
2,0% |
-41,2% |
25º |
PEUGEOT 3008 |
13.523 |
1,0% |
12.472 |
1,1% |
8,4% |
26º |
FORD FOCUS |
13.061 |
0,9% |
7.422 |
0,7% |
76,0% |
27º |
VW POLO |
12.969 |
0,9% |
9.072 |
0,8% |
43,0% |
28º |
AUDI A3 |
12.921 |
0,9% |
11.554 |
1,0% |
11,8% |
29º |
VOLVO XC40 |
12.582 |
0,9% |
10.750 |
1,0% |
17,0% |
30º |
TOYOTA COROLLA |
12.258 |
0,9% |
13.661 |
1,2% |
-10,3% |
31º |
FIAT PANDA |
12.174 |
0,9% |
12.155 |
1,1% |
0,2% |
32º |
NISSAN JUKE |
12.161 |
0,9% |
6.424 |
0,6% |
89,3% |
33º |
VW T-CROSS |
11.961 |
0,8% |
9.576 |
0,8% |
24,9% |
34º |
CUPRA FORMENTOR |
11.511 |
0,8% |
10.020 |
0,9% |
14,9% |
35º |
OPEL/VAUXHALL MOKKA |
11.018 |
0,8% |
11.119 |
1,0% |
-0,9% |
36º |
PEUGEOT 308 |
10.885 |
0,8% |
6.539 |
0,6% |
66,5% |
37º |
FORD FIESTA |
10.513 |
0,7% |
8.506 |
0,8% |
23,6% |
38º |
MERCEDES CLASSE A |
10.447 |
0,7% |
10.099 |
0,9% |
3,4% |
39º |
SEAT ARONA |
10.284 |
0,7% |
6.804 |
0,6% |
51,1% |
40º |
BMW SÉRIE 1 |
9.782 |
0,7% |
4.880 |
0,4% |
100,5% |
41º |
SKODA KAMIQ |
9.625 |
0,7% |
6.274 |
0,6% |
53,4% |
42º |
HYUNDAI KONA |
9.520 |
0,7% |
9.955 |
0,9% |
-4,4% |
43º |
RENAULT MEGANE |
9.389 |
0,7% |
3.121 |
0,3% |
200,8% |
44º |
BMW X1 |
9.115 |
0,6% |
7.880 |
0,7% |
15,7% |
45º |
BMW SÉRIE 3 |
9.067 |
0,6% |
9.002 |
0,8% |
0,7% |
46º |
SKODA KAROQ |
9.051 |
0,6% |
6.600 |
0,6% |
37,1% |
47º |
VW TAIGO |
9.000 |
0,6% |
5.517 |
0,5% |
63,1% |
48º |
AUDI A1 |
8.961 |
0,6% |
4.963 |
0,4% |
80,6% |
49º |
VW ID.3 |
8.590 |
0,6% |
3.448 |
0,3% |
149,1% |
50º |
SKODA KODIAQ |
8.488 |
0,6% |
6.694 |
0,6% |
26,8% |
Fontes: JATO / ACEA / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Vendas na China: BYD emplacou mais que VW e Toyota somadas
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
México: novo Toyota Yaris Sedan é destaque em setembro