Novo Citroën C3 Aircross 2024 é revelado com versão de 7 lugares
SUV será produzido em Porto Real (RJ), chegando às concesisonárias no final do ano
Um ano após apresentar a nova geração do C3, a Citroën agora prepara o seu segundo modelo da nova estratégia C-Cubed. Trata-se do Citroën C3 Aircross 2024, um SUV compacto que terá um diferencial em relação aos rivais, contando com uma variante de 7 lugares. Foi apresentado quase que simultaneamente na Índia e no Brasil, os dois países responsáveis por seu desenvolvimento. Com produção confirmada para este ano em Porto Real (RJ), será lançado no 2º semestre e teve as primeiras fotos e informações reveladas.
Ao invés de apostar em uma identidade de design igual para os dois carros, o Citroën C3 Aircross 2024 acabou adotando um visual diferente do C3 hatchback, embora ainda seja bem reconhecível. A principal mudança está na grade dupla, antes dividida por uma barra preta, o que passava a impressão de ser uma peça única. No caso do SUV, ela é pintada na cor do veículo, deixando clara esta divisão. As entradas de ar estão mais largas e, na parte inferior, elas ainda trazem as luzes de neblina nas bordas. A grade superior, além de maior, utiliza uma borda plástica perto dos faróis, ao invés de utilizar o metal da carroceria. Isto passa a sensação de continuidade até chegar aos faróis.
O conjunto ótico é o mesmo visto no hatch, com uma linha em LED para iluminação diurna na parte superior, formando uma linha com a barra cromada que vem desde o logo da empresa no centro. Logo abaixo estão os faróis principais, com o mesmo formato. Por fim, a carroceria é mais proeminente na região das caixas de roda, o que faz com que o C3 Aircross pareça bem musculoso e robusto. Outra informação vinda da Índia é que terá rodas de 17 polegadas nas versões mais caras.
A traseira também trouxe um design diferente, começando pelas lanternas em forma de “C”, interligadas por uma barra preta na altura do logo da Citroën. A posição da placa foi alterada para ficar completamente no para-choque, permitindo que a tampa do porta-malas ficasse maior e com uma parte inferior totalmente reta.
Na parte da frente, o interior é praticamente o mesmo do C3 hatch, usando o mesmo estilo e acabamento. Até a central multimídia de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio foi mantida. Uma novidade para as versões mais caras é o paine lde instrumentos com uma tela TFT de 7 polegadas.
O que muda é a partir da segunda fileira, começando pela saída do ar-condicionado no teto, inclusive com um controle da intensidade. Os bancos corrediços tem uma divisão 60:40, facilitando o acesso à terceira fileira, onde estão mais dois lugares. Como acontece com a maioria dos carros de 7 lugares, os bancos extras são mais apertados e com um assoalho alto, mais recomendado para crianças. Se for levar adultos, que seja um trajeto bem curto por causa do desconforto.
A Citroën diz que o C3 Aircross 2024 será vendido nas versões de 5 e 7 lugares, com a primeira contando com 482 litros de capacidade para o porta-malas e “um dos melhores espaços internos” para quem usar os bancos traseiros. A variante de 7 lugares terá espaço para até 511 litros, rebatendo a terceira fileira.
Como ainda falta um tempo para o lançamento comercial, a fabricante francesa não deu muitos detalhes sobre o Citroën C3 Aircross 2024. Sabemos que mede 4,32 metros de comprimento, o que são 34 centímetros a mais em comparação ao C3 e seus 3,98 m, e com 1,80 m de largura. O entre-eixos é de de 2,67 m, 13 cm maior do que os 2,54 m do hatchback, o que é um aumento importante para que pudesse ter espaço interno o suficiente para receber a terceira fileira de bancos. Outro dado revelado pela marca é que tem um vão livre de 200 milímetros, para lidar com todos os tipos de terreno.
É inevitável comparar o C3 Aircross com a Chevrolet Spin, minivan que é a opção mais acessível do país com 7 lugares. O carro da GM mede 4,36 m de comprimento e 2,62 m de entre-eixos, sendo 4 cm maior do que o modelo da Citroën, porém com um entre-eixos 5 cm menor.
Os motores ainda não foram revelados, mas a Citroën adianta que o modelo nacional terá duas opções. Na Índia, alguns sites apuraram que terá um 1.2 turbo de 110 cv, usado também pelo C3 hatchback no país. No caso do Brasil, as principais apostas é que tenha o 1.6 aspirado de 120 cv, disponível com câmbio manual de 5 marchas ou automático de 6 posições, equipando as versões de entrada. Nas configurações mais caras, deve receber o 1.0 turbo da Fiat, de 130 cv e trabalhando com uma transmissão CVT.
Oficialmente, a Citroën diz que o C3 Aircross 2024 começará a ser vendido na Índia e na América do Sul ainda em 2023, confirmando somente que chegará no final do ano. Considerando os preços do C3 e do C4 Cactus, o SUV pode partir de R$ 100 mil, chegando a R$ 130 mil nas versões mais caras.
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