O Classe S pode ser o ápice da Mercedes-Benz, mas é o seu irmão menor que acaba trazendo tecnologias inéditas para para a marca. Foi assim em 2016 e será assim de novo com o Mercedes-Benz Classe E 2024, sexta geração do sedã que foi apresentado com um design inspirado nos elétricos da linha EQ e um monte de sistemas – alguns até questionaveis, como câmera de selfie e integração com o TikTok.
Na contramão da tendência da indústria, o Mercedes-Benz Classe E 2024 ficou um pouco menor que o seu antecessor em comprimento, agora medindo 4,92 metros (2 cm a menos), enquanto a largura aumentou para 1,91 m (+ 6 cm) e a altura agora é de 1,47 m (- 1 cm). Apesar de ser mais curto, o entre-eixos está 22 mm maior, alcançando os 2,93 m. É bem pouco para um carro que já era espaçoso e vai ser difícil notar a diferença do lado de dentro.
A fabricante alemã não costuma fazer grandes mudanças no design de seus carros mais tradicionais e isto foi repetido com o Classe E. Está mais moderno, graças ao novo desenho dos faróis de LED. Dependendo da versão, pode ter uma grade bem conservadora (e larga), com três barras horizontais; ou com uma entrada de ar inspiradas nos modelos elétricos da linha EQ, com o logo da empresa no centro e uma iluminação interna. A lateral tem uma linha de cintura alta e bem forte, com maçanetas retráteis, enquanto as rodas podem ser de 8 polegadas até 21 polegadas. Na traseira, as lanternas em LED contém um desenho que imita a estrela de três pontas da Mercedes-Benz.
O destaque do Classe E é o seu interior, adotando o chamado MBUX Superscreen, a terceira geração do sistema multimídia da empresa. Ainda utiliza um painel de instrumentos digital que parece um tablet grudado atrás do volante, mas a segunda tela está integrada ao painel, ao invés do estilo flutuante ao lado do cluster de instrumentos. É próximo do que o EQE utiliza, porém em proporções menores. O pacote MBUX Premium Plus adiciona uma terceira tela em frente o passageiro dianteiro, ligada à sensores, fazendo com que só funcione se tiver alguém sentado. E foi desenvolvida para que o motorista não possa olhar para esse display, permitindo que o passageiro assista TV ou algum streaming sem distrair o condutor.
Em uma tentativa de atrair um público mais jovem, a Mercedes-Benz apostou em algumas ideias diferentes. A cabine tem cinco câmeras, uma dedicada para monitorar se o motorista está prestando atenção no trânsito. Outras duas ajudam nos sistemas de condução e controle da multimídia por gestos. A quarta câmera é para gravação do trânsito, algo muito usado em outros países. E a quinta câmera é para selfies. A fabricante destaca que não é somente para tirar fotos, como também pode ser usada para reuniões online pelo Zoom ou outros aplicativos. As selfies e vídeos ainda podem ser postados no TikTok diretamente pela multimídia do carro.
Uma das primeiras a apostar bastante nos comandos por voz, a fabricante alemã diz que o Classe E 2024 evoluiu bastante e utiliza um sistema de inteligência artificial avançado, capaz de perceber se há somente uma pessoa no carro e, assim, eliminando a necessidade de falar “Hey Mercedes” para ativar o sistema. Ainda é possível definir algumas rotinas e o carro pode aprender com o tempo, criando suas próprias rotinas de acordo com o que o motorista faz com frequência.
É claro que a parte mecânica traz muitas novidades. Será vendido com o motor 2.0 turbo de quatro cilindros como a opção mais acessível, com um sistema híbrido-leve de 48V. Dependendo da versão e do mercado, pode ter 204 cv ou 255 cv. Nos Estados Unidos, ainda terá uma variante com o 3.0 de seis cilindros de 375 cv. Na Europa, ainda contará com configurações híbridas plug-in, sempre com um 2.0 de quatro cilindros, mas que pode ter 204 cv ou 252 cv. A bateria será de 25,4 kWh, com mais de 100 km de autonomia pelo ciclo de testes WLTP.
Contará com suspensão a ar com amortecedores adaptativos, utilizando sensores em cada um para detectar as irregularidades do piso e fazendo ajustes de acordo. Também faz com que o carro fique 2 centímetros mais baixo em velocidades acima de 120 km/h, melhorando a aerodinâmica e baixando o centro de gravidade. O novo sistema de esterçamento das rodas traseiras permite que movem até 4,5 graus em baixa velocidade, ajudando nas manobras de estacionamento. Em alta velocidade, o ângulo de esterçamento é de 2,5 degraus.
Por enquanto, o Mercedes-Benz 2024 está sendo apenas apresentado, sem uma data definida para o início das vendas, nem memso na Europa. A produção será inicada ainda em 2023, na fábrica em Sindelfingen (Alemanha) e Pequim (China). Os preços devem ser revelados perto do lançamento, previsto para o 2º semestre. Com isso, a estreia no Brasil deve acontecer somente em 2024.
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