A Nissan toma o centro das atenções no Salão de Xangai com três conceitos e uma nova versão do X-Trail. A estreia no salão chinês é o SUV Arizon e o Max Out spider, este último já antecipado por um teaser nas últimas semanas e também em forma de conceito virtual em 2021.
Ambos dão uma ideia da direção futura da marca - pelo menos em termos de estilo - enquanto o X-Trail e-POWER adota o mesmo trem de força elétrico com extensor de alcance a gasolina que o Qashqai. E depois há um Pathfinder projetado apenas para o mercado chinês.
O Arizon é um SUV elétrico baseado na plataforma CMF-EV e foi construído - diz a Nissan - tomando como referência as "necessidades dos clientes chineses". Isto significa que o modelo pode realmente entrar em produção em série e ser oferecido - pelo menos inicialmente - no mercado chinês.
Nissan Arizon Concept
As informações técnicas sobre o conceito são escassas, até porque seu visual é verdadeiramente futurista. O protótipo tem linhas afiadas e combinadas com uma cabine muito espaçosa, o que é possível devido à ausência das colunas.
Há muita tecnologia a bordo, com o assistente virtual Eporo 'conversando' com os passageiros e fornecendo informações tanto sobre o estado do carro quanto sobre o tempo e outros dados de mobilidade. Há também um sistema sofisticado que gerencia as luzes ambiente, que podem mudar de cor e intensidade para transmitir relaxamento, conforto ou excitação.
O Max-Out futurista parece algo saído de um gibi ciberpunk. Além das linhas aerodinâmicas, quase como as de um videogame, o que também é impressionante é o cockpit, que é dominado por uma tela muito grande que ocupa todo o painel de instrumentos.
Nissan Max-Out concept
A Nissan enfatiza que o protótipo representa o projeto Nissan Ambition 2030 anunciado em 2021, que visa criar uma mobilidade cada vez mais inclusiva e empolgante. No momento, porém, não há pistas sobre uma possível versão de produção do Max-Out.
É uma história diferente para o X-Trail e-POWER, que - como mencionado - está equipado com dois motores elétricos e um motor a gasolina para uma potência total de 216 cv. O motor à combustão gera energia exclusivamente para os motores elétricos, que têm como missão tracionar diretamente as rodas. É o mesmo conjunto e-POWER que testamos aqui no Brasil com o Nissan Note, em Interlagos, e que deve chegar por aqui justamente no X-Trail.
Apresentado pela primeira vez em 1985, o Nissan Pathfinder é agora reinterpretado como um conceito projetado especialmente para o mercado chinês. Isso significa que tem pontos positivos e alguns outros mais curiosos.
O exterior foi completamente redesenhado e no interior há três filas de assentos para proporcionar amplo espaço. Um dos pontos mais apreciados pelos chineses é justamente este: espaço. As informações de viagem vêm através de uma tela ultra larga e de um head-up display.
Como dissemos, a Nissan foi muito contida nas informações a respeito dos novos conceitos. Pela nossa experiência em salões chineses, é extremamente difícil obter informações mais detalhadas pela barreira da língua, sendo que o foco por lá é justamente atender o mercado local.
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