O nova geração do Honda Civic Type R quer provar que é um dos melhores esportivos do mundo e nada melhor do que ser o recordista de Nürburgring Nordschleife, um dos circuitos mais desafiadores do mundo. O hot hatch completou a volta de 20,82 km em 7 minutos e 44,881 segundos. É o mesmo tempo de volta da geração anterior, mas algumas coisas mudaram desde então.
Em 2019, os funcionários da pista instituíram novas regras, ampliando uma volta completa de Nordschleife de 20,6 km para os 20,82 km atuais. A geração anterior do Civic Type R completou a volta sob as antigas regras, enquanto a variante 2023 o fez sob as novas regras. Por isso que os dois tem o mesmo tempo de volta de 7 minutos e 44,8 segundos, mas a Honda afirma que a nova geração é mais rápida, por ter percorrido uma distância maior no mesmo tempo.
"Seis anos após o recorde de volta estabelecido pela geração anterior do Civic Type R, atingimos esta nova dimensão como resultado de todas as emoções que colocamos e todos os avanços que fizemos para este Type R", disse Hideki Kakinuma, o líder de desenvolvimento do modelo.
O novo Type R percorreu Nürburgring usando pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 Connect, que a fabricante diz estarem disponíveis nas concessionárias. O Civic Type R vem de série com Michelin Pilot Sport 4 S.
Embora a Honda tenha buscado um design totalmente novo para o Type R, a parte mecânica passou por menos mudanças em relação ao modelo anterior. O motor 2.0 turbo de quatro cilindros gera até 330 cv (320 cv na Europa e Japão), o que são 20 cv a mais do que a geração passada. Um câmbio de manual de 6 marchas faz o trabalho de transferir essa força para as rodas e a marca não tem planos de oferecer uma versão automática.
O novo Type R também detém o recorde de volta mais rápida no desafiante circuito de Suzuka no Japão, rodando a pista em 2 minutos e 23.120 segundos. Ele superou seu antecessor, que precisou de 2 minutos e 23,993 segundos para completar o percurso de 5,8 km.
O Honda Civic Type R começou a ser vendido em diversos mercados, mas ainda aguardamos pela estreia no Brasil. O hot hatch será vendido por aqui pela primeira vez de forma oficial e seu lançamento acontecerá ainda em 2023 - inclusive está sendo exibido camuflado em uma concessionária em São Paulo. Curiosamente, virá ao mesmo tempo que o seu rival direto, o Toyota GR Corolla, agora gerando uma disputa entre os dois japoneses no segmento de hatches esportivos.
Fonte: Honda
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda Civic Type R fica mais caro e se aproxima de R$ 280 mil nos EUA
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Pulse Abarth, Jetta GLI e Civic Type R: os primeiros estágios dos esportivos
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Honda Civic Type R vs. Toyota GR Corolla: qual vendeu mais em 2023?
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Teste: Honda Civic Type R encontra Civic Si para a passagem do bastão